Preciso de ajuda psicológica

Os gozões que se acalmem que isto é assunto sério...:p

Bem meus amigos, pedir ajuda e opiniões nunca é demais portanto gostava que especialmente quem já tenha passado por isso me consiga dar umas dicas ou partilhe a forma como conseguiu.

A ideia é DEIXAR DE FUMAR!!!

Os tais pensinhos de colar no corpo esqueçam la isso que ja tentei e quando dei por mim andava de penso colado e de cigarro na boca, chegava ao fim do dia com nicotina com fartura na carola.:duhh:

Pra terem uma ideia do "tamanho" do vicio, sozinho tem dias que consigo fumar mais de 1 maço inteiro de tabaco, outros é á conta, e pronto, alguns dias o maço lá chega por pouco.

E pronto, é isto...obrigado desde já.
 
Há medicação para te tirar a vontade de fumar. Reduzes sem esforço nenhum 70%. Os outros 30% tem de ser por tua vontade e esforço. Fala com o teu médico de familia e pede uma receita e aconcelhamento.
 
Só um maço??? chamas a isso vicio? o meu colega de trabalho fumava 2 e pouco! acendia uns com os outros. ( sem brincar)
E com um bocadinho de força de vontade os deixou e ja la vao 2 anos! e ja fumava a muitos mais.....
 
Eu fumei durante 2 anos e deixei por vontade propria, tive uma recaida e voltei a insistir, desde de 94 que nao fumei mais, os primeiros 8 meses sao os mais dificeis. Algumas tecnicas, cria uma multa para ti mesmo tipo, metes 10 euros de parte por cada cigarro que fumas, cola a fotografia de
alguem que detestes no maco. Podes sempre tentar o cigarro electrico e ir tentando reduzir as doses, mas se realmente nao consegues sosinho
o melhor e pedires ajuda medica.
Ja ouvi dizer que ha quem recorra a apuncultura ou mesmo hipnotismo para parar de fumar, diz-se que o hipnotismo e muito eficaz...
 
Os pensos e pastilhas o que fazem é uma substituição da nicotina que obtens no cigarro. A questão que se põe é:

És viciado na nicotina ou fumas por socializar e/ou prazer? Se te faz falta a nicotina os pensos e as pastilhas dão sem dúvida uma boa ajuda ao processo de deixar de fumar! Os pensos e pastilhas normalmente têm diferente dosagem consoante o nro de cigarros que fumas por dia! Estavas a fazer a dosagem adequada? Conheço casos de sucesso com este tipo de produtos..
Se não te faz falta a nicotina, e fumas só por prazer/socializar, o melhor que tens a fazer é evitar ambientes de fumo, arranjar ocupações para as alturas que tencionas fumar! Por exemplo, ahh e tal tomei um café.. vou fumar um cigarro que vai ser do caraiii!! Em vez disso metes uma pastilha elástica à boca e vais fazer uma tarefa que te ocupe.. nem que seja arrumar a cozinha :p
O mais importante de tudo é ter motivação para o fazer! Se queres realmente deixar é para ser com empenho e sem fraquejar ao primeiro sintoma de privação do cigarro! Além desses pensos e pastilhas existem outros tratamentos por via oral (champix) que também é bastante eficaz! Mas não compres isto sem falar com o teu médico para saber se isto se adequa a ti!
Boa sorte e força nisso! ;)
 
Acho que a melhor medicaçao mesmo é a força de vontade amigo. O meu avo fumava 4 e nao nao estou a brincar eram 4 maços ao dia até que chegou a uma bela altura que disse a partir de hoje nao fumo mais e simplesmente deixou. Nao digo que é facil mas há que fazer tentativas e ter muita força de vontade, Desde ja espero que consigas ultrapassar isso amigo
 
Boas rapaz,

A questão de deixar de fumar, parte acima de tudo e de todos da vontade do fumador em querer deixar de fumar.
A segunda parte do ponto de vista da saúde.

Lendo o teu post, considero que para aquilo que fumas nem precisavas dos pensos, precisavas era sim de te mentalizares em querer deixar de fumar, contando e isto é fundamental, com aqueles que te apoiam nesta tua decisão.

Vou-te dar o meu exemplo:

À coisa de quatro anos eu era um rapaz de 24 aninhos que fumava 4, sim 4 maços de SG Ventil por dia, bebia 10 cafés por dia, no mínimo, isto tudo desde os meus 17/18 anos, e ainda contava com uma úlcera duodenal que me apareceu posteriormente quando tinha 20 e poucos anos.

