Este fim de semana isto parece parece a Páscoa com a ressurreição dos posts!
Quando tiver um tempo a sério posso partilhar a epopeia mas com tanta pesquisa e tempo escasso...
Ora... A regeneraçao do fap, quando é feita automaticamente acende também o ícone no painel como o da regeneração forçada? Ou só sabemos fazendo como dizem acima?
E aqui é que vejo "ene" teorias em todo o lado, qual é afinal a correcta ou a mais correcta?
1) 4@ a 2500/3000 rpm (foi a que fiz quase 40km e a 100/110km/h)
2) 4@ a 2000 rpm e velocidade constante (como a Audi indica, supostamente está sim deveria ser a correcta [não li o manual feito preguičoso])
Pode ser feita noutras mudanças?
3) 3@ a 3000/3500 rpm 90/110 km/h (ou dar lhe calor à seria o quanto for possível?)
E é mesmo verdade que tem-se que ter no mínimo 1/4 do depósito senão a regeneračao não é atctivada?
Olá!
A luz no painel de instrumentos acende com o propósito de alertar o condutor de que não foi possível regenerar o filtro de forma normal, isto é, sem o condutor ter de realizar um percurso regenerativo seguindo o procedimento indicado no manual do condutor. É importante ter em conta que assim que a luz acende há que fazer o percurso de regeneração descrito no manual do condutor o mais rápido possível para que o filtro não chegue a um ponto de saturação onde terá que ser removido e posteriormente limpo.
Tal como já foi referido em post's anteriores, rotação excessiva e mudanças baixas só serva para “estragar” o motor. Conduzir durante 20 ou 30 minutos a uma velocidade constante de 100/110 km/h numa faixa de rotação entre as 2.000 e as 2.500 rpm’s é o ideal para o filtro regenerar quando está entupido. Esta informação deve ser tida em conta quando não existe nada descrito no manual do condutor sobre o procedimento de regeneração.
Na mesma linha, e tal como já foi referido em post's anteriores, para a regeneração acontecer há que cumprir os seguintes requesitos:
- O motor atingir e manter a temperatura de 90ºC;
- Possuir, por norma, mais de 1/4 de depósito de combustível;
- A luz do motor ou outra sem ser a do filtro de partículas, não estar acesa.
-As velas de incandescência estarem a funcionar (aqui existe alguma discordância porque há quem diga que tem importância e há quem diga que não tem. Na minha opinião não impedem a regeneração ainda que façam falta para o motor aquecer mais rápido).
No entanto, há que perceber o porquê de o filtro estar a entupir sendo a origem do problema percursos citadinos e curtos ou uma anomalia em algum dos seguintes componentes:
-Sensores de temperatura, pressão e lamda/Nox do filtro de partículas;
-Sistema de injeção (injetores com um débito incorreto);
-Turbo compressor com demasiada passagem de óleo;
-Sensores Map, Maf, entre outros, a apresentarem leituras incorretas;
-Sistema de recirculação de gases de escape (Egr e derivados) com anamalias;
-Fugas no sistema de admissão e/ou vácuo.
Por norma, os injetores são a causa do filtro entupir com muita facilidade mas as outras opções são igualmente comuns!