Vou madar a minha posta
![Big Grin :green: :green:](https://cdn.jsdelivr.net/joypixels/assets/8.0/png/unicode/64/1f600.png)
Eu trabalho numa multinacional alemã q funciona por turnos rotativos e um horário fixo das 8h às 12h, 12h30 às 16h30.. Este horário fixo, antes tinhamos uma hora p almoço (12h às 13h), cm temos cantina achamos 1h muito tempo pois meia hora dava bem para almoçar, então acordamos com os recursos humanos passar a ter apenas meia hora de almoço e em vez de sairmos às 17h, passamos a saír às 16h30.
Qto aos turnos rotativos, q é a situação em q m encontro neste momento, são 3 pois a empresa trabalha 24h.. 1º turno das 6 às 14h, 2º turno das 14 às 22h e 3º turno das 22h às 6h da manhã. Qquer um dos turnos tem direito ameia hora para almoço e uns bocadinhos não contabilizados para "sandes", café, fumar etc. Estes bocadinhos não são controlados, a empresa deixa os trabalhadores "à vontade" claro q s houverem abusos são chamados à atenção.. Neste momento estou a trabalhar no turno da manhã, a minha hora de almoço deveria ser os tais 30min usados num intervalo entre as 11h e as 12h30.. Cm trabalho na manuteção e em caso de avaria deve ser resolvida o mais rápido possivel, s m avariar uma máquina às 11h é claro q já não vou almoçar às 11h, tenho de resolver a avria antes. S a avaria demorar por ex 5h então tenho de combinar com o meu colega, 1º vai um, dps outro de maneira a q fique sempre alguém de volta da máquina.. Claro q dps há tdo o tipo de operadores.. Há os q aproveitam a máquina estar parada e desaparacem logo tomar café etc, os q aproveitam e vão logo almoçar, os q perguntam qto tempo vai demorar a avaria, s é precisa a ajuda deles ou podem aproveirar p ir almoçar, os q ficam a mandar bitaites por cima do ombro e dps da maquina pronta é q vão almoçar etc etc.. Tdo isto p dizer q tem de haver flexibilidade e diálogo, no meu caso não posso simplesmente c@gar e ir almoçar pq não ia dar certo.
Qto às leis, é politica da empresa, ao fim de 4h de trabalho dar logo meia hora, por ex s for trabalhar um sábado, ao fim de 4h já pagam o almoço.. E s o trabalhador trabalhar as 8h, a empresa sxó paga 7h30 pois essa meia hora seria p almoço, s o trabalhador não a quis "gozar" não a vai receber.
Não precebo q tipos de contratempos s falam pois no meu sector tdos os dias tenho contratempos, há maquinas a ficarem paradas dias a fazer diagnosticos, à espera de peças etc e nunca deixei de ir almoçar, agora não vou é sempre à mma hora, tanto posso ir às 11h cm às 11h15, 12h40, 13h30 etc etc..
ufa