Ora após ir incessantemente ao médico queixar-me de dores de estomago, (sem contar que pesava 60 e poucos quilos para 1,85m de altura (parecia uma estaca de feijão),e após ecografias, exames atrás de exames etc... virei-me para a minha médica e disse-lhe "- doutora o que posso fazer para deixar de fumar????", ela olhou muito séria para mim e disse "- desta vez é a sério não é??" (sim porque eu já lhe tinha dito que queria deixar de fumar antes) ao que eu respondi "- desta vez é a sério." a doutora receitou-me os tais pensos.

Ora saio do Centro de Saúde, paro na Farmácia, compro os pensos mas ainda demorei uma semana a por os ditos cujos...isto porque ainda tinha tabaco para aquela semana (comprava volumes de tabaco que era mais fácil).

Após essa semana, ganho coragem, e cá vai disto. Penso nas costas por trás do ombro, lembrei-me de cheirar antes de o pôr, maldita hora tava a ver que virava o barco logo de manha cedo.

E assim foram passando os dias, ao ponto de um dia um colega meu estar a fumar a uma certa distancia de mim e eu me começar a sentir zonzo e um cheiro que me vinha ao nariz que Deus me livre parecia sei lá o quê!!!
Foi aí que compreendi, os pensos como libertam nicotina constantemente, eu ao sentir o cheiro levei uma dose extra e f*dasse que não foi nada bom...!!!!

Também passei noites de cão em que transpirava parecia um ressacado e na verdade estava a ressacar de nicotina, de tal maneira que de manhã os meus pijamas cheiravam que parecia que tinha fumado a noite toda.

De lembrar que a minha médica me receitou três embalagens diferentes para os vários níveis de desabituação de nicotina, só fiz o primeiro e até hoje sou um não fumador :p

Como vez no meu caso foi um caso de saúde e também de força de vontade que me levou a deixar de fumar, por isso antes que seja tarde demais pára, reflecte, e decide o que é melhor para ti.

Para isso e como já disse mentaliza-te que queres parar e se puderes quem te auxilie e ajude nesse processo aproveita.

Falta depois não sentes, á carteira também não porque não vais ficar rico (eu não fiquei e já o maço custava 2€ e tal), ma ao menos ficas bem contigo próprio e com a tua saúde.

Abc.

Ps: desculpa o testamento.
 
ainda eras um menino... :p

ainda és vivo :?: :eek: :eek:

tambem ve la se deixas de fumar tu..



oh jorge..
isso era pouco menos do que eu fumava..
neste momento deixei de fumar faz amanha 7 semanas certas..
foi contra a minha vontade..
pois é o tempo que estou internado no hospital sem sair da cama..
e espero que desta seja de vez..

mas eu ja tinha deixado de fumar..
xeguei a um dia que disse a mim mesmo "nao fumo mais.."
e assim foi durante quase um ano..
depois tive uma recaida..
a qual espero que tenha terminado a 7 semanas..

conselhos que te dou..
-forca de vontade..
-nos primeiros tempos evita cafes e esse tipo de estabelecimentos..
-como ja foi dito.. sempre que te dê vontade de fumar mete uma pastilha na boca e ocupa o tempo.. e a cabeça..

e vais ver que consegues..
força nisso.. ;)
 
É isso, estou a reunir o máximo de ideias e opiniºoes diferentes de pessoas que ja passaram pelo mesmo para segui-las á risca.

Tambem é bom ouvir testemunhos de alguem que já tenha tentado e não conseguiu, que é pra saber qual foi o erro dessa pessoa e evita-lo.

Quanto a ti meu amigo, estimo muito as tuas melhoras rápidas pra bebermos uns valentes canecos num proximo encontro.;)

Grande abraço.
 
Boas Amigo!!

é bom reconheceres que precisas de ajuda isso ja é um passo,
eu nunca fumei mas ja experimentei e sinceramente nao vi qual é o interesse em fumar...mas pronto...
quando te der a tentaçao para fumares experimenta a comer umas pastilhas ou chocolates cenas que gostes e tenta nao pensar nisso...
é preciso é muita força de vontade acima de tudo!!
tens que te mentalizar que tens que deixar de fumar e que vais fazer de tudo para conseguires!
o cigarro nao te vai vencer!!
o grande passo tem que ser na tua mente para depois conseguires!
nao sou experiente no assunto mas acho que pode ajudar, exercicio fisico também pode ajudar!
so espero ajudar de alguma forma!
espero mesmo que consigas!!
FORÇA NISSO!!

abraços :D
 
Back
Top