Papás & Pestinhas - O TÓPICO

Mais uma vez vos desejo as melhores felicidades e que tudo vos corra muito bem...

Se tudo também nos correr bem, daqui a mais ou menos 2 meses é a nossa vez de seguir para a Maternidade... :green:

Então cá vamos:

"E 4 dias depois do Grande Dia, ainda na fase de adaptaçao, posso dizer que a Felicidade e o Orgulho são os sentimentos que mais me/nos assistem no momento! A vida deu-nos o principe mais "perfeito" que pudiamos desejar!
Correu tudo muito bem devido a um trabalho de equipa extraordinário, logo, Muitos Parabéns a nós 3! Toda a preparação feita foi, sem dúvida nenhuma, fundamental no decorrer do processo e até o bebé pareceu entrar perfeitamente na dinâmica... Ao pai só faltou mesmo parir. Como em toda a gravidez teve o papel mais presente, activo, companheiro... mais fundamental possivel... Muito Obrigada Amor!
Os inconvenientes habituais, trocas de horários, cansaço, dores, privação de sono, começaram logo na 1ª noite, mas logo (ou menos logo) passarão ;)
Resta-me agradecer a todos as "saborosas" palavras de carinho e enviar uma fofa beijoca do Pedrinho a todos os amiguinhos :)"

Esta foi a versão_face que reflecte a parte mais emocional da experiência, e que partilho convosco!

Passando agora ao "relatório técnico" aqui para os não-papás e principalmente para os papás que tantas dúvidas nos tiraram cá fica:

Começando pelo ponto mais crítico e respondendo desde já aos mais "duvidosos": NÃO, NÃO CONSEGUI PRESCINDIR DA EPIDURAL! :|

Aos 2-3cm de dilatação as dores começaram a apertar de tal forma que entendi não se justificar o “sofrimento” e pôr algo em causa durante o restante processo do parto. Então pedi "o alivio", que lateralizou acabando por me deixar uma dorzaça persistente no lado esquerdo que fez questão de me acompanhar até ao fim. Na fase de expulsão a dor estava lá toda mas concentrada numa forte pontada!!! :|

Contudo, considero que correu lindamente para 1º Parto: Ruptura da bolsa às 8.10h, início das verdadeiras dores por volta das 12.00h, tomada da epidural às 15.30h aos 4cm de dilatação, dilatação total - 10cm - às 18.00h e o "comece a puxar!!!"... 40 minutos de período expulsivo sempre a bombar, mãe e pai (realço a importância do pai nesta fase!!!). 18.40h e o Pedrinho sai apressado (como a mãe :)).
Fiquei animadissima quando vi que demorei umas miseras 2,5 horas a passar dos 4cm à dilatação total! Yuuuupiii, era um bom presságio... e foi!

São momentos realmente únicos que podendo ser vividos incondicionalmente em casal ganha uma dimensão extraordinária. O Hugo esteve SEMPRE connosco e à altura dele próprio (uma vez que não é baixo),portou-se como um Grande Pai, e assim continua... principalmente nos episódios de cólicas!

Não me canso de reforçar a importancia da Preparação para o Parto tanto para nós como para os profissionais de saude que não acompanham, e que conseguem ganhar outra confiança no casal quando os sentem bem preparados. As coisas correm indiscutivelmente melhor!

Para o pessoal do Porto/Zona Norte aconselho a Maternidade Júlio Dinis sem reservas!!! Boas instalações, excelente pessoal técnico e principalmente um contínuo e constante acompanhamento por parte do pai, o que acreditem, faz toda a diferença! ;) O único senão é mesmo não poderem permanecer lá durante a noite...

A episiotomia e os edemas no pés/pernas são os únicos aspectos realmente desagradáveis e que ainda me afectam um pouco.

A amamentação está a decorrer normalmente, depois de um ligeiro e breve stress inicial devido às dorezitas que surgiram. Ele mama bem e já não é tão complicado acordá-lo para mamar como há 2 dias :o

A exaustão dos primeiros 2 dias foi brutal... mas agora, 5 dias depois e já mais recomposta, posso adiantar que a nova normalidade vai aos poucos sendo retomada e que temos um lindo filhote, calminho, morenaço e cabeludo, que apenas as cólicas conseguem transtornar... o que custa bastante assistir!

E assim vamos, Ba_ba_di_ssi_mos que até enjoa :)

Como estamos perto das marchas de St. António resta-me concluir, gritando: "O NOSSO FILHO É LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINDO!" :green: :green:

Só tenho 1 coisa a dizer...

