Galleto 1260 - Repros ? Mapas ?

Desculpem só vir aqui agora novamente,mas nao tinha aviso de respostas do topico,já pus...
Em relaçao á conversa de se partir motores etc com uma repro etc vamos lá com calma...nao se parte um motor há balda....um diesel entao é mais dificil de o fazer...a primeira coisa que normalmente pode acontecer é o motor nem pegar,mas dai a partir vai um grande passo...motores a gasolina é que já é outra historia e do que eu tenho visto aqui no topico basicamente o que o pessoal quer é repros para TDI's...nao abusem em pressoes de turbo e já é um grande passo para nao partirem o motor...de resto a unica coisa que pode acontecer é o motor nao pegar ou andar pior que original...como já disse,vao alterando aos poucos...

primeiro passo:
mexam só na parte de injecao,
tipo,no canto esquerdo de cima para baixo aparece a rotaçao do motor,e na parte superior pode se conseiderar a pressao de ar ou abertura da bomba injectora,em todas as rotaçoes a abertura da injecao pode ir de 0 a 100%...

O que interessa para começar é alterar aos POUCOS valores a cima das 2mil RPM e a cima de 50% de abertura..mais ou menos..a partir dai vao testanto e melhorando um parametro aqui e outro ali...claro que um PRO em repros já sabe mais ou menos onde mexer e vai logo aos pontos certos,mas para isso pagamos valores que nao acho muito justos,eu tb nao sou PRO,sou apenas curioso,mas já tenho poupado muitos euros a fazer eu as minhas coisas.

Para fazer uma repro minimamente boa nao é preciso ser PRO,basta ter uns bons conhecimentos,um pro tem mais facilidade é em mexer basicamente em todos os carros e já saber que se o carro tem isto e quilo alterado que tem que se mexer mais aqui e mais ali na repro que tá a fazer...

Um conselho,NAO UTILIZEM mapas tirados da net,nunca se sabe o que esses mapas vao fazer no carro,muitas pessoas de má fé metem mapas com valores malucos na net só com o prazer de partir uns quantos motores daquelas pessoas que procuram "desesperadamente" de algo que diga melhora a performance etc...evoluam os vossos proprios mapas,troquem-nos sim com pessoas que conheçam que pussuam o mesmo carro..
 
Obrigado pelo post.

Estou exactamente nesse passo, quero trocar mapas, com users com o mesmo carro que eu, Neste caso escolhi o Youshi . Que aparentemente vai ser uma grande ajuda.

Obrigado desde já.
 
AudiManiac disse:
...
claro que um PRO em repros já sabe mais ou menos onde mexer e vai logo aos pontos certos,mas para isso pagamos valores que nao acho muito justos,eu tb nao sou PRO,
...

Não achas justo?

Quando vais ao Médico e em 5minutos ele passa-te uma caixa de ben-u-ron e um xarope para a tosse... e pimba, estás 60€ mais leve... tambem não achas justo? Mentaliza-te de uma coisa, esse "PRO" que "já sabe mais ou menos onde mexer e vai logo aos pontos certos" já queimou muita pestana e muita ECU para fazer isso. Tal como o médico "gastou" 10 anos da sua vida e muito €€€ em propinas para te levar 60€ em 5 minutos. Não estou a defender ninguem porque não estou no "meio", mas sei ver as coisas dos 2 lados... e SIM, eu sou dos tais que pagou 300€ pela minha Repro.

ps. - podem achar este comentário "desnecessário"... mas depois de ler o que li não pude deixar de cá vir largar a minha posta... que a meu ver tambem ajuda neste Tópico. Nem todas as "postas" são OT e destabilizadoras... digo eu.

;)
 
Sim,compreendo o que disses-te e dou-te razao,expliquei-me mal...falo em pagar muito dinheiro por repros que até um curioso as faz...muitas das vezes nao vais ao medico para saberes o que tens,Diriges-te logo a uma farmaçia para comprar o tal medicamento pk já é algo basico k até tu sabes o que tens...ora sendo assim nao tas a pagar os tais 60€ pela tal consulta nao é?,penso da mesma forma nas repros,se podemos fazer o mais basico e já ficamos todos contentes pra que pagar uma "fortuna"? Na minha opiniao,ATENÇAO,minha opiniao!,só irei a pros quando nao tiver alternativa,quando for algo que ultrapasse e muito os meus conhecimentos,aí sim acho muito justo o dinheiro que se paga pela tal repro! Nao se pode comparar um PRO com um curioso!! e neste Topico estamos a falar de curiosos e nao de pros,basicamente estamos aqui todos a trocar ideias e a passar alguns minutos com coisas que TALVEZ até nos possam ajudar...
 
