Futuro dos Diesel

Para mim um eléctrico é uma fraca solução, pelo menos neste momento. Tem mais entraves do que benefícios, sendo que o único benefício que vejo deve ser o não poluir... mas isso da poluição enfim tem muito que se lhe diga. Não me parece que quem decida em que direção o mundo deve seguir esteja verdadeiramente preocupado com a poluição.

O grande problema dos eléctricos é que o que poupas no consumo dás muito mais no valor de aquisição. Neste momento, a diferença de preço entre um diesel e um eléctrico com as mesmas características é superior a 10k€
 
E cá está o busilis:
"Este estudo, no entanto, não encerra totalmente a polémica pois apenas aborda os valores referentes à produção das baterias. Para tal será necessário que exista uma investigação muito mais complexa e que abarque fatores normalmente esquecidos como o desmantelamento das baterias de iões de lítio (e ainda a segunda vida que elas estão a ganhar como fonte estacionária de energia) e os valores de CO2 da refinação de petróleo e da produção de eletricidade em centrais (bem como o impacto das fontes renováveis como energia eólica ou solar). Além disso existem outros elementos a ter em conta e que devem ser resolvidos para que mais condutores ponderem a transição para a mobilidade elétrica, como os tempos e rede de recarga e, relacionado diretamente com este último ponto, a autonomia oferecida entre carregamentos." - in http://www.turbo.pt/baterias-dos-eletricos-poluem-motores-combustao/
 
Calma, toda a gente fala da poluição e do preço elevado dos eléctricos. Mas já pensaram quanto custa atualmente fazer 100km num carro eléctrico? Pois, custa menos de 0,9€. E quantos kms é que os nossos atuais carros fazem com 0,9€? E as revisões? Pois, nos eléctricos não existem, não há correias nem óleos nem filtros nem FAPs nem EGRs nem nada dessas tretas...
 
Calma, toda a gente fala da poluição e do preço elevado dos eléctricos. Mas já pensaram quanto custa atualmente fazer 100km num carro eléctrico? Pois, custa menos de 0,9€. E quantos kms é que os nossos atuais carros fazem com 0,9€? E as revisões? Pois, nos eléctricos não existem, não há correias nem óleos nem filtros nem FAPs nem EGRs nem nada dessas tretas...
Não conheço o motor mas terá que ter substitutos, logo o desgaste pagar-se-á de alguma forma...
 
Calma, toda a gente fala da poluição e do preço elevado dos eléctricos. Mas já pensaram quanto custa atualmente fazer 100km num carro eléctrico? Pois, custa menos de 0,9€. E quantos kms é que os nossos atuais carros fazem com 0,9€? E as revisões? Pois, nos eléctricos não existem, não há correias nem óleos nem filtros nem FAPs nem EGRs nem nada dessas tretas...
Olha que a Smart Elétrica do meu patrão na última revisão mudaram lhe óleo e filtro de óleo...pelo menos é o que está no papel !
Num elétrico a não ser que tenhas comprado as baterias tens o aluguer...o meu patrão por mês paga a volta de 70 euros por mês para o aluguer das mesmas ! E estamos a falar de um carro que tem uma bateria bastante pequena.
 
Calma, toda a gente fala da poluição e do preço elevado dos eléctricos. Mas já pensaram quanto custa atualmente fazer 100km num carro eléctrico? Pois, custa menos de 0,9€. E quantos kms é que os nossos atuais carros fazem com 0,9€? E as revisões? Pois, nos eléctricos não existem, não há correias nem óleos nem filtros nem FAPs nem EGRs nem nada dessas tretas...
Não há nada disso. Mas, atualmente, mudar as baterias de um elétrico sai tão caro como fazer 4 ou 5 revisões num diesel.
E, já que falamos em poluição, de facto, um diesel emite muito mais gases que um elétrico, que emite ZERO. Mas, e aqui é que ninguém pensa, alguém sabe quais os níveis de poluição emitidos desde que o petróleo é extraído até que saem os fumos de gasóleo para a atmosfera? E alguém sabe quais os níveis de poluição atingidos na extração das minas de lítio, no seu acondicionamento e na sua conversão em acumuladores de energia? Feitas as contas todas, em termos de poluição e despesas, o gasóleo ainda está abaixo. No futuro não sabemos...
 
Acho que é bem possivel estarmos a andar para combustiveis....Porque não!!!


