Help - Compra de RNS (quer seja D ou E) para A4_B5

neljoe

Moderator
Tenho ideias de comprar um RNS... mas indeciso entre o D ou o E

_________________________________________________

O Symphony I que tenho neste momento:

DSC00206.jpg

_________________________________________________

O RNS-D encaixa na B5 Restyling sem problemas desde que compre o Modelo indicado.

3-5-08008.jpg

_________________________________________________

Se optar pelo RNS-E, como não existe para A4_B5, terei que comprar o Modelo 4B0 do A6 para assim aproveitar o faceplate larguíssimo que preciso, e cortar em baixo... mas mesmo assim fica uma "fenda" nas laterais que não acho piada nenhuma, mas...

rnseface2.jpg



A seguinte imagem diz quase tudo sobre as suas opções:

RNSE_PROXUSdiagram.jpg



Já andei a pesquisar e existe um DIY de Symphony I para RNS-E perfeito para usar caso avance:


http://www.nsxjr.com/docs/RNS.pdf

_________________________________________________

As dúvidas são as seguintes:

RNS-D

- quais as principais funções?
- que "extras" (modulos/interfaces) poderei aplicar?
- cuidados a ter na Compra?
- o que é o "DX"?
- principais diferenças em relação ao RNS-E?


Tudo que me possam dizer ajudará na compra...

8)
 
Last edited:
lucianorato disse:
RNS-D não le Cd musicais.
Tens de comprar uma caixa de Cd ou um Xcarlink

Mapas só em CD

e mais num sei
basicamente... tirando o leitor de cartões SD que o rns-e tem ;)
 
Rns-d lê apenas cd de navegação, caso não adiciones nenhum hardware tens apenas um rádio com ecrã que não te servirá de muito. Tens a vantagem de existir um modelo pra B5. Rns-e lê dvds de navegação (maior cartografia) e de áudio/mp3, tem os leitores de cartões (pra mp3 apenas) e ecrã maior. Em ambos os casos poderás adicionar o módulo multimedia o que te permitirá adicionar tudo o que tiver saídas Rca de vídeo e som. Tens a desvantagem de não existir um modelo próprio pro teu carro AKA vais ter de inventar. Em todo o caso, e isto de quem já teve os 2, o Rns-e é um mundo ao lado do seu "antepassado" D. não sei como andam os preços mas o E é certamente mais caro como é lógico. Dx ou non-Dx são versões de cds de navegação para o rns-d. Non-dx são mais antigos, evita esses modelos. Isto pelo tlm é fod@ ó Egas!
 
Ora aí está um bom topico que eu vou seguir atentamente, embora já esteja practicamente decidido.
 
MoByS disse:
Rns-d lê apenas cd de navegação, caso não adiciones nenhum hardware tens apenas um rádio com ecrã que não te servirá de muito. Tens a vantagem de existir um modelo pra B5. Rns-e lê dvds de navegação (maior cartografia) e de áudio/mp3, tem os leitores de cartões (pra mp3 apenas) e ecrã maior. Em ambos os casos poderás adicionar o módulo multimedia o que te permitirá adicionar tudo o que tiver saídas Rca de vídeo e som. Tens a desvantagem de não existir um modelo próprio pro teu carro AKA vais ter de inventar. Em todo o caso, e isto de quem já teve os 2, o Rns-e é um mundo ao lado do seu "antepassado" D. não sei como andam os preços mas o E é certamente mais caro como é lógico. Dx ou non-Dx são versões de cds de navegação para o rns-d. Non-dx são mais antigos, evita esses modelos. Isto pelo tlm é fod@ ó Egas!

Preços E-Bay:

- rondam os 350/400€ pelo RNS-D (A4_B5) e 700/750€ (A6) pelo RNS-E.
 
O E tem tmc integrado e passa-te as infos para o Cb automaticamente. Outra, a cor dos E é diferente da cor do teu Ac, a cor do D é igual.
 
Mais INFO sobre um RNS-E@B5

You need an RNS-E unit from an Audi A6 as it has a wider faceplate. Or if you plan to modify the faceplate (widen it), then the A4 one will also do.

Even with the A6 unit you will have a slight gap on either side. And also the bottom of it has to be chopped slightly.

You will also need to tap the CAN wires at the instrument cluster, or swap the pins at either end (radio and cluster) as per one of the installation guides on the net.

And lastly a appropriate wiring loom/converter, and GPS aerial.

Virtually plug and play with all of the above (minus the CAN wiring), bar some coding which can be done with VAG-COM.

@ http://www.rs246.com/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&t=65824&highlight=carbon

Com o FACEPLATE já alterado:

RS4-02.jpg

:twisted: :twisted: :twisted:
:twisted: :twisted:
:twisted:
 
Eh pah, sinceramente desconhecia a existencia desses "faceplate".... pelo que assim sem duvida que deves ptar pelo RNS-E mais que não seja pelo ecrã...

De qualquer maneira se optares pelo D tens que optar pela versão dos A6.. k é ligeiramente mais larga e serve melhor no teu modelo...

Mas tendo tu um pósrestyling e possibilidade aproveita e por logo um RNS-E... é sem duvida melhor opção...

Essa questão do "faceplate" deixoume mesmo muito curioso.... ha possibilidades de me enviares mais alguma informaçao disso?! Nomeadamente onde e como comprar?!


Obrigado
 
Pc_WinBoard disse:
Eh pah, sinceramente desconhecia a existencia desses "faceplate".... pelo que assim sem duvida que deves ptar pelo RNS-E mais que não seja pelo ecrã...

De qualquer maneira se optares pelo D tens que optar pela versão dos A6.. k é ligeiramente mais larga e serve melhor no teu modelo...

Mas tendo tu um pósrestyling e possibilidade aproveita e por logo um RNS-E... é sem duvida melhor opção...

Essa questão do "faceplate" deixoume mesmo muito curioso.... ha possibilidades de me enviares mais alguma informaçao disso?! Nomeadamente onde e como comprar?!


Obrigado

Nada disso, existe um RNS-D próprio para o A4_B5 Restyling... no "pré" é que não houve.

_________________________________________________

A questão dos FACEPLATES é fácil... há vários tipos conforme o "feitio" da consola em que cada um é instalado:

rnstypes.gif


Se optar pelo RNS-E e não me importar da "fenda" nos lados, então compro o do A6 (4B0)... mas se for para alterar o Faceplate tapando as "fendas", então opto por um RNS-E vindo de um A4_B6 (mais oferta = baratos baratos) e avanço com a bricolage de tapar.
 
Back
Top