Ora aí está a tua ideologia e as tuas palas que não te deixam ver mais a frente, és militante do PS! Vês isso como se fosse um clube de futebol.
Essa tua conversa do “Tu tens direito de escolha, nao tens de ir ao sns. Pegas, pagas e vais ao privado que tu quiseres. Nao faltam hospitais privados. Nao falta escolha” é conversa de vómitos!
Eu tenho o direito de ter a liberdade de escolha dentro do serviço de saúde do meu país que é o sns, para a qual eu e toda a sociedade paga imenso!
Aonde é que eu disse que ter um sns é sinal de comunismo? Opa tira as palas por favor! Já vi que tu só conheces a doutrina do teu partido e comes o que eles querem que tu comas.
Já agora que fique claro que eu não tenho partido, voto em pessoas e não partidos.
Tu és daqueles que acha que um doente no sns se trata de graça, que não tem custos.
Sabias que um doente tratado num hospital público fica mais caro do que no privado? Sabias que existia uma parceria público-privada no hospital de Braga em que o estado poupava dinheiro com a gestão privada? E que inclusive havia um melhor funcionamento do hospital em relação aos outros do sns? Mas já vi que por mais factos que eu te traga tu vais continuar a fantasiar e não aceitar a realidade. Vê lá tu que na tua ideia só o facto de não fazer determinados exames no privado supostamente já se poupava imenso dinheiro
, é preciso se ser mesmo tapado! Tu devias querer era mais listas de espera só pode.
Porque não me trouxeste um único exemplo de países da UE em relação a saúde? Sabes quantos países da união funcionam com seguros de saúde e toda a população tem acesso a saúde de muito melhor qualidade? E não só têm acesso a saúde de melhor qualidade como os profissionais são muito mais bem remunerados. Há e não venhas com a treta de que as pessoas não têm dinheiro para pagar seguros de saúde, porque na verdade o dinheiro que financia o sns dava para os seguros de saúde da população e ainda sobrava muito.
Eu não sou contra o sns e acredito que em determinadas situações uma pessoa possa ser bem atendida no sns, assim como ser mal atendido no privado, mas na generalidade o sns é um sistema de saúde obsoleto. A maioria dos hospitais já estavam em rutura antes do covid, sempre que vinha a altura das gripes já era um caos.
Não reconhecer isto é ser ignorante e fingir que está tudo bem.
Para finalizar, de facto o Coelho não foi feliz nessa afirmação de mandar emigrar o pessoal. Aliás o ponto fraco dele era mesma a comunicação.
Os cortes nos salário da função pública, nunca esquecer que foi na função pública, foram os cortes impostos pela Troika não vale a pena inventar.
Se tu tiveres uma empresa e a tua empresa entrar em dificuldades financeiras e recorreres ao banco para salvar a tua empresa, mas o banco te exigir que cortes a despesa da tua empresa em x % para te dar a nota o que vais fazer? Ora foi o que aconteceu ao nosso país e ao Passos Coelho.
Se ele hoje ainda la estivesse e na situação atual provavelmente já tinha caído, porque não iriam admitir a um governo de direita o que já admitiram ao golpista, são escândalos atrás de escândalos e siga a marcha.
Olha, para comecar, sim, sou do PS, ideologicamente, mas isso nao quer dizer que concorde com quem la está no poder.
Tenho um amigo meu que é benfiquista e diz "sou benfiquista, mas sou benfiquista de bem, nao gosto do Vieira" lol nao tenho clubite nenhuma.
Tu nao podes cair nessa ratoeira que é a premissa de que podes ter sol na eira e chuva no nabal.
De modo algum, um servico totalmente privado sairia mais barato do que um servico totalmente publico. Impossivel. Pois um servico privado tem de dar lucro aos donos. Um servico publico nao. Se nao der prejuizo é o ideal, mas nao é gerido para ter lucro.
Tu de modo algum podes achar que num servico totalmente privado seria possivel pagar mais aos medicos (ainda mais), mais aos enfermeiros, mais aos funcionarios, mais material de qualidade, mais maquinaria de qualidade, mais consumiveis de qualidade,
sem deixar nenhum utente de fora dar de comer as seguradoras e ainda assim sair mais barato para ti, contribuinte e utente do que se fosse publico.
É possivel num sistema publico com menos dinheiro que seria aplicado no privado ter o mesmo servico de qualidade ou ate melhor. Agora, tem é de ser melhor gerido. Mas para tal, ha que colocar para comecar, pessoas com experiencia em gestao nos hospitais e nao medicos na pre reforma que nunca geriram nada.
Mas nao é esse o unico problema, ha varios.. Eu ja trabalhei na Míele. Uma marca alemã que produz alem de outras coisas, maquinaria para desinfectar instrumentos cirurgicos. Vendiamos e faziamos manutencao. Um dia fui a um hospital privado na Boavista tentar vender uma maquina nova. Sabes como é que eles lavavam os instrumentos cirurgicos? Com agua quente e detergente da loica... Instrumentos cirurgicos com sangue! Numa maquina propria esses instrumentos sao lavados a temperaturas altissimas, com detergentes a base de peroxido de hidrogenio, a desinfecao é feita a altas temperaturas, tu acreditas mesmo que seria possivel num Sao Joao, num Santa Maria, lavar-se instrumentos cirurgicos com agua e super pop? Pensa la um bocado.
Em ultima analise confias mais em quem? Num publico ou num privado?
Quando tu vais ao privado e pagas 100 euros por uma consulta de especialidade que dura 30 minutos, para onde achas que vai o dinheiro?
Isto nao quer dizer que o publico esteja muito bem, nao esta! Eu se mandasse muita coisa mudava, pra comecar, voltavam a trabalhar 8 horas e nao 7, algo que o psd implementou e o ps tirou, tas a ver, nao sofro de clubite politica?
Mas anda tanta coisa mal.. O sns podia ser melhor gerido, podia claro. O de braga é um bom exemplo, mas salvo erro ja nao é PPP ou tou enganado? Acho que o privado que la estava nao quis mais..
O do Sao Joao ja teve uma ppp e correu mal. Meteram la 14 administradores privados, mamaram o que quiseram e deixaram aquilo pior por isso essa ppp foi cancelada.
O SNS pode ser melhorado, mas nao me venham com as tangas dos privados, a mim nao me comem por lorpa.
Quanto ao Passos Coelho, como ja disse acho que ele em parte fez o que tinha de fazer mas por outro lado houve coisas em que foi longe demais e foi muito insensivel.
Nao ha muito a debater aí.
E nao, nao gosto do Antonio Costa, simpatizo com o Rui Rio, com a boa obra que ele deixou aqui no Porto, BE e PCP sao indiferentes pra mim, nao os levo demasiado a serio, o Chega faz-me rir, e os liberais mando-os à fava. Nem os ouço. Mas vá lá, haja diversidade de opinioes.