Isso não faz sentido. Quando estão reunidas as condições ideais, o carro tem que regenerar por completo. O que pode acontecer em certas marcas é a regeneração não se iniciar devido às velas estarem queimadas mas desconheço casos do género portanto não posso abordar o assunto com certezas.
O que a BMW tem é uma coisa chamada regeneração passiva que acontece entre as regenerações ativas (ditas normais) na qual que os gases de escape são elevados apenas a temperaturas que rondam os 350ºC de forma a realizar oxidações lentas com o propósito de reduzir a saturação do filtro, ou melhor dizendo, fazer com que as regenerações ativas possam ocorrer num intervalo de kms um pouco maior do que o habitual.
No caso do E87, as velas estavam boas. O módulo é que estava queimado - avaria muito comum nos BMW com o motor N47 mas isso acho que tu já deves saber. Escusado será dizer que com o módulo queimado as velas não são ativadas e é indicado na máquina de diagnóstico erros relativos às 4 mesmo estando em bom estado.
Uma vez que tenho acesso aos boletins de reparação oficiais da BMW, fui dar uma "vista de olhos" no que toca à utilização das velas durante a regeneração do FAP e, tal como eu pensava, não existe referência à sua utilização. Não digo que não sejam usadas em outras marcas mas aparentemente na BMW não o são. No entanto, vou tentar testar no meu F20 para ver se realmente ligam ou não. Continuo a querer que se as velas fossem imprescindíveis, a luz de motor ligava quando alguma está queimada. Anexo no parágrafo seguinte os parâmetros necessários para que a regeneração inicie de acordo com o boletim oficial BMW:
The following conditions must be fulfilled for a regeneration:
- The coolant temperature must be in excess of 75 °C
- The exhaust-gas temperature before the diesel particle filter must be greater than 240 °C.
- There must be enough fuel (fuel reserve indicator light does not light up). Whenever the fuel reserve indicator light lights up, the regeneration process is suspended.
- No fault codes from the air mass system, exhaust emission system and sensors must be saved in the DDE
- The fault codes 480A or 245700 (from F01) and 481A or 245800 (from F01) must display the status "currently not present".
- Constant driving speed above about 60 km/h (approx. 38 mph). The optimum speed is about 100 km/h (approx. 60 mph).
Com a leitura descobri algo que não sabia ser necessário: registar/apagar as adaptações das velas no caso da maior parte dos motores diesel mais modernos (geração N em diante). É engraçado como algo tão simples como a troca de uma vela passou a depender de uma máquina de diagnóstico.
Discordo completamente. O sistema de regeneração da BMW ou usa o mesmo ou até menos combustível do que o grupo vag. Basta ter em conta que os BMW apenas regeneração a uma velocidade superior a 60 km/h para manter a combustão otimizada sendo o risco de contaminação do óleo muito menor, ao contrário do grupo vag que mesmo ao relatim, tenta regenerar subindo as rotações do motor, algo que não acontece na BMW. Para teres uma ideia, mesmo a regenerar, o start & stop atua nos BMW. Porquê? Porque só regeneram a velocidades superiores a 60 km/h. E no caso do meu F20, já começou a regenerar com a luz da reserva acesa mas deduzo que tenha sido porque a autonomia era superior a 50km, altura em que acende uma "segunda luz" da reserva.
Não é só na BMW que existe esse aviso do filtro de partículas. Acredito que atualmente seja transversal a quase todas as marcas até porque a sua existência tem como propósito indicar que o filtro necessita de uma inspeção mais aprofundada para verificar se está tudo em condições ou não. Na BMW, antigamente, esse aviso ocorria aos 250.000 kms mas com a introdução dos motores EURO 6 penso que subiu para algo em torno dos 350.000 kms, o que é de louvar.
Honestamente, se querer dizer mal, diz mal do sistema dos carros com motor PSA em que esse aviso ocorre a cada 120.000 kms (se não me falha a memória) ou dos Mazda onde a contaminação do óleo com diesel é tão elevada que na vareta existe uma marca adicional para indicar o nível máximo permitido com mistura de ambos os óleos. O grupo Alemão, em especial a Mercedes e a BMW, são dos carros que menos chatices dão ao nível do filtro de partículas e quem o indica são os especialistas na área, não eu que mesmo tendo um bom portfólio de carros com filtros de partículas do grupo alemão aqui em casa, não é uma amostra suficiente para tirar conclusões do género.
Por curiosidade, já trabalhaste em algum carro a gasolina com filtro de partículas? Tenho imensa curiosidade me saber com o sistema funciona!