Filtro Particulas Audi A3 1.6

Olha é o primeiro bmw que conheço que faz isso, mas de dizes que o teu é assim, eu acredito!
Sim, eu sei qual é o teu motor. É igual ao do meu F20
Neste, fiquei parvo quando descobri o erro da fap. Basicamente diz fap em tempo decrescente para substituição 30.000kms.
Ou seja, pelo que vi na net, para a mesma nao ser morta, tenho de verificar se a mesma continua boa, e fazer um reset a fap, e so depois apagar o erro. Daqui por 25.000kms, digo como correu...
 
Neste, fiquei parvo quando descobri o erro da fap. Basicamente diz fap em tempo decrescente para substituição 30.000kms.
Ou seja, pelo que vi na net, para a mesma nao ser morta, tenho de verificar se a mesma continua boa, e fazer um reset a fap, e so depois apagar o erro. Daqui por 25.000kms, digo como correu...

Fazer reset ao FAP é como indicar à centralina que levou um FAP novo.. Mas se ele estiver em mau estado vais perceber em pouco tempo.
 
Fazer reset ao FAP é como indicar à centralina que levou um FAP novo.. Mas se ele estiver em mau estado vais perceber em pouco tempo.
Nao. Esta bom. Aliás, apesar dos 220.000kms, 80% foi sempre de AE. A pressão de retorno é muito baixa sempre. Está na minha opiniao excelente. Está mas é minado via software para obrigar os clientes a trocar a fap. É estúpido, mas a bmw faz assim. Nos que temos de ser espertos e contornar isso.
 
Nao. Esta bom. Aliás, apesar dos 220.000kms, 80% foi sempre de AE. A pressão de retorno é muito baixa sempre. Está na minha opiniao excelente. Está mas é minado via software para obrigar os clientes a trocar a fap. É estúpido, mas a bmw faz assim. Nos que temos de ser espertos e contornar isso.
Regra geral, a marca não o troca. É como indiquei há uns post's atrás, quando chega a essa quilometragem, a marca recomenda que as contrapressões sejam verificadas e se necessário, que seja realizada uma lavagem ao filtro. Para teres uma ideia, o filtro original do meu. F20 durou 50k kms e começou a deixar passar fumo. O segundo também original e recondicionado (a BMW não vende novos) nem 1.000 kms durou e começou a deixar passar fumo. Agora tenho um novo da Walker e o problema ficou resolvido.
 
O do meu A3 foi limpo aos 190mil, quando começa a regenerar , se o carro estiver a andar em circuito urbano nota se algum fumo branco, fora isso nunca tive grandes problemas de regenerações.
Quais são as pressões « ideais » depois de uma regeneração?
Tenho uma vaga de ideia de ir ver isso uma vez e estava com 2mBar salvo erro (Depois da regeneração em estrada)
 
O do meu A3 foi limpo aos 190mil, quando começa a regenerar , se o carro estiver a andar em circuito urbano nota se algum fumo branco, fora isso nunca tive grandes problemas de regenerações.
Quais são as pressões « ideais » depois de uma regeneração?
Tenho uma vaga de ideia de ir ver isso uma vez e estava com 2mBar salvo erro (Depois da regeneração em estrada)

Entre 2 a 4 mbar ao ralenti é óptimo..
 
Desde já, fico contente que afinal náo sou assim tao parvo porque é mesmo como me parece, por tudo o que li, ainda hoje em dia há teorias/métodos para todos os gostos. (valeu a pena ressuscitar).

Amanha a ver se conto a história que já tenho os erros e tudo.

No meu 8PA se for a regeneração forçada, como a vi, aparece o símbolo durante todo o processo no quadrante, por isso perguntei se quanto nós fazemos - ou tentamos - também apareceria (por acaso estive a ver e não saíram fumos por ai alem de todo só mesmo a temperatura quentinha).
Erros desapareceram mas li e li, fui buscar o carro na oficina e depois dei uma volta com ele e tentei fazer novamente a coisa, tipo; duas é melhor que uma de certeza... (eu fiz como me disseram e batia com o que li, 4a, velociadade constante, 2500/3000 rpm e andei uns bons kms - sinceramente não notei nada). Mas lá está... depois de ter parado lá acendeu a porcaria da luz do motor novamente (o erro é sempre o da FAP).

