Gpl em Audi S3 2000

Só para tirar uma duvida minha, os veiculos a Gpl ficam a andar só a gpl ou tambem continuam a poder usar gasolina (ex quando acaba o gpl passar a andar a gasolina).
Vejo o Gpl a varios anos não vejo aceitação por parte de vendedores de combustivel, nem todas os locais tem, por isso talvez tenha que se andar com um mapa, não será um pouco complicado ter de recorrer talvez alguns km extras para abastecer, ou há algum sistema de abastecimento caseiro?
Queria ver bem o resultado de potencia de um carro normal a gasolina e outro resultado do mesmo carro a gpl para começar a mudar os meus neuronios para entrar numa mod destas, poupar, poluiçao, etc tudo bem mas se for para andar menos prefiro meter um taco debaixo do acelerador.
 
auditurbo disse:
Só para tirar uma duvida minha, os veiculos a Gpl ficam a andar só a gpl ou tambem continuam a poder usar gasolina (ex quando acaba o gpl passar a andar a gasolina).
Vejo o Gpl a varios anos não vejo aceitação por parte de vendedores de combustivel, nem todas os locais tem, por isso talvez tenha que se andar com um mapa, não será um pouco complicado ter de recorrer talvez alguns km extras para abastecer, ou há algum sistema de abastecimento caseiro?
Queria ver bem o resultado de potencia de um carro normal a gasolina e outro resultado do mesmo carro a gpl para começar a mudar os meus neuronios para entrar numa mod destas, poupar, poluiçao, etc tudo bem mas se for para andar menos prefiro meter um taco debaixo do acelerador.

Podes perfeitamente usar o carro a GPL e a Gasolina, visto ficares com um botao selector no carro "ou a comutaçao pode ser feita automaticamente em sistemas de gpl mais recentes"...
Em termos de autonomia ficas com um deposito de gasolina e um de GPL.
Quanto aos postos GPL... eu pelo menos vejo imensos... e ando por todo pais..., mas tlv estejas numa zona onde existam poucos, nao sei.

Em relaçao ao resultado de potencia do mesmo carro a Gasolina e GPL, o carro é ligeiramente melhor a funcionar a gasolina (pois está afinado para gasolina), vais notar sobretudo que a curva de potencia nao é tao brusca.. mas fica muito proximo.
Agora se andares sempre a gas.. podes reprogramar a centralina do carro para se adaptar melhor a esse combustivel.. e ai, devido as octanas (superiores) que o gas contem.. iras ter mais potencia.
Para teres um ideia, existem carros que ja saem de origem com sistemas Bi-fuel e que tem mais potencia a gas do que a gasolina ;) (porque vem mapeados para GPL).

Espero ter ajudado!
 
tiaguinho disse:
s3 foge de frente... foge...inseguro?? por amor de deus...
Não quiz perceber bem esta, mas acho deus não se mete nestas coisas.
Uma suposição, porque há S3 com esp, sera para fazer feitio, parece-me que seja para fazer de deus quando alguem como eu tenta fazer de piloto de rally :D.
estou a ver que não se pode dizer nada personal que aproveitam logo para cair em cima indirectamente :|
retiro o que disse do S3, devo de estar enganado e devo não saber dar gaz ou gpl nas rotundas.
 
Em relação ao GPL, passei meses em fóruns dedicados a estudar bem o assunto.

Na altura tinha um Honda (os tais problemáticos para gpl) pelo que dei especial atenção a algumas questões.

Eu pude concluir com elevado grau de certeza que:

- O GPL tem zero poder lubrificante (ao contrário da gasolina), provocando um desgaste acelerado nas válvulas.
Aqui podemos pensar que se resume a alguns hondas e toyotas, mas a realidade é que a lista existente dos carros problemáticos está desactualizada em diversos anos, e só lá estão os que já deram consistentemente barraca. No fórum do autogas estão carros com valvulas rijas (que supostamente não deviam dar problemas) com válvulas gastas.

- A temperatura de combustão do GPL é mais elevada: Isto levanta dois problemas (pelo menos). Um é a perda de performances quando se anda com a carga máxima, e a outra é o maior desgaste mecânico. Mesmo o óleo sofre mais a GPL, exactamente pelas maiores temperaturas - contrariando o que se dizia inicialmente sobre o GPL (que até o óleo durava mais).

- Para resolver estas questões, surgiu o Flashlube e LT Lubricator (solução nacional). Estes partem do princípio que resolvem os problemas anteriores.
O Flashlube não resolve de certeza, porque o seu fluxo constante não permite variações de lubrificante consoante as rpm e carga do acelerador, logo para estar bem para o ralenti, está mal (insuficiente) para andar com carga máxima / elevada.
O LT supostamente resolve este problema, mas nunca foi objectivamente testado (medido).
O que acontece é que carros com lubrificação continuaram a ter problemas de desgaste nas válvulas, logo estas soluções não são soluções, mas sim remendos.

