ObiWanKenobi disse:
...aborda as questões gerais do funcionamento do motor e define aqueles conceitos que os entendidos dizem quando se querem armar. Explica, por exemplo, o que representa o lambda e o AFR (Air/Fuel Ratio, eu não sabia) e socorre-se de gráficos para mostrar os efeitos da sua variação no desempenho do motor.
Boas,
bem, ObiWanKenobi, vens dar uma lufada de ar fresco a isto...
presumo que o "comentario" a cima tenha sido direccionado para mim, visto ter sido eu quem fiz referência ao afr...
nao me considero entendido como ja fiz questao de salientar e muito menos me quero "armar"... simplesmente pensei que sabiam o que era o afr... :| mas terei mais cuidado em especificar tudo o que sei mais direitinho para que toda a gente perceba
peço desculpas a todos para o caso de ter passado por "armante" ou "especialista", não era essa a minha intensão...
então... qual a minha experiência e em que posso ajudar...
eu nao possuo um audi, nem sequer possuo um carro diesel... (irei ter um A3, dependendo do rumo desta conversa)
a minha experiencia passa por alteração de centralinhas lh´2 2.2 e 2.4 da bosh, todo o sistema de injecção e controlo de pressao de turbo são bosh.
um pouco do meu trabalho no meu actual carro:
alteração de injectores e mapa de ecu:
localização da eporm:
eprom localizada e já ca fora:
centralina de controlo de ignição e pressao de turbo em lh´s 2.4(esta nao é minha, mas tenho algumas iguais):
software basico de edição de mapas e o mapa do meu carro depois de lida a eprom:
Edição e localização em hex do mapa do meu carro (o ObiWanKenobi sabe o que é, os restantes é so pra perceberem o quanto arcaico foi o meu trabalho):
algumas centralinas, eproms e o meu leitor/gravador de eproms e eeproms:
Agora... termos mais tecnicos para que todos compreendam:
somda lambda:
sonda que esta localizada por norma apos os colectores de escape/turbo que faz a leitura dos gases e escape, serve para enviar à centralina dados sobre a combustao. se estiver pobre ira ser administrado mais combustivel, se tiver rica é adicionado mais ar ou subtraido combustivel. Serve tambem para fazer a leitura do AFR que passo em seguida a explicar. podem ter 1 ou duas sondas, por norma a segunda é localizada depois do catalizador e dá aquele erro chato caso ele saia fora
AFR:
é o dado mais importante a ter em conta numa repro... AFR (Air Fuel Ratio) é a relação de ar e combustivel.. para x partes de combustivel temos que ter x partes de ar... este nem pode estar muito RICH (rica, com exesso de combustivel) nem muito LEAN(pobre, com exesso de ar) convem estar mais no meio. se estiver muito RICH os problemas que podemos ter é motor encharcado, nao tao grave como se tivermos muito LEAN em que pode daí vir uma detonação. o resultado de uma detonação pode ser o bloco partido, pistão furado, bielas empenadas... tudo o que vcs nao querem...
então... em suma... RICH = mais segurança, Lean = mais potência...
por norma um mapa mal efectuado obtem mais potencia do que segurança, por isso se partem motores e turbos...
Eprom / eeprom:
as eproms são memorias gravaveis... "tipo" o vosso disco rigido do computador(mais tipo as vossas memorias RAM/ROM), onde sao gravados os dados dos mapas. as eproms sao regravaveis mas para que sejam apagadas têm que ser expostas a luzes ultra violetas (é o meu caso no saab, secaaaaa) as eeproms são apagadas electronicamente (as usadas nas centralinas mais actuais) são mais faceis pk sao apagadas e gravadas em segundos.
tabela do mapa:
a tabela do mapa de injecção, como a postada em cima, por norma(dependendo do software que utilizarem, estou-me a referir à imagem que postei em cima) no eixo X têm a rotação a que o motor vai, no Y a carga do acelarador e para cada valor de X e Y temos a quantidade de combustivel a injectar... (acho que isto nao será nada de novo)
logo, se o turbo entrar as 3000rpms, sabemos que a essa rotação o debito de combustivel tem que ser superior pois tem que equilibrar o ar que entra a mais face ao combustivel.
como podemos calcular o AFR?
para calcular o afr, CONVEM(nao é obrigatorio) ligarmos um Logger à nossa sonda lambda para que fique registado no logger a tabela de afr.
a tabela de afr permite-nos saber que a X rotação e Y carga se a nossa AFR se encontra LEAN ou RICH assim podemos corrigir o nosso mapa...
um exemplo da tabela que atravez do software até podemos ver em tempo real:
imaginem que as 3000 rpms com carga a 50% o nosso logger nos indica que temos pouco combustivel...
vamos ao nosso mapa, nos 50% das 3000 rpms e incrementamos o combustivel.