Acho é estranho, já que passou tanto tempo, ainda serem coisas tipo mito ou com tantas teorias de como fazer e como acontece. Do que vejo quer PSA, VAG ou BMW todos têm processos completamente, salvo seja, diferentes de tipos regeneração a serem feitas pelos condutores (velocidades, RPMs etc)
 
Desde já, fico contente que afinal náo sou assim tao parvo porque é mesmo como me parece, por tudo o que li, ainda hoje em dia há teorias/métodos para todos os gostos. (valeu a pena ressuscitar).

Amanha a ver se conto a história que já tenho os erros e tudo.

No meu 8PA se for a regeneração forçada, como a vi, aparece o símbolo durante todo o processo no quadrante, por isso perguntei se quanto nós fazemos - ou tentamos - também apareceria (por acaso estive a ver e não saíram fumos por ai alem de todo só mesmo a temperatura quentinha).
Erros desapareceram mas li e li, fui buscar o carro na oficina e depois dei uma volta com ele e tentei fazer novamente a coisa, tipo; duas é melhor que uma de certeza... (eu fiz como me disseram e batia com o que li, 4a, velociadade constante, 2500/3000 rpm e andei uns bons kms - sinceramente não notei nada). Mas lá está... depois de ter parado lá acendeu a porcaria da luz do motor novamente (o erro é sempre o da FAP).

Acho é estranho, já que passou tanto tempo, ainda serem coisas tipo mito ou com tantas teorias de como fazer e como acontece. Do que vejo quer PSA, VAG ou BMW todos têm processos completamente, salvo seja, diferentes de tipos regeneração a serem feitas pelos condutores (velocidades, RPMs etc)
Mas tens erro da fap, ou erro de pressao da fap?
Se for erro de pressao da fap, ja terias lido que houve uma alteracao do sensor de pressao para outra versao. Troca-se o sensor nestes casos e fica resolvido. E é tarefa urgente, pois não regenera a 100% sem o sensor de pressão dar os valores corretos.
Aconteceu-me ha 3 ou 4 anos atrás e tive de trocar o sensor montado no topo do motor. Mudas em 5min
 
Acho que enquanto procurava até videos dessa troca encontrei (é o sensor que se troca logo cá em cima nos 2 tubos não é?)

Apareceu-me primeiro o sinal do motor, fui à oficina é erro da FAP não me disseram muito mais. Por trabalho tenho estado ausente e o carro esteve parado mais de 4 meses depois disso.
Teve que ir à oficina e ao limpar os erros, no dia seguinte ligou a argola.
Quando fui lá novamente disseram-me o mesmo, é do fap vai continuar a acontecer: ou limpas (não fazemos); ou pões um novo ou retirada - de resto podes andar que não há problema.
 
Anda ate rebentar, neh?
Trata disso.
Se conseguisses o relatorio de erro, era bestial para ter noção do que se passa.
 
Isso não faz sentido. Quando estão reunidas as condições ideais, o carro tem que regenerar por completo. O que pode acontecer em certas marcas é a regeneração não se iniciar devido às velas estarem queimadas mas desconheço casos do género portanto não posso abordar o assunto com certezas.

O que a BMW tem é uma coisa chamada regeneração passiva que acontece entre as regenerações ativas (ditas normais) na qual que os gases de escape são elevados apenas a temperaturas que rondam os 350ºC de forma a realizar oxidações lentas com o propósito de reduzir a saturação do filtro, ou melhor dizendo, fazer com que as regenerações ativas possam ocorrer num intervalo de kms um pouco maior do que o habitual.

No caso do E87, as velas estavam boas. O módulo é que estava queimado - avaria muito comum nos BMW com o motor N47 mas isso acho que tu já deves saber. Escusado será dizer que com o módulo queimado as velas não são ativadas e é indicado na máquina de diagnóstico erros relativos às 4 mesmo estando em bom estado.

Uma vez que tenho acesso aos boletins de reparação oficiais da BMW, fui dar uma "vista de olhos" no que toca à utilização das velas durante a regeneração do FAP e, tal como eu pensava, não existe referência à sua utilização. Não digo que não sejam usadas em outras marcas mas aparentemente na BMW não o são. No entanto, vou tentar testar no meu F20 para ver se realmente ligam ou não. Continuo a querer que se as velas fossem imprescindíveis, a luz de motor ligava quando alguma está queimada. Anexo no parágrafo seguinte os parâmetros necessários para que a regeneração inicie de acordo com o boletim oficial BMW:

The following conditions must be fulfilled for a regeneration:
  • The coolant temperature must be in excess of 75 °C
  • The exhaust-gas temperature before the diesel particle filter must be greater than 240 °C.
  • There must be enough fuel (fuel reserve indicator light does not light up). Whenever the fuel reserve indicator light lights up, the regeneration process is suspended.
  • No fault codes from the air mass system, exhaust emission system and sensors must be saved in the DDE
  • The fault codes 480A or 245700 (from F01) and 481A or 245800 (from F01) must display the status "currently not present".
  • Constant driving speed above about 60 km/h (approx. 38 mph). The optimum speed is about 100 km/h (approx. 60 mph).

