Preciso de ajuda psicológica

Gostei de ver Jorge...

O facto de abrires um tópico sobre este assunto já é um indício de que estás realmente interessado em deixar de fumar...

Eu não fumo, é daquelas coisas... em miúdo quando todos experimentamos... eu não gostei! e ainda bem!
Hoje em dia há várias maneiras de ajudar (ou pelo menos tentar) a controlar o vício, mas a principal é a força de vontade!

Conheço várias pessoas que lutaram contra o vício e que o conseguiram vencer, mas tive um exemplo que se deixou vencer pelo vício: o meu (falecido) avô, fumava daqueles cigarros sem filtro (já nem me lembro da marca) e como tinha problemas de circulação sanguínea (agravados pelo tabaco) tiveram de lhe amputar uma perna.
Depois disso mudou de tabaco e começou a fumar SG Gigante, como a saúde já era frágil e a idade tb não ajudava, os problemas de circulação agravaram-se e amputaram-lhe a outra perna e ele mesmo assim continuou sempre a fumar até ao fim dos seus dias (que depois da 2ª amputação foram breves...), ou seja o vício venceu-o...

Desculpa a história, mas tem o intuito de te alertar pois há sempre vários riscos associados ao tabaco e por vezes estas coisas que nos chocam tem o condão de nos fazer mudar a forma como encaramos as situações.

Como alguém disse, quando te apetecer puxar do cigarro experimenta mascar pastilha elástica, comer qualquer coisa (até porque achei que estás um pouco magro e sei que não és muito apreciador de comida), chupar um "chupa", etc....

Espero não te ter maçado com o testamento e já sabes que podes contar comigo e com o pessoal do fórum!!!

Abraço

Boas TDI, tambem tenho andado a pensar nisso...:p Foi como uma dieta que fiz á uns tempos, meti na cabeça e enchi-me de força de vontade e ... perdi 20kg em 3 meses! ;DTenho noção que quando meter na cabeça que vou deixar de fumar, é de vez!!! Não há cá reduzir nem pensinhos disto e daquilo... Quando tiver de ser é!!!;) Fumo em media 1 a 2 maços por dia, mas nada como a força de vontade!!!
Força nisso e não vas em conversas de hipnotismo que isso só atrufia a cabeça de um gajo!:mad:
Abraço...

Ja tentei já mas está quieto, queria deixar de fumar mas queria estar com a chupeta na boca...então o que eu fiz para conseguir andar 8 meses sem fumar: café da manha fora de questão, custa mas teve de ser...cafés e qualquer sitio que que envolvesse fumo, alcool e a festarola também foram metidos de parte e andei assim 8 meses, estupidamente passado esse teve tive um alto stress pessoal e saí de casa para comprar um maço de cigarros derivado ao estado nervoso em que estava. Acendi o primeiro cigarro que me ia vomitando todo, segundo, terceiro e por aí fora sempre a saber mal...hoje sabem-me bem novamente infelizmente :S

O conselho que te posso dar para além da força de vontade é mesmo mudares o teu ritmo de vida, vicio do café, o copito com a malta e especialmente teres contacto com pessoas que fumem.....quando te der a vontade de fumar vai dar um giro nem que seja para esticar as pernas.....outro conselho é praticares desporto, para além de te ocupar o tempo vais te apercebendo o quanto é bom e o pulmão agradece por não injectares fumaça lá para dentro ;)

TDI, se queres realmente deixar de fumar faz como eu que fumei durante 20 anos. Um belo dia mentalizei-me que tinha de deixar de fumar e como tal marquei um dia como sendo o ponto FINAL!!!
Entretando comprei uns pacotes de pastilhas Nicorete ( têm nicotina ) na Farmacia e no dia marcado deitei o maço de tabaco num contentor no Lixo. Começei a roer as pastinhas conforme recomendao aliado a uma forte convicção que era capaz e passado uma semana reduzi as pastilhas para metade ou seja quando metia uma à boca, ia cortada a meio ( para me tentar desabituar da nicotina das pastilhas ) e dai a uns 15 dias +- deixei as pastilhas e já lá vão 10 anos !!!
Agora mentaliza-te de uma coisa, o 1º mês é danado depois acalma mas tens de prometer a ti mesmo que acabou, nada de passinhas por brincadeira numa festa porque no dia em que fizeres isso estás a fumar de novo.

Espero ter ajudado.

Ha e não te esqueças, nada de cafés ou alcool durante pelo menos 15 dias ou 1 mês, come muita fruta fresca por exemplo fruta igual à do avatar do user Stock. Lol
Um dos truques é tentar manter sempre a boca fresca e a fruta ajuda imenso.

Last edited:
Eh pah... eu disso não percebo nada...LOL

E não te quero desanimar, mas com o teu "estilo de vida", jamais vais conseguir deixar de fumar... :p :p :p

A força de vontade até a podes ter e bla bla bla... mas sempre que se bebe um copo..dois..três... vinte.. uma grade.... essa força de vontade é esquecida e a vontade (apetite) de fumar um cigarro acaba sempre por ser superior...

Penso que para conseguires tinhas obrigatoriamente que passar uns 3 ou 4 meses totalmente santo.... nada de saidas com a malta... nada de beber canecos de imperial... nada de tar sem anda para fazer ao pe de gente que fuma... essas coisas...