como data logger posso recomendar este sistema:
http://wbo2.com/3a1/default.htm
bom, bonito e barato(pro que faz, sim, é barato)
podem utilizar um manometro para verem tudo em tempo real
http://wbo2.com/la1/default.htm
pk a diferença entre sensores AFR?
os sensores afr podem ser encontrados tambem por 30 ou 40 euros no ebay... so que estes nao sao wideband, uma sonda lambda wideband permite-nos ver com precisao os dados relativos`ao afr, caso usem uma sonda lambda comum... o vosso manometro de afr parece uma arvore de natal sempre a piscar obtendo uma leitura extremamente incorrecta... as sondas lambdas wideband ainda são um bocadito caritas...
procurem no youtube "afr" ou "air fuel ratio" e vejam as arvores de natal que falo...
qual a vantagem de usarem um mapa feito por voces face ao mapa feito por outra pessoa?
todos os carros sao diferentes... têm conduçoes, desgastes e tratamentos diferentes... e, se uma pessoa faz um mapa para um carro que circula no alentejo, o mapa nao vai ficar tao bom para um carro que circula no porto...
e pk?
pk a densidade do ar, temperatura do mesmo e graus de humidade sao diferentes...
como ja devem ter percebido, um carro anda mais rapido se o tempo estiver fresco... o ar estando mais fresco é mais denso, quanto mais denso for, maior a quantidade de oxigenio presente no mesmo...
por isso existem os intercoolers, para que o ar seja arrefecido antes de entrar na admissao.
ar mais fresco = mais oxigenio por cm3 = mais potencia.
portanto...
se nao querem gastar dinheiro a explorar isto, mais vale usar um mapa feito e testado.
se querem uma coisa realmente bem feita, façam voces mesmos.
Turbos Partidos?
partiram o turbo?
entao é pk o colocaram a rodar a uma velocidade extremamente estupida... e se fosse a vcs nao me preocupava com o turbo, mas sim com os componentes internos do motor... se o turbo rodou a tanta velocidade ao ponto de partir, fez uma pressao completamente estupida... como estará a compressao do vosso motor? os segmentos? esse fumo preto será combustivel a queimar ou oleo na camara de combustao?
como disseram atraz, nao somos profissionais da coisa... apenas curiosos...
e... por acaso alguns até trabalham na area da saude...
nao sou nenhum especialista...
até, por coincidência ao que foi dito, trabalho na urgencia de um hospital central, nao sou mecanico nem algo do tipo...
partilho o que sei, ajudo hoje pk posso precisar amanha.
tenho o cabo odb2 para os audis, caso possa ajudar em algo é favor de apitarem, sou da zona do porto, se alguem quiser marcar um café para discutirmos algo é favor de propor.
espero ter sido explicito nas explicações, mas caso nao tenham percebido algo é favor de perguntar
relembro que nao sou expecialista... caso vejam que algo esta errado é favor de comentar, tambem estou aqui para aprender
os meus parabens, mais uma vez, ao criador do topico.
sugeria que, pegasses no teu primeiro post e colocasses toda a informação resumida que vas tendo, assim poderiamos todos consultar toda a informação num so topico, logo no primeiro, o que achas? e axo que nao deveria ser ocultada informação... qual é o problema de me ter custado mais de 2 anos a aprender o que postei em cima? se posso fazer com que alguem aprenda em 20 minutos?
o lobby das repors hade ser sempre uma entrave.. mas... acreditem que é mais dificil mecher no windows do que fazer repros... se apagam um ficheiro de sistema o windows ja nao arranca... e depois? arranja-se...
se fizeremos as coisas com calma e cabeça... é tão simples como mudarmos o filtro do ar ou o auto-radio...
nao se esqueçam, ar / combustivel / saidas de ar...
(isto ja fora das centralinas) se ha maior aumento de combustivel tem que haver maior debito de ar(pressao de turbo e melhor admissao) se ha mais entrada de ar, tem que haver maior saida do mesmo (escape / cabeça do motor)
o post ja vai longo, tentei ser o mais resumido possivel mas de forma a que possa partilhar o pouco que sei...
se consegui repogramar o meu saab de 1988 que praticamente nao ha informação para estudar... a centralina da audi tambem nao deve de ser dificil de se fazer... muito pelo contrario...
se vcs conseguem colocar ficheiro numa pendrive, tambem conseguem colocar ficheiros numa eprom dentro de uma centralina..
e... para aqueles que querem desmoralizar... pah... com bocas do tipo "vai partir isso tudo, vê la o que fazes" nao ajudam nada... se sabem algo partilhem... todos nos sabemos os riscos das repogramações... se for para ajudar, porreiro, senao... palha nao é preciso nas 7 ou 8 paginas que ja estao escritas.
espero ter ajudado em qualquer coisa...
peço desculpas pelo testamento... se tiver erros ortograficos e frases deslocadas, sorry...tou no meu local de trabalho e nao tenho tempo para reler todo o post
lololol