Com a leitura descobri algo que não sabia ser necessário: registar/apagar as adaptações das velas no caso da maior parte dos motores diesel mais modernos (geração N em diante). É engraçado como algo tão simples como a troca de uma vela passou a depender de uma máquina de diagnóstico.

Discordo completamente. O sistema de regeneração da BMW ou usa o mesmo ou até menos combustível do que o grupo vag. Basta ter em conta que os BMW apenas regeneração a uma velocidade superior a 60 km/h para manter a combustão otimizada sendo o risco de contaminação do óleo muito menor, ao contrário do grupo vag que mesmo ao relatim, tenta regenerar subindo as rotações do motor, algo que não acontece na BMW. Para teres uma ideia, mesmo a regenerar, o start & stop atua nos BMW. Porquê? Porque só regeneram a velocidades superiores a 60 km/h. E no caso do meu F20, já começou a regenerar com a luz da reserva acesa mas deduzo que tenha sido porque a autonomia era superior a 50km, altura em que acende uma "segunda luz" da reserva.

Não é só na BMW que existe esse aviso do filtro de partículas. Acredito que atualmente seja transversal a quase todas as marcas até porque a sua existência tem como propósito indicar que o filtro necessita de uma inspeção mais aprofundada para verificar se está tudo em condições ou não. Na BMW, antigamente, esse aviso ocorria aos 250.000 kms mas com a introdução dos motores EURO 6 penso que subiu para algo em torno dos 350.000 kms, o que é de louvar.

Honestamente, se querer dizer mal, diz mal do sistema dos carros com motor PSA em que esse aviso ocorre a cada 120.000 kms (se não me falha a memória) ou dos Mazda onde a contaminação do óleo com diesel é tão elevada que na vareta existe uma marca adicional para indicar o nível máximo permitido com mistura de ambos os óleos. O grupo Alemão, em especial a Mercedes e a BMW, são dos carros que menos chatices dão ao nível do filtro de partículas e quem o indica são os especialistas na área, não eu que mesmo tendo um bom portfólio de carros com filtros de partículas do grupo alemão aqui em casa, não é uma amostra suficiente para tirar conclusões do género.

Por curiosidade, já trabalhaste em algum carro a gasolina com filtro de partículas? Tenho imensa curiosidade me saber com o sistema funciona!
Nem de propósito, tive ontem com um e90, penso que de 2008. Como tem duas velas mortas e/ou comando de velas lixado, não regenera nem deixa regenerar no modo forçado. Andou 8000kms a fazer parciais, e agora está com a fap com 80% de lixo, ou seja, já meia entupida. Só depois de resolver as velas, é que vou poder fazer a regeneração forçada e tentar desentupir. Diagnosticado com maxicheck e respetivas informações e orientações do scanner.
 
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Nem de propósito, tive ontem com um e46, penso que de 2008. Como tem duas velas mortas e/ou comando de velas lixado, não regenera nem deixa regenerar no modo forçado. Andou 8000kms a fazer parciais, e agora está com a fap com 80% de lixo, ou seja, já meia entupida. Só depois de resolver as velas, é que vou poder fazer a regeneração forçada e tentar desentupir. Diagnosticado com maxicheck e respetivas informações e orientações do scanner.
Possivelmente será um e90
Não sei se o e46 chegou a ter FAP
 
Nem de propósito, tive ontem com um e90, penso que de 2008. Como tem duas velas mortas e/ou comando de velas lixado, não regenera nem deixa regenerar no modo forçado. Andou 8000kms a fazer parciais, e agora está com a fap com 80% de lixo, ou seja, já meia entupida. Só depois de resolver as velas, é que vou poder fazer a regeneração forçada e tentar desentupir. Diagnosticado com maxicheck e respetivas informações e orientações do scanner.
Nem mesmo depois de trocares as velas vai deixar regenerar. Só vai deixar regenerar quando a massa de fuligem for inferior a algo em torno das 45g e o erro 245700/480A e/ou 245800/481A não estiverem presentes.
8000kms sem regenerar como deve ser? Alguma coisa aí não está bem porque fazer essa distância toda sem regenerar é quase impossível. O carro tem mesmo o filtro instalado? O software da dde está original? A ponteira de escape, como está?
 
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