Filtro Particulas Audi A3 1.6

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por santosnet, 13 Nov 2010.

1. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 518
    Neste, fiquei parvo quando descobri o erro da fap. Basicamente diz fap em tempo decrescente para substituição 30.000kms.
    Ou seja, pelo que vi na net, para a mesma nao ser morta, tenho de verificar se a mesma continua boa, e fazer um reset a fap, e so depois apagar o erro. Daqui por 25.000kms, digo como correu...

2. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    3 829
    Fazer reset ao FAP é como indicar à centralina que levou um FAP novo.. Mas se ele estiver em mau estado vais perceber em pouco tempo.

3. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 518
    Nao. Esta bom. Aliás, apesar dos 220.000kms, 80% foi sempre de AE. A pressão de retorno é muito baixa sempre. Está na minha opiniao excelente. Está mas é minado via software para obrigar os clientes a trocar a fap. É estúpido, mas a bmw faz assim. Nos que temos de ser espertos e contornar isso.

4. Robb

Robb

20 Set 2015
    Gostos Recebidos:
    81
    Regra geral, a marca não o troca. É como indiquei há uns post's atrás, quando chega a essa quilometragem, a marca recomenda que as contrapressões sejam verificadas e se necessário, que seja realizada uma lavagem ao filtro. Para teres uma ideia, o filtro original do meu. F20 durou 50k kms e começou a deixar passar fumo. O segundo também original e recondicionado (a BMW não vende novos) nem 1.000 kms durou e começou a deixar passar fumo. Agora tenho um novo da Walker e o problema ficou resolvido.

5. BlueA4

BlueA4

3 Fev 2011
    Gostos Recebidos:
    2 358
    O do meu A3 foi limpo aos 190mil, quando começa a regenerar , se o carro estiver a andar em circuito urbano nota se algum fumo branco, fora isso nunca tive grandes problemas de regenerações.
    Quais são as pressões « ideais » depois de uma regeneração?
    Tenho uma vaga de ideia de ir ver isso uma vez e estava com 2mBar salvo erro (Depois da regeneração em estrada)

6. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    3 829
    Entre 2 a 4 mbar ao ralenti é óptimo..

7. rtx

rtx

14 Nov 2020
    Gostos Recebidos:
    1
    Desde já, fico contente que afinal náo sou assim tao parvo porque é mesmo como me parece, por tudo o que li, ainda hoje em dia há teorias/métodos para todos os gostos. (valeu a pena ressuscitar).

Amanha a ver se conto a história que já tenho os erros e tudo.

No meu 8PA se for a regeneração forçada, como a vi, aparece o símbolo durante todo o processo no quadrante, por isso perguntei se quanto nós fazemos - ou tentamos - também apareceria (por acaso estive a ver e não saíram fumos por ai alem de todo só mesmo a temperatura quentinha).
    Erros desapareceram mas li e li, fui buscar o carro na oficina e depois dei uma volta com ele e tentei fazer novamente a coisa, tipo; duas é melhor que uma de certeza... (eu fiz como me disseram e batia com o que li, 4a, velociadade constante, 2500/3000 rpm e andei uns bons kms - sinceramente não notei nada). Mas lá está... depois de ter parado lá acendeu a porcaria da luz do motor novamente (o erro é sempre o da FAP).

Acho é estranho, já que passou tanto tempo, ainda serem coisas tipo mito ou com tantas teorias de como fazer e como acontece. Do que vejo quer PSA, VAG ou BMW todos têm processos completamente, salvo seja, diferentes de tipos regeneração a serem feitas pelos condutores (velocidades, RPMs etc)

8. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 518
    Mas tens erro da fap, ou erro de pressao da fap?
    Se for erro de pressao da fap, ja terias lido que houve uma alteracao do sensor de pressao para outra versao. Troca-se o sensor nestes casos e fica resolvido. E é tarefa urgente, pois não regenera a 100% sem o sensor de pressão dar os valores corretos.
    Aconteceu-me ha 3 ou 4 anos atrás e tive de trocar o sensor montado no topo do motor. Mudas em 5min

9. rtx

rtx

14 Nov 2020
    Gostos Recebidos:
    1
    Acho que enquanto procurava até videos dessa troca encontrei (é o sensor que se troca logo cá em cima nos 2 tubos não é?)

Apareceu-me primeiro o sinal do motor, fui à oficina é erro da FAP não me disseram muito mais. Por trabalho tenho estado ausente e o carro esteve parado mais de 4 meses depois disso.
    Teve que ir à oficina e ao limpar os erros, no dia seguinte ligou a argola.
    Quando fui lá novamente disseram-me o mesmo, é do fap vai continuar a acontecer: ou limpas (não fazemos); ou pões um novo ou retirada - de resto podes andar que não há problema.

10. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 518
    Anda ate rebentar, neh?
    Trata disso.
    Se conseguisses o relatorio de erro, era bestial para ter noção do que se passa.

11. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 518
    Nem de propósito, tive ontem com um e90, penso que de 2008. Como tem duas velas mortas e/ou comando de velas lixado, não regenera nem deixa regenerar no modo forçado. Andou 8000kms a fazer parciais, e agora está com a fap com 80% de lixo, ou seja, já meia entupida. Só depois de resolver as velas, é que vou poder fazer a regeneração forçada e tentar desentupir. Diagnosticado com maxicheck e respetivas informações e orientações do scanner.

Last edited: 30 Nov 2022 at 13:00
  12. BlueA4

BlueA4

3 Fev 2011
    Gostos Recebidos:
    2 358
    Possivelmente será um e90
    Não sei se o e46 chegou a ter FAP

13. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    3 829
    Devem ser só velas..
    Vê se o sensor de temperatura do escape está a medir bem.

14. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 518
    Tens razão. É um e90 de 2008 e tem fap.

15. Robb

Robb

20 Set 2015
    Gostos Recebidos:
    81
    Nem mesmo depois de trocares as velas vai deixar regenerar. Só vai deixar regenerar quando a massa de fuligem for inferior a algo em torno das 45g e o erro 245700/480A e/ou 245800/481A não estiverem presentes.
    8000kms sem regenerar como deve ser? Alguma coisa aí não está bem porque fazer essa distância toda sem regenerar é quase impossível. O carro tem mesmo o filtro instalado? O software da dde está original? A ponteira de escape, como está?

Partilhar esta página