Kick do turbo

Este é o primeiro tópico que escrevo.

Sou proprietário de uma Seat Ibiza TDI 90cv (6K3), e estou com um pequeno problema que já se arrasta há algum tempo. É que a minha carroça está um pouco lenta, ou seja, não sinto o famoso Kick dos TDI's, a potencia parece muito linear. O carro até puxa bem, mas demora a sair e em AE, quando apanho uma subida, não aguenta a mesma velocidade, ou seja, se começo a subir a 180 Km/h, se a subida se prolongar, ele baixa-me para os +- 150 o que não acontecia.

Já mandei verificar e limpar o IC, já deitei aditivo para limpeza de injectores, gasóleo sempre do especial, bomba injectora no ponto (3.4) e VAG COM não acusa nada (MAP,IAT,N75).

Agradecia sujestões aos entendidos e a quem teve já este problema (e aos restantes):pray:.

Obrigado
 
Com esse bloco se calhar não podes pedir muito mais, digo isso porque aqui o da empresa que é igual e é um ''vê se te avias'' para andar..
 
A carrinha tem 170mil km todos feiros por mim e o turbo é o de origem. O turbo em principio está em bom estado, bem como o compressor do turbo.
Este turbo é de geometria fixa pelo que não carece de limpeza, mas o colector de admissão está um pouco sujo. Se tivesse a certeza que se o limpasse resolvia o assunto fazia-o de imediato, é que essa operação não fica muito barata.

Ainda não mudei tubos de vacuo mas de resto não me parece que existam tubos rotos.:(
 
A carrinha, quando nova, andava bem melhor(claro os KM contam). Este bloco, na minha opinião é bastante bom, aliás, as referências que andam por aí confirmam isso mesmo. E embora não esteja tão eficaz não me posso queixar muito. A situação é que não gosto de andar com uma coisa que sei que não está a 100%, pois um problema pode causar outros...
 
6K3 é igual a 6K2, também não sei bem a razão desta diferença de referência :)

teoricamente seria a designação correcta..
6k - os de para-choques de chapa
6k2 - o 1º restyle quando passaram pra xoques de plastico
6k3 - o 2º restyle quando a frente/traseira/interior mudou

agora a designação 6k2 e 6k3 aparece misturada no mesmo modelo.. seja como for.. quem é que entende esses espanhois... :D


mesmo que afirmes que os turbos de geometria fixa não carecem de descarbonização.. acho que nunca seria de descurar..
vale sempre a pena fazer isso pois em qualquer diesel há acomulação de "lodo" na admissão e carvão no escape ;)
 
6K3 talvez seja por ter uma consola diferente. é que a minha tem um monitorzito na consola central. existem ibizas que não possuem (monitor no lugar do radio).
 
finalmente aqui o amigo AgA já bebeu cafézito, o discurso mudou logo :p

ainda falta um cigarro!!!

mas olha que isto tem de ser assim, agora ao menos já se sabe quem é o novo amigo e o que veio fazer aqui!
chegar e matar com um topico de duvida cheira-me a paraquedista!! :D
 
verifica com o vag com se as pressões do turbo estão aceitaveis. De qualquer forma, já andei em varios 90cv, com geometria variavel e fixa, e não se sente grandes coisas desse kick do turbo, o de geometria fixa então aquilo é quase linear mesmo... e isso de passar de 180 para 150 numa subida acho bem normal para um 90CV, pois o meu era de 90cv e fazia o mesmo...
 
verifica com o vag com se as pressões do turbo estão aceitaveis. De qualquer forma, já andei em varios 90cv, com geometria variavel e fixa, e não se sente grandes coisas desse kick do turbo, o de geometria fixa então aquilo é quase linear mesmo... e isso de passar de 180 para 150 numa subida acho bem normal para um 90CV, pois o meu era de 90cv e fazia o mesmo...

Só acho estranho pois o comportamento quando era mais novo era bem diferente.
Relativamente às pressões, um mecanico da Bosh disse-me que o turbo atingia picos de pressão de 1.1 (que é o normal), mas não era nas alturas certas... não entendi bem aquilo que ele queria dizer, nem me disse qual a solução pois não sabia nem o VAG registava qualquer erro ou anomalia.
 
O turbo faz a pressão, mas o carro não dispara, parece que não tem compressão.Engraçado é que o carro não faz ponta de fumo pelo que ponhe de parte uma má combustão, ou seja, uma fuga de ar, e uma vez que a bomba está no ponto, não deve existir falta de gasóleo.
 
Back
Top