Respostas in-line...
São ideias, se bem que denoto ai um sentimento um pouco de revolta com qq coisa.
Eu constato uma realidade diferente.
Tenho uma pequena empresa que abri à 3 anos atras. na qual a minha esposa trabalha, em 2011 dupliquei a facturação em 2012 comprativamente a igual periodo de 2011 tenho um aumento de 400% , Caiu do ceu? Claro que nao, fiquei parado a espera que crise passe a criticar tudo e todos? Obvio que não, acreditei, investi e andei para a frente
A uns 3 anos eu trabalhava no departamento juridico de uma multinacional, quando começaram a mandar pessoas embora fiquei com o trabalho de 4 pessoas a meu cargo, era impossivel, o meu director era assim como tu, ainda me disse que tinha muita sorte pois tinha sido dos pouco que tinha mantido o empregro, nao lhe respondi, no mesmo dia pedi demissao á administraçao.
Nao fui para o fundo de desemprego, dobrei as mangas da camisa e fui a luta, em plena altura de "crise" fui contratado em regime externo para outra instituiçao, (Onde ganho mais e valorizam o meu trabalho)
Pago os meus impostos. nao estou a espera de receber a liquidaçao do IRS até porque tenho é a pagar e não a receber ( E Pago e nem reclamo). Ao contrario de 90% da população nao arranjo mil e um oficios para ludibriar o estado em tudo o que possa, assumo na integra os meus compromissos.
Tens um discurso bonito no papel, mas vazio no geral, sem fundamentação nenhuma, és contra porque sim.........
O flagelo da fome, desemprego, etc etc é real...... MAS...... Nada de novo.....
Já existe á muito, sempre existiu, muitas dessas pessoas nada fazem para mudar de vida, outra estao a colher exactamente o que descrevi atras, acharam em tempos que podiam tudo e ter tudo, mais que obvio que essa fatura vinha para pagar mais cedo ou mais tarde, agora aguentem
Nao tenho filiaçao politica nem a esquerda nem á direita, no entanto e analizando friamente as coisas so digo isto, deem-se por muito felizes de ainda irem tendo IRS para receber, de ainda terem o Ordenado no fim do mes, de ainda terem subsidio de desemprego etc
Falar é facil, portugal está cheio de treinadores de bancada, que falam falam falam mas agir? é mentira.
Pois como dizes nao precisamos de trabalhar mais, mas de trabalhar melhor. Está errado, O Povo portugues na sua maioria até é bom no que faz, Mas infelizmente ate para trabalhar uma simples meia hora a mais é o fim do mundo, mas fazer pausas para o cigarro e cafezionho é um direito. CERTO alias CERTISSIMO
Enquanto o povo nao mudar de mentalidade estamos mal, muito mal, não tragas exemplos de fora (Dinamarca) pois nem sequer é comparavel. Desculpa o termo, fizemos Merd* da grossa durante 20 anos e agora a boa maneira tuga sacudimos a agua do capote.
Não haja é ilusoes de uma coisa, o pais esta como está é verdade, mas a culpa é de todos nós, e quando alguem tenta impor algumas regras OBRIGATORIAS temos o caldinho entornado.
Nao tenho o minimo problema de contribuir um pouco mais durante 4 ou 5 anos , para depois colher algo, lamuriar e criticar só porque sim, é que não sou capaz.