Assunto: VEÍCULOS ELÉCTRICOS e CO2 - Por Carlos Tavares
VEÍCULOS ELÉCTRICOS e CO2 - Por Carlos Tavares
Carlos Tavares - O homem que não deixa que lhe lavem o cérebro.
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Carlos Tavares (chefe da psa): " o mundo é louco. O facto de as
autoridades nos terem pedido para ir numa direcção tecnológica, a do
veículo eléctrico, é um grande ponto de viragem.
Não gostaria que daqui a 30 anos se descobrisse algo que não é tão
bonito como parece, sobre a reciclagem de baterias, a utilização de
matérias raras do planeta, sobre as emissões electromagnéticas da
bateria em situação de recarga?
Como é que vamos produzir mais energia elétrica limpa?
Como fazer para que a pegada de carbono do fabrico de uma bateria do
veículo elétrico não seja um desastre ecológico?
Como assegurar que a reciclagem de uma bateria não seja um desastre ecológico?
Como encontrar suficiente matéria-prima rara para fazer as pilhas e os
químicos das baterias na duração?
Quem trata a questão da mobilidade própria na sua globalidade?
Quem está agora a colocar-se a questão de forma suficientemente ampla
de um ponto de vista social para ter em conta todos estes parâmetros?
Preocupo-me como cidadão, porque, como fabricante de automóveis, não
sou audível.
Toda esta agitação, todo este caos, vai virar-se contra nós, porque
teremos tomado decisões erradas em contextos emocionais."
Stéphane Homem: Director do Observatório da energia nuclear
O ciclo de vida de um veículo eléctrico torna-o tão poluente como um
veículo térmico.
Subsidiar não faz sentido, explica Stéphane Homem.
O fabrico das baterias é tão emissor de Co2 que é necessário ter
percorrido de 50 000 a 100 000 km de carro eléctrico.
Para começar a ser menos produtor de Co2 do que um carro térmico. 15 a
30 km por dia, 365 dias por ano, durante 10 anos!
AFP / Daniel Roland: Ora, ao contrário do que acreditam a maioria das
pessoas, sujeito a uma propaganda contínua das políticas e
industriais, o carro elétrico não é mais virtuoso para o clima do que
o carro térmico, gasolina ou diesel. Estas são as conclusões de um
estudo, já antigo, da agência do ambiente e do controlo da energia
(ademe), ignorado deliberadamente pelo governo (elaboração de acordo
com os princípios da acv dos balanços energéticos, das emissões de gás
em efeito de estufa e outros impactos ambientais induzidos pelo
conjunto das vias de veículos eléctricos e de veículos térmicos até
2012 e 2020, (Novembro de 2013)
Sabendo que estes carros servem essencialmente para trajectos curtos,
é provável que a quilometragem necessária para se estimar "Virtuoso"
nunca será atingida.
Além disso, todo o co2 emitido por um carro eléctrico é enviado para a
atmosfera antes mesmo de ter percorrido um quilómetro, enquanto que,
por outro lado, está em todo o lado alegado que o carro eléctrico não
emite partículas finas.
Mas, como assinala a revista ciência e vida (Janeiro de 2015), "os
pneus, os travões e o desgaste das estradas emitem quase tantas
micropartículas como o a".
O carro elétrico emite menos partículas do que o carro térmico, uma
vez que não tem um escape, mas tem muitos freios, pneus, e rola sobre
o alcatrão!
No final, o carro eléctrico não é mais ecológico do que o carro
térmico. O dinheiro público consagrado ao seu desenvolvimento é, por
conseguinte, totalmente injustificado.
Ora, trata-se de somas astronómicas:
• O GOVERNO LANÇOU UM PLANO DE INSTALAÇÃO DE 7 milhões de terminais de
recarga por cerca de 10 000 euros cada, ou seja, um custo de cerca de
70 mil milhões de euros.
• É, aliás, pungente ver os eleitos de pequenos municípios,
acreditando fazer um gesto pelo ambiente, quebrar o mealheiro
municipal para se oferecer um marco;
• O BÓNUS "Ecológico" à compra de um carro eléctrico ultrapassa 10 000
€ por veículo, muitas vezes completado por um prémio da região.
• Quase todos os compradores são famílias ricas, pois estes veículos
são muito caros: uma vez mais, o dinheiro de todos é oferecido aos
mais privilegiados.
Na realidade, no país do átomo, todos os meios são bons para
"impulsionar" o consumo de electricidade, em baixa contínua há anos.
Porque o carro eléctrico em França pode ser considerado como um "carro
nuclear": quase todos os terminais de recarregamento instalados são
ligados à rede eléctrica normal, a 80 % nuclear.
Não devemos deixar-nos abusar dos certificados que o sr. Bolloré e os
seus autolib (Paris), bluecub (Bordéus) e Bluely (Lyon), que asseguram
que são recarregadas às energias renováveis: Trata-se apenas de jogos
de escrita; a electricidade utilizada é a mesma que noutros locais.
Não estamos a fazer aqui a promoção do automóvel térmico, ela própria
uma calamidade ambiental.
Mas, precisamente, ninguém teria a ideia de oferecer 10 mil euros à
compra de um carro diesel, reservar-lhe lugares de estacionamento e
encher o seu tanque com preço partido...
É uma análise muito boa que demonstra que as nossas políticas (e os
verdes) fazem-nos um espectáculo:
A paranóia do diesel só diz respeito aos automobilistas!!!
Os veículos pesados, autocarros, navios, estão excluídos!
Só para situar o grau de paranóia dos mais virulentos críticos do
veículo diesel, é necessário revelar-lhes os dados da indústria
marítima que demonstrou que, considerando o tamanho dos motores e a
qualidade do combustível utilizado, os 40 maiores navios - Cargueiros
do mundo poluem tanto como todos os 760 milhões de automóveis do
planeta.
Sabe, estes porta-contentores que nos alimentam em produtos que se
fabricava nas nossas fábricas deslocalizadas, hoje em dia, queimam
cada um 10.000 toneladas de combustível para uma viagem e regresso
entre a Ásia e a Europa.
Estes infelizes 40 navios fazem parte de uma frota de 3.500, aos quais
há que acrescentar os 17.500 petroleiros que compõem o conjunto dos
100.000 navios que percorrem os mares.
Para não deixar o domínio marítimo, recorde-se que a frota de recreio
francesa é de cerca de 500.000 unidades, dos quais 5.000 iates com
mais de 60 metros, e que o mais médio destes queima cerca de 900
litros de combustível em apenas uma hora, enquanto os 24 % de lares
franceses que se aquecem ao fuelóleo têm dificuldade em encher o seu
tanque para o inverno.
Para continuar no caminho da esquizofrenia paranóica, vamos ter em
conta toda a frota de pesca e os 4,7 milhões de veículos pesados em
trânsito através da França e milhares de aviões que percorrem o céu.
Para completar esta pequena fábula, não esqueçamos o indispensável
domínio agrícola em que o consumo médio de energia é de 101 litros de
combustível por hectare.
Isso também prova que os jornalistas são comprados pelo poder para
calar a boca e lavar-nos os cérebros.