Daquilo que eu julgo ter percebido do esquema que está no link, o carro tem que produzir CO2. Agora o que pode acontecer é durante a produção do dito combustível, ser retirado do ar uma quantidade de CO2 idêntica aquela que vai ser emitida mais tarde durante a utilização, tornando o processo no seu todo em algo mais ou menos neutro.
Mas posso ter percebido mal.
 
Não há nada disso. Mas, atualmente, mudar as baterias de um elétrico sai tão caro como fazer 4 ou 5 revisões num diesel.
E, já que falamos em poluição, de facto, um diesel emite muito mais gases que um elétrico, que emite ZERO. Mas, e aqui é que ninguém pensa, alguém sabe quais os níveis de poluição emitidos desde que o petróleo é extraído até que saem os fumos de gasóleo para a atmosfera? E alguém sabe quais os níveis de poluição atingidos na extração das minas de lítio, no seu acondicionamento e na sua conversão em acumuladores de energia? Feitas as contas todas, em termos de poluição e despesas, o gasóleo ainda está abaixo. No futuro não sabemos...

Pois, a questão aqui é que não se mudam as baterias das novas gerações dos eléctricos. Um caso que conheço bem, o Tesla Model S perde 10% da capacidade de carga ao fim de 8 anos. A questão é, quantas revisões fazemos em 8 anos?
As contas da poluição não podem ser feitas dessa forma... de facto a extração do lítio e a produção das baterias são muito poluentes, embora sejam feitas apenas uma vez para cada automóvel... sempre que há necessidade de se carregar a bateria, não emitidas as quantidades de poluição como quando são criadas as baterias... essa é a questão.
De qualquer das formas, tudo gira em torno da economia, e o ambiente será sempre o menor dos problemas... infelizmente...

Mas para a malta dos TDI (como eu), preparemo-nos porque vem aí chumbada forte nas emissões...
 
Pois, a questão aqui é que não se mudam as baterias das novas gerações dos eléctricos. Um caso que conheço bem, o Tesla Model S perde 10% da capacidade de carga ao fim de 8 anos. A questão é, quantas revisões fazemos em 8 anos?
As contas da poluição não podem ser feitas dessa forma... de facto a extração do lítio e a produção das baterias são muito poluentes, embora sejam feitas apenas uma vez para cada automóvel... sempre que há necessidade de se carregar a bateria, não emitidas as quantidades de poluição como quando são criadas as baterias... essa é a questão.
De qualquer das formas, tudo gira em torno da economia, e o ambiente será sempre o menor dos problemas... infelizmente...

Mas para a malta dos TDI (como eu), preparemo-nos porque vem aí chumbada forte nas emissões...

Eu acho que as contas da perda de carga do Tesla ou de qualquer outro carro elétrico também não devem ser feitas dessa forma.
Tudo depende do quanto andou nesses 8 anos, igual será nas revisões dos tdi.
E tudo o que é anunciado pelas marcas, seja por exemplo nos eléctricos a autonomia ou nos motores de combustão as médias é tudo uma treta. E isso de perder apenas 10% da capacidade da bateria será outra treta.
Mas também só alguém que não tem amor ao dinheiro ou que tem dinheiro de sobra vai dar mais de 100 mil € por um Tesla...
 
... ... ...
Mas também só alguém que não tem amor ao dinheiro ou que tem dinheiro de sobra vai dar mais de 100 mil € por um Tesla...
E só quem não conhece muito bem e não andou num, é que diz isso. 100.000€ para um carro de performance, acho bom preço. E quem tem dinheiro para um, nao se importa tanto assim.
Para ti, se calhar será mais sedutor um tesla 3 com 200cv.
 
E só quem não conhece muito bem e não andou num, é que diz isso. 100.000€ para um carro de performance, acho bom preço. E quem tem dinheiro para um, nao se importa tanto assim.
Para ti, se calhar será mais sedutor um tesla 3 com 200cv.

Por acaso nunca andei em nenhum. Conhecimento só o básico, mas relatos já ouvi alguns e não eram lá muito positivos.
Dizes tu que quem tem dinheiro para um não se importa assim tanto... não estamos propriamente a falar de um carro exótico, que esses sim só compra quem tem contas muito gordas.
Para mim nenhum Tesla é sedutor... com o dinheiro do Tesla tens tanta opção de escolha para um carro de performance!
 
Back
Top