Por outro lado, a mim fazia-me imensa confusão ter de furar o carro, alterar tubagens de refrigeração etc para instalar GPL. Dizem que a qualquer altura se pode tirar, mas depois gostava de ver como se tapam os buracos do bocal de enchimento, passagem de tubos, etc.

Por fim, nunca eu seria capaz de andar com um carro com um combustível que sabia que estava a esforçar e desgastar mais o motor.

Resultado disto tudo: Vendi o honda e comprei um TDI.


Com o que escrevi não quero dizer (de modo nenhum) que acho mal que alguém converta o seu audi para GPL, mas convém ter uma noção dos riscos envolvidos.
Em alguns fóruns dedicados a essa matéria (onde se inclui o português) não existe a isenção necessária para avaliações objectivas, pois por vezes parecem um bando de apaixonados a tentar a "evangelização" do GPL.

Mas isto é apenas uma opinião, e o importante é que o user que fez a transformação esteja satisfeita e de preferência por muitos e bons anos. ;)
 
Este tópico parece tudo menos um projecto :|

Acho bem que se discuta o tema do GPL mas no sitio certo porque isto é um projecto ;)
 
Paiol disse:
Este tópico parece tudo menos um projecto :|

Acho bem que se discuta o tema do GPL mas no sitio certo porque isto é um projecto ;)
X2

Eu acho que ja tinha avisado quando foi aberto este projecto mas parece que ng vê nada :S :S :S :S
 
Ora vamos lá ver quem é que possivelmente não está a ver bem as coisas ...

Este projecto foi aberto por um user somente com o intuito de vender o carro ... basta ter lido o que ele escreveu para se perceber isso...

Tanto é que, após ter sido avisado que não poderia estar a vender o carro aqui até cumprido os requesitos nessessários, nunca mais cá pôs os pés ....

Além de que ....

gvrv disse:
abro este topico para criar aqui um ponto de discussao acerca do gpl e dos pros e contras (e pa tentar "matar" algumas ideias acerca do gpl que podem estar erradas)

O que estaria correcto era mudar este tópico para outra secção .... ;)

Aí para o senhor de cima ...

Meu caro, aqui como é lógico, pode-se falar sim senhor, pelos vistos é desse lado que não se consegue aceitar outras opiniões ....

Se achas o que achas do S3, é lá contigo ... mas pelo que escreves .... não me acredito que conheças assim tão bem o S3 e o modo de aproveitar as potencialidades ....

Eu também já conduzi muitos carros, não quer dizer que lhes retire todo o "sumo" que têm para dar, em comparação com quem os conduz todos os dias...

Se te deres ao trabalho de ir ler o que escrevi no meu projecto (o que eu duvido pois eu tb não iria), reparas por exemplo que afirmo com toda a humildade que tive de reaprender a conduzir...

Hoje em dia posso afirmar que retiro enorme prazer a conduzi-lo, e de uma maneira muito mais à vontade de que à 2 anos atrás .... e olha que quem me conhece sabe que não sou meigo com a criança...

E digo mais, num quattro, mesmo para nós, comuns mortais e não pilotos abençoados, o esp torna-se perfeitamente dispensavel quando sabemos o que fazer ao volante e ao acelerador... ;)

agora façam como entenderem, apaguem, bloqueiem, movam ....

:D
 
boost disse:
Ora vamos lá ver quem é que possivelmente não está a ver bem as coisas ...

Este projecto foi aberto por um user somente com o intuito de vender o carro ... basta ter lido o que ele escreveu para se perceber isso...

Tanto é que, após ter sido avisado que não poderia estar a vender o carro aqui até cumprido os requesitos nessessários, nunca mais cá pôs os pés ....

Além de que ....

O que estaria correcto era mudar este tópico para outra secção .... ;)

Aí para o senhor de cima ...

Meu caro, aqui como é lógico, pode-se falar sim senhor, pelos vistos é desse lado que não se consegue aceitar outras opiniões ....

Se achas o que achas do S3, é lá contigo ... mas pelo que escreves .... não me acredito que conheças assim tão bem o S3 e o modo de aproveitar as potencialidades ....

Eu também já conduzi muitos carros, não quer dizer que lhes retire todo o "sumo" que têm para dar, em comparação com quem os conduz todos os dias...

Se te deres ao trabalho de ir ler o que escrevi no meu projecto (o que eu duvido pois eu tb não iria), reparas por exemplo que afirmo com toda a humildade que tive de reaprender a conduzir...

Hoje em dia posso afirmar que retiro enorme prazer a conduzi-lo, e de uma maneira muito mais à vontade de que à 2 anos atrás .... e olha que quem me conhece sabe que não sou meigo com a criança...

