Bem hoje deu-me na telha e pus mãos à obra a fazer experiências.
Voltei a colocar o termostato e sensor de origem (tanto pode ser os de fábrica com 22 anos ou algum dono já trocou, e bem por OEM

)
E depois disso coloquei o carro a trabalhar sem a tampa do depósito de compensação, e tudo certinho até o ponteiro do quadrante ressuscitou! No quadrante 90º no VAG-COM 80º e mal passou disso 81/82/80.. Muito bem até aqui.
Até que fechei a tampa com o carro ligado e a temperatura desceu logo para os 70º tanto no quadrante e no VAG, e nunca pasou disso, sempre a descer

Voltei a tentar fazer purga, mas desta vez desliguei o carro antes de colocar a tampa. Deu no mesmo resultado. Em andamento (só testei 1km) dos 80/90º foi para os 70º e nunca subiu mais...
Conclusão com o termostato e sensor Gates não passava dos 60º. Agora que o tirei fora ele estava fechado, esperava que tivesse aberto. Testei "na panela" e ele abriu certinho...