Pedro tu que conheces vários bancos de potência diz me então a resposta à minha dúvida. É possível ou não o operador adulterar a medição?
1. o setup do dyno pode ser feito de maneira a adulterar mas a maior parte das vezes e cá especialmente isso acontece por incopetência. dps há dynos e dynos, de melhor e pior qualidade, uns devidamente mantidos e calibrados e outros não.
2. quem opera o dyno pode "puxar" o carro de maneira incorrecta, na mudança incorrecta (dependendo do tipo de dyno isto pode ter muito ou pouco impacto)
3. depois há a estupidez e desculpem mas é isso mesmo da fixação pelos valores máximos (e é essa mesquinhez tão portuguesa que leva ao ponto 2.
"ah, mas o nao sei qtos tirou n sei qtos cavalos, por isso se tirares menos é pq é pior"). a maioria das pessoas nem sabe perceber pelo gráfico se têm um carro bom para o tipo de condução que pretendem (nem os donos nem quem faz o remap ou opera o dyno, porque ninguém pode olhar para os gráficos acima e achar que está OK). os donos não tem noção do quanto está a ser puxado pelos componentes para obter tais valores. obter mais um bocado de potencia é sempre fácil, é só ir subindo, mas dps o material parte. notem que há muita boa gente a fazer óptimo trabalho, mas infelizmente há ainda mais gente sem qualquer base, formação ou profissionalismo a fazer o mesmo.
4. a péssima manutenção dos carros em Portugal mas com o donos que os carros não têm problemas. quando se pretende aumentar rendimento tem que estar tudo num brinco, porque o motor vai ser apurado. o remap é alias uma boa forma de saber a saude do motor. neste ponto podia contar aqui historias atras de historias.
Conclusão, se querem aumentar a potencia, vão a alguem que saiba minimamente o que está a fazer, que tenha o seu trabalho testado de forma inequivoca e se querem ter certezas de valores façam um teste numa outra entidade que não ganhe nada com o assunto (dai recomendar a Auto Pampelona porque para além de terem um dyno bem calibrado, remaps e em especial remaps de carros de estrada não é o core business deles).
depois seja onde for, o teste deve ser executado várias vezes para atestar que a máquina de teste obtém valores uma variância desprezável (tipo 1%/2% de variação talvez mais derivado a heat soak mas vai depender o motor e instalação do dyno). a puxada deve ser feita na mudança mais próxima da relação 1:1 entre caixa e motor (normamente a quinta velocidade). devem evitar dynos de rolos livres (vejam o video acima do skyline e pode ler o artigo todo para perceberem as diferenças)