Vamos fazer um primeiro balanço dos consumos deste 1.6 cheio de sono...
Nos primeiros 300 km, rodei com gasolina simples 95 da BP e os consumos eram absurdos.. Mais de 11 litros aos 100.
Ponderei varios factores: motor em rodagem com segmentos e capas de biela novas o que deixa o motor "preso" nesta fase; jante 17 com pneu 235 de largura; pneus de inverno; injectores, deposito e circuitos sujos pois o carro esteve parado mais de um ano, e sabe-se la que gasolina levou antes de vir para as minhas mãos.
Então o que fiz:
Tirei a regua de injecao e com o auxilio de uma garrafa, coloquei os injectores a borrifarem gasolina para a garrafa e observei que a vaporizacao da gasolina nao era muito uniforme. Pensei em tirar injectores fora e limpa-los ou na pior das hipoteses, comprar novos.
Mas antes de me precipitar, atestei como disse paginas antes, com gasolina 98 ultimate, 62 litros, que la tivesse 3 litros no deposito, vamos dizer no total 65 litros.
Desde ai fiz mais 350 km. O circuito de sempre, 1 terço cidade, 2 terços de estrada, sem passar dos 100, tudo igual.
O deposito esta ainda a mais meio. Chegarei amanha ao fim do dia com 400 kms feitos e por certo nao ficarei abaixo de meio.
Nao tenho a manete do cb ainda instalada, pelo que nao tenho consumos instantaneos, tenho autonomia restante (indica 490km) mas ja se sabe que isso é relativo.
Por isso vamos aqui fazer uma estimativa, e acompanhem-me para ver se nao tou aqui a dizer asneiras:
Ora vamos supor, como tudo indica que farei pelo menos 400kms com meio deposito.
Nao tenho manual do carro mas na net indica que o deposito é de 70 litros.. Ora isso nao devera ser correcto pois ha que contar com o volume das bombas e das boias eu diria que serao 65 litros. Isto porque eu atestei com 62 litros e o carro ja estava mesmo com a reserva no fim (0 kms de autonomia mesmo ate o sentir falhar), por isso vamos arredondar isto para 65 litros, embora ate possa ser menos.
Vamos entao calcular com os valores possiveis ate ao momento e partindo de uma estimativa razoavel:
400 kms para 32,5 litros (metade do deposito, 65 litros)
uma regra de 3 simples dá-me o resultado de: 8,1 litros aos 100kms.
Ora, ainda nao é um valor espectacular, mas... É um valor bem mais aceitável! Tendo em conta que a rodagem ainda nao chegou ao fim, tendo em conta os pneus, acho que é um valor bom e com tendencia a baixar mais espero eu.
Vou continuar a usar gasolina aditivada, nao usarei produtos de limpeza na gasolina nem irei limpar os injectores pra já. Deixarei pra já que a propria gasolina, sendo de qualidade, limpe o mais possivel. E deixar a rodagem chegar ao fim (1000, 1500 kms pelo menos). Tudo isso mais uns bons pneus de Verão, acredito que passe pra baixo dos 8 litros.
7,5 litros seria excelente...
E nao me tirava o sono nem me daria sonhos com kits GPL....
Sei que os valores sao ainda imprecisos, os calculos sao um pouco em cima do joelho, mas pelo menos ha uma evolucao no bom sentido!