Eu sou vou dar mais um exemplo...(Não sei como é com as baterias dos teslas, se vem incluídas no preço do carro, se acresce ou ainda se podem ser alugadas)
aqui na Suíça/Genebra um 3.0TDI 240cv EURO5 paga 800 (cerca de 700 euros) e muitos francos suíços de imposto de matricula + manutenção anual
Uma Smart (Sim mais uma vez a Smart) paga os tais 80 francos(70 euros) mensais de aluguer (A não ser que sejam compradas)+Imposto de matricula (isto ja varia de zona para zona aqui na suíça)+manutenção...
Contas feitas no final...tenho um 3.0TDI 240cv a dar a mesma despesa que um simples Smart fortwo elétrico com 80cv elétricos
Não me chateia querem acabar com o gasóleo, e não sou contra mais uma vez, mas cortem nas vendas de carros novos e comecem a cortar as pernas aos EURO1/2/3 principalmente, estão a querer passar do 8, para o 80...
E os políticos de meia tigela que andam por ai mais ansiosos que sei la o quê para proibir carros a gasóleo/gasolina, posso apostar que muitos deles não andam de bicicleta, nem a pé...mas sim com um belo carro de alta gama com um "motor muito fraquinho".
Não vamos mais longe, a presidente da camera de Paris apela a usar o metro/autocarro para as deslocações na cidade, quando anda quase sempre com o seu carrinho (Elétrico...menos mal né...) pelas ruas de Paris...
e só mais uma...encontrem-me um carro elétrico que faça 500/600 km's, sem ser o Tesla P100D, que não vou rebentar 100mil euros num carro, e que carregue em 15minutos...não digo que isto não venha a existir, que de certeza que vai...e mesmo que seja daqui 5 anos, o preço não deverá ser muito agradável...
Atualmente fazer uma viagem de 1800km's(x2, ou seja 3600, ida e volta) como eu faço todos os anos, com um carro elétrico, é impensável...e para os que dizem "Viagens de avião é uma boa solução", Vejam o preço dos bilhetes em épocas altas, para 4/5 pessoas e malas em porão QB para levar uma quantidade idêntica a que a minha A6 leva...