AudiManiac disse:
Sim,compreendo o que disses-te e dou-te razao,expliquei-me mal...falo em pagar muito dinheiro por repros que até um curioso as faz...muitas das vezes nao vais ao medico para saberes o que tens,Diriges-te logo a uma farmaçia para comprar o tal medicamento pk já é algo basico k até tu sabes o que tens...ora sendo assim nao tas a pagar os tais 60€ pela tal consulta nao é?,penso da mesma forma nas repros,se podemos fazer o mais basico e já ficamos todos contentes pra que pagar uma "fortuna"? Na minha opiniao,ATENÇAO,minha opiniao!,só irei a pros quando nao tiver alternativa,quando for algo que ultrapasse e muito os meus conhecimentos,aí sim acho muito justo o dinheiro que se paga pela tal repro! Nao se pode comparar um PRO com um curioso!! e neste Topico estamos a falar de curiosos e nao de pros,basicamente estamos aqui todos a trocar ideias e a passar alguns minutos com coisas que TALVEZ até nos possam ajudar...

"curioso" = altera parâmetros

"pro" = faz repros

E acho que com isto disse tudo.

;)
 
neljoe disse:
Não achas justo?

Quando vais ao Médico e em 5minutos ele passa-te uma caixa de ben-u-ron e um xarope para a tosse... e pimba, estás 60€ mais leve... tambem não achas justo? Mentaliza-te de uma coisa, esse "PRO" que "já sabe mais ou menos onde mexer e vai logo aos pontos certos" já queimou muita pestana e muita ECU para fazer isso. Tal como o médico "gastou" 10 anos da sua vida e muito €€€ em propinas para te levar 60€ em 5 minutos. Não estou a defender ninguem porque não estou no "meio", mas sei ver as coisas dos 2 lados... e SIM, eu sou dos tais que pagou 300€ pela minha Repro.

ps. - podem achar este comentário "desnecessário"... mas depois de ler o que li não pude deixar de cá vir largar a minha posta... que a meu ver tambem ajuda neste Tópico. Nem todas as "postas" são OT e destabilizadoras... digo eu.

;)

Essa é uma grande verdade.

300€... e quem pagou 500€ ha 5 ou 6 anos atrás ?

Muitos do que aqui andam ainda andavam de bicicleta...

Cumps
 
E que ?

Até podiamos andar de Triciclo, ou de andarilho .

Decerto não queremos andar à sombra dos ditos prós e vir aqui defender.

Já falamos sobre isso, já disseram tudo o que havia pra dizer.

Acho que esta tentativa de levar a conversa sempre pro mesmo lado, vezes e vezes sem conta começa a fartar, e espero que seja entendida por quem modera, apenas como tentativa de interromper um progresso que aqui se está a tentar conseguir.


Deixem-se lá disso, façam lá as repros nos PROS, fiquem à sombra dos mesmos, façam o que vos apetecer, menos tentar cortar as pernas aos outros.


Já farta.
 
semoG disse:
E que ?

Até podiamos andar de Triciclo, ou de andarilho .

Decerto não queremos andar à sombra dos ditos prós e vir aqui defender.

Já falamos sobre isso, já disseram tudo o que havia pra dizer.

Acho que esta tentativa de levar a conversa sempre pro mesmo lado, vezes e vezes sem conta começa a fartar, e espero que seja entendida por quem modera, apenas como tentativa de interromper um progresso que aqui se está a tentar conseguir.


Deixem-se lá disso, façam lá as repros nos PROS, fiquem à sombra dos mesmos, façam o que vos apetecer, menos tentar cortar as pernas aos outros.


Já farta.

amigo, penso que ainda posso dar a minha opinião.

Aqui ninguém corta as pernas a ninguém. Eu pessoalmente não ando á sombra de nenhum chipador. Ando ao lado.

Como tu mandas os outros fazer o que lhes apetece, eu faço-te o mesmo: Faz o que entenderes.

Para mim é-me indiferente porque a minha area não é esta.

Se um dia quiser que seja, concerteza que tenho quem me ensine.

Quanto a moderar, não estou a ver o que há para moderar, mas se te sentes ofendi, chama uns dos admins.

Cumps
 
Não tem haver com ofensa, tem haver com progresso.

Aliás tu nem sequer comentaste algo que eu escrevi.


Repito, progresso, esses comments, não fazem evoluir nada neste tópico.

Não me sinto ofendido por nada, pensava era que tu já tinhas percebido que todos nós já sabemos o que pensas. Pensava até que era de conhecimento geral que já não eram precisos, 'os ditos bitaites' .


.
 
semoG disse:
Não tem haver com ofensa, tem haver com progresso.

Aliás tu nem sequer comentaste algo que eu escrevi.

Repito, progresso, esses comments, não fazem evoluir nada neste tópico.

Não me sinto ofendido por nada, pensava era que tu já tinhas percebido que todos nós já sabemos o que pensas. Pensava até que era de conhecimento geral que já não eram precisos, 'os ditos bitaites' .
.

Concerteza que não me vais ver aqui a ofender alguém por tão pouco que seja.

Antes de comentar, leio o que todas as pessoas escrevem e deixo rolar o tópico.

Todos nós ? Mas já falas por todos ou falas por ti ?

Não são bitaites, amigo.