E digo mais, num quattro, mesmo para nós, comuns mortais e não pilotos abençoados, o esp torna-se perfeitamente dispensavel quando sabemos o que fazer ao volante e ao acelerador... ;)

agora façam como entenderem, apaguem, bloqueiem, movam ....

:D


:D :D :D

VAIDOSO!!!!!
LOLOL
 
rca33 disse:
- O GPL tem zero poder lubrificante (ao contrário da gasolina), provocando um desgaste acelerado nas válvulas.
Aqui podemos pensar que se resume a alguns hondas e toyotas, mas a realidade é que a lista existente dos carros problemáticos está desactualizada em diversos anos, e só lá estão os que já deram consistentemente barraca. No fórum do autogas estão carros com valvulas rijas (que supostamente não deviam dar problemas) com válvulas gastas.

- A temperatura de combustão do GPL é mais elevada: Isto levanta dois problemas (pelo menos). Um é a perda de performances quando se anda com a carga máxima, e a outra é o maior desgaste mecânico. Mesmo o óleo sofre mais a GPL, exactamente pelas maiores temperaturas - contrariando o que se dizia inicialmente sobre o GPL (que até o óleo durava mais).

- Para resolver estas questões, surgiu o Flashlube e LT Lubricator (solução nacional). Estes partem do princípio que resolvem os problemas anteriores.
O Flashlube não resolve de certeza, porque o seu fluxo constante não permite variações de lubrificante consoante as rpm e carga do acelerador, logo para estar bem para o ralenti, está mal (insuficiente) para andar com carga máxima / elevada.
O LT supostamente resolve este problema, mas nunca foi objectivamente testado (medido).
O que acontece é que carros com lubrificação continuaram a ter problemas de desgaste nas válvulas, logo estas soluções não são soluções, mas sim remendos.

Aqui está precisamente o que eu referia à dias, foi-me explicado de boca, faltava-me o "palavreado" técnico ...

Se isto para um carro stock, que é a situação onde apoio 100% a conversão para GPL, já acontece .... imaginem na situação onde eu não apoio, que são carros a gasolina, comprados com o intuito de upgrades de potência.

;)
 
boost disse:
Aqui está precisamente o que eu referia à dias, foi-me explicado de boca, faltava-me o "palavreado" técnico ...

Se isto para um carro stock, que é a situação onde apoio 100% a conversão para GPL, já acontece .... imaginem na situação onde eu não apoio, que são carros a gasolina, comprados com o intuito de upgrades de potência.

;)

Sim, sem duvida!
A temperatura de queima do gas é superior á da gasolina, devido a ter mais octanas e poder calorifico que a gasolina.
De qq forma, tudo isso é ultrapassavel num carro stock, basta que se troque o termostato por um que abra a uma temperatura inferior, e no caso dos 1.8T e S3 por exemplo com a introduçao de um Intercooler maior que o original, visto que estes carros sofrem com o calor por natureza.
Quanto á questao da lubrificaçao.. se o homem diz que assim é... ;) nao há ca peritos em sistemas de gás para contrariar.. de qq forma tenho lido bastante sobre o tema GPL e o LT Lubricator tem um feedback bastante bom devido a introduzir lubrificante no ciclo de queima do motor (em quantidade diferente consoante as RPM).

De qq forma ja vi carros que sempre andaram a GPL e que actualmente tem 200mil km e mais.. e nunca tiverem problemas relacionados com o uso do GPL.

E mais que isso.. um carro mais antigo (que usasse gasolina super c/chumbo) e que use gasolina sem chumbo sofre do mesmo mal com as valvulas, e nao é pela falta de lubrificação da gasolina.. mas sim porque as valvulas nao eram tao resistentes como as dos carros actuais.. e a ausencia do chumbo na gasolina faz com que elas se deteriorem.

É bom, ler feedback a favor e contra o GPL...
Mas iremos ficar sempre com duvidas ;)
 
Sparky disse:
É bom, ler feedback a favor e contra o GPL...
Mas iremos ficar sempre com duvidas ;)

é sempre bom desde que as pessoas consigam ler aceitar ou não a opinião dos outros e não partam para "ataques pessoais" como tem acontecido noutros tópicos do género ...

Relativamente a dúvidas ...

Eu hoje em dia não tenho a menor dúvida, já estou farto de referir isso .... No país que temos, com os preços que temos ... o GPL é a melhor alternativa de combustivel que existe ... e nos próximos tempo poderá vir a fazer parte do meu dia-a-dia (não no S3 :D)

Desde que aplicado em carros que vão permanecer "stocks" ....

;)
 
O problema do aquecimento superior nos GPL não daria para contrariar com um intercoller maior e com maior capacidade?
 
Back
Top