:palmas: :palmas: :palmas:

;)

:) ja agora e caso não sabem Podem usar Aero-Om ou outro acalmante para o miudo ficar mais calmo durante as colicas :P

E acreditem que ajuda.

Sim, conhecemos... mas ele ainda é muito pequenino para tomar

Temos mesmo de continuar apenas com as soluções menos invasivas, massagens, ginástica às perninhas, cotonete, etc.

atenção que o aero om não é para acalmar :) é mesmo para as cólicas dos bebes :) mas como é doce eles calam-se logo

a minha solução mais natural era: dar de mamar! assim que começam a comer relaxam e o ar sai todo :)

atenção que o aero om não é para acalmar :) é mesmo para as cólicas dos bebes :) mas como é doce eles calam-se logo

a minha solução mais natural era: dar de mamar! assim que começam a comer relaxam e o ar sai todo :)

Como diz a nossa enfermeira/parteira "o leite materno tem benuron" :green:

No caso dele quando está com fortes dores não agarra a mama, só esfrega esfrega, desesperado, mas não agarra! :|

Só mesmo o tempo, muita paciência... e os exercicios habituais!

Como diz a nossa enfermeira/parteira "o leite materno tem benuron" :green:

No caso dele quando está com fortes dores não agarra a mama, só esfrega esfrega, desesperado, mas não agarra! :|

Só mesmo o tempo, muita paciência... e os exercicios habituais!

pois... é que a mi.mi saiu da maternidade com 50% de mama e 50% de leite da lata :P

e o leite de biberon é bem mais facil de beber que o da mama. é que o de biberon não existe esforço nenhum para beber :D

Sim, conhecemos... mas ele ainda é muito pequenino para tomar

Temos mesmo de continuar apenas com as soluções menos invasivas, massagens, ginástica às perninhas, cotonete, etc.

Em Coimbra deram lhe o Aero Om na segunda noite ... mas segundo o nosso pediatra existe um outro a base de plantas naturais e que até será mais eficaz:)

Para já não toma nada disso, prefiro perder um bom bocado com ele (ainda agora estive uma boa meia hora nisso) a massajá-lo, a falar para ele...

É certo que me custa vê-lo a sofrer, mas aos poucos sabe-me pela vida vê-lo a suspirar de alivio e ficar a olhar para mim :oops:

Acho que só vamos mesmo optar por outros meios naquelas crises mais fortes...

Para já não toma nada disso, prefiro perder um bom bocado com ele (ainda agora estive uma boa meia hora nisso) a massajá-lo, a falar para ele...

É certo que me custa vê-lo a sofrer, mas aos poucos sabe-me pela vida vê-lo a suspirar de alivio e ficar a olhar para mim :oops:

Acho que só vamos mesmo optar por outros meios naquelas crises mais fortes...

Tenho a impressão que o calo que tenho no polegar e no dedo médio ainda vem de fazer isso...

Passava horas a massajar a barriguita...

... "O NOSSO FILHO É LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINDO!" :green: :green:

Com todo esse Amor, sóis todos lindos, e estais todos de Parabéns :)

Para o Pai, aconselho uma linda experiência (se é que ainda não aconteceu) : deixar o filhote, tirar uma rica soneca, deitado em cima da barriga dele...

O meu adorava, e eu tb :)

Para as cólicas, o que eu fazia muitas vezes e ajudava bastante, era deitar o Rafa de barriga para baixo, sobre o meu braço esquerdo, e com a mão direita, massajava a barriguinha...
Mais ou menos assim:
DSC01038-520x345.jpg

Para o Pai, aconselho uma linda experiência (se é que ainda não aconteceu) : deixar o filhote, tirar uma rica soneca, deitado em cima da barriga dele...

UI UI ... tá fartinho de fazer isso :twisted: sabe pela vida...

E começou cedinho :green: ainda na sala de parto, depois de ter estado deitado no peito da mãe um bom pedaço (na maternidade fazem questão de fazer o que eles chamam "pele com pele", o bebé sai cá para fora e depois do pai cortar o cordão deitam-no logo no peito da mãe)...

scaled.php

Após isso deram-me o miúdo para eu o vestir, e enquanto andavam todos de volta da mãe estive entretido a colocar-lhe a fralda e a vestir... eu tive o "meu momento com ele" :) ... a sala cheia de gente e "nós" na nossa :green:

scaled.php

A mamã ainda tirou umas fotitas :green:

scaled.php

sentei-me no sofá (inclinado para o caso do pai se sentir mal :green:) e esteve ali uma boa hora a dormir em cima de mim :):):)

547125_275906039173651_2056005228_n.jpg

E não tem dia que passe (já faz hoje 8 dias!!!!!) que a cena não se repita :oops:

Back