Continuação de bons estudos e progresso.
 
Sim... Tem de haver sempre alguém a desestabilizar o esquema... Impressionante... :evil: :evil:

Bem, eu no meu caso já vejo um grande inconveniente para reprogramar o meu argolas. Tal como alguns sabem, o modelo da minha ECU (M3.8.2) não permite escrever na eprom pela porta de diagnóstico. Só as MExx... Ou seja, estar a sacar a ECU, desmonta-la, sacar a eprom, ler/descarregar mapa pelo leitor/gravador, alterar mapa (por tentativas), carregar mapa de volta na eprom, soldar na ECU, montar ECU, testar argolas, etc... etc... e depois voltar a repetir vezes sem conta o processo ate chegar ao ponto que desejo, verifiquei que para o meu argolas não é factível estar a inventar se posso ter o carro como quero com 300€ ou 350€... Simplesmente não compensa estar a investir em tanto material (leitor/gravador, Máquina de soldar, cabos, etc...) e principalmente perder algum tempo no processo de teste, se o € que me levam não é assim tanto.

Tal como o Neljoe disse e bem, por vezes temos de saber dar o valor às pessoas que já sabem faze-lo como deve ser, e penso que todos os que aki comentam têm essa noção.
Mas tal como já foi dito, este é um tópico de curiosos, ou seja, a situação é a mesma quando gostamos de ler o jornal, ou quando vamos à net investigar alguma dúvida que aqui aparece, portanto não entendo o porquê de tanto alarmismo de parte de alguns users...

Mas atenção, não quero com isto dizer que desisto de aprender ou que não tenciono mais pertencer ao people que se esforça por este tópico, até pelo contrário, vou continuar a investigar e a tentar ajudar no que quer que seja...
Simplesmente no meu caso, e tendo em conta que é o carro do dia-a-dia, não é vantajoso...

Mas querer aprender sobre este assunto, isso sim é vantajoso e enriquecedor para mim pois é algo que sempre me fascinou...

Cumps...
 
Deadlysin disse:
Bem, eu no meu caso já vejo um grande inconveniente para reprogramar o meu argolas. Tal como alguns sabem, o modelo da minha ECU (M3.8.2) não permite escrever na eprom pela porta de diagnóstico. Só as MExx... Ou seja, estar a sacar a ECU, desmonta-la, sacar a eprom, ler/descarregar mapa pelo leitor/gravador, alterar mapa (por tentativas), carregar mapa de volta na eprom, soldar na ECU, montar ECU, testar argolas, etc... etc... e depois voltar a repetir vezes sem conta o processo ate chegar ao ponto que desejo, verifiquei que para o meu argolas não é factível estar a inventar se posso ter o carro como quero com 300€ ou 350€... Simplesmente não compensa estar a investir em tanto material (leitor/gravador, Máquina de soldar, cabos, etc...) e principalmente perder algum tempo no processo de teste, se o € que me levam não é assim tanto.

Nem mais. Não precisas de voltar a soldar o chip á ECU. Compras uns sockets, soldas e depois já os podes tirar e por. Cuidado que por vezes o carro pode não pegar e isso deve-se por vezes á má colocação do chip no socket ou simplesmente gordura das mãos. Nada que um spray de travões não resolva.

Cumps
 
Goodspeed® disse:
Nem mais. Não precisas de voltar a soldar o chip á ECU. Compras uns sockets, soldas e depois já os podes tirar e por. Cuidado que por vezes o carro pode não pegar e isso deve-se por vezes á má colocação do chip no socket ou simplesmente gordura das mãos. Nada que um spray de travões não resolva.

Cumps

Obrigadão pela dica, GoodSpeed...

Mas não posso deixar de te dizer uma coisa, pelo que já li, a tua área não é esta e aprendeste e continuas a aprender com a ajuda de algum pessoal conhecedor da matéria, mas imagina que eras um gajo introvertido e pouco social (tipo como eu :D ) no qual durante a tua vida verificavas que tinhas alguma dificuldade em arranjar amigos, atão... como conseguirias obter o conhecimento que tens hoje???

Penso que a base deste tópico é mesmo contornar esse problema... tb tal como li por aí, tu não tens intenção de ganhar € com o conhecimento que tens, simplesmente é algo que faz com que percas horas e horas, noites etc, só porque adoras este mundo... isso é o que a maioria deste pessoal procura com a criação deste tópico.

Conclusão: Tu, sim tu, bem podias dar aqui umas dicas com alguns problemas que aparecem, tal como fizeste no teu ultimo post ;) ;)
 
Goodspeed® disse:
Nem mais. Não precisas de voltar a soldar o chip á ECU. Compras uns sockets, soldas e depois já os podes tirar e por. Cuidado que por vezes o carro pode não pegar e isso deve-se por vezes á má colocação do chip no socket ou simplesmente gordura das mãos. Nada que um spray de travões não resolva.

Cumps

Por acaso esta eprom é DIP, SMD ou BGA ?
 
Back
Top