Porque se deixares de fumar e continuares a encontrar-te com grupos onde a maioria fuma.. ou a ir ao tasco beber uns canecos valentes etc etc, nunca vais conseguir... :S

Mas olha que conheço quem esteja de aposta até ao final do ano... tambem estás interessado?!?! :assobio: :assobio: :assobio:
:p :p :p

tás muito enganado ó pc tretas....

eu fumava por volta de 1 maço de tabaco por dia, ía todos os dias ao café emborcar umas minis e as sextas e sábados perdia-me completamente nas tascas...lembrei-me de deixar de fumar assim de uma hora para o outra, e PUMBA...

continuei a emborcar as minis no café e a perder-me nas tascas...o único senão foi que engordei para carai...mas não se pode ter tudo :green:

presentemente: continuo a não fumar, já não vou emborco tantas minis e perco-me pouco nas tascas, e emagreci um pouco...........tou velho:roll::roll::green::green:

Força aí o tdi3pontinhos :beer::beer::beer:

Antes de começar a escrever deixa-me acender aqui um cigarrito para ganhar lanço :green:

Já muito foi dito, várias alternativas etc etc ...

Vou-te só dar 2 exemplos que tive a oportunidade de experimentar ... sem me alongar muito.

Eu já levo quase 20 anos de cigarros 2/3 desses tempo a fumar imenso (andei muitos anos pelos 3 maços/dia)

1ª Tentativa - ACUPUNCTURA

Duração - cerca de 2 semanas

Foi-me dito assim ... "Leva a tua vida normal, fuma à vontade ... mas no final de cada dia passas cá durante meia horita"

Ao fim de 4 dias fumava 4 cigarros por dia, tive alturas em que colegas meus ao meio da manhã olhavam para o meu cinzeiro (que parecia sempre uma plantação de beatas) completamente vazio e até se admiravam...

O meu problema de sempre é que estragou tudo (Sistema nervoso+trabalho). Na 2ª semana o trabalho deu uma reviravolta tão grande... que andei lá no chinês quase 2 meses e o tratamento nunca mais pegou...

2ª Tentativa - MEDICAÇÃO (ZYBAN)

Existe um medicamento que foi usado durante muitos anos como anti-depressivo, no entanto os médicos verificavam que os pacientes continuavam tolinhos da cabeça, mas grande parte deles deixava de fumar.

Começaram a estudar os componentes e surgiu o ZYBAN, próprio para este tipo de tratamento.

É um tratamento (medicamentos em conjunto com sêlos) que rondou os 125€, agora não sei.

É um tratamento com medicamentos mas tem uma componente muito importante, a mentalidade com que encaras a situação. Pois na 1ª semana ainda te é permitido fumar, mas a partir do momento em que entras na 2ª semana (aumento de dose) tem de partir do paciente o acto de não fumar.

Esta atitude tenta eliminar uma coisa que nenhum medicamento faz ... o vicio de boca ... conhecido por qualquer fumador.

Comigo funcionou parcialmente, pois aos poucos fui aumentando o nº de cigarros por dia .. mas permitiu que hoje em dia dificilmente passe de 1 maço por dia...

3ª Tentativa - HIPNOSE

Aqui não te consigo dar nenhum feedback, somente pelo que já li pela net .. sempre com bons resultados.

Mas estou em crer que, e de acordo com o que já aqui escreveram ... se realmente queres .. não precisas de nada do que escrevi em cima...

É chamar o Pereira a este tópico .. :green:

Boa sorte...

eu sóa cho que com isto:

cigar.jpg

perdes logo a vontade de fumar

:green:

Como exemplo do que é deixar de fumar, tenho o do meu pai, que deixou de fumar há cerca de 20 anos. Numa manhã de um dia normal o meu pai comprou um maço de tabaco, e ao final dessa manhã (3/4 horas) já o tinha "emborcado" todo. Disse então que a partir daquele momento nunca mais ia tocar num cigarro. Dito e feito, até hoje. É preciso que se tenha vontade, sendo mais fácil ou difícil, consoante a pessoa.

Eu também sou fumador, mas sou bastante moderado. Um maço dá-me para 3/4 dias.

Comigo, tal como alguns já escreveram foi a força de vontade que me ajudou. Certo dia depois de uma noite complicada (copos e muito fumo) decidi nunca mais fumar e felizmente consegui até hoje manter-me longe do lado negro da força. Já lá vão 5 anos...

Last edited:
bem... eu levo 21 anos de fumo nos pulmões.
Actualmente tento fumar só de noite.
Durante o dia evito estar com fumadores e em sitios que o permitam.

Só isto e apenas isto ajuda e muito !!!!!!!!!! Começa assim

e antes que digam, e noite fumo dois a três no máximo

em belem fumo um pouco mais

Basicamente eu que também percebo pouco do assunto... que sou fumador de circunstância e quando tou com os copos :green:

é tipo um gajo que já escreveu aqui, e que anda a falar em apostas esquisitas :D :D :D

1 ano e meio em Lisboa e pimba... fumador todos os dias...

vim para aveiro deixei de fumar diáriamente... à meia volta lá peco ao fim de semana quando passo das 1.5gr de alcool no sangue... :green:

realmente a força de vontade, e evitar sitios onde esteja pessoal fumador é um bom principio para que se sinta falta do vicio..

Tenho um amigo meu que andou com esse tratamento dos pensos.... Aquilo até estava a correr bem.... bubadeira num fim de semana, mete um cigarro nos queixos e pimba... tratamento cu carai!

Tal com o PC_Tretas disse, uma boa aposta pode ser que te ajude... :green:

Boa sorte! :D

Obrigado a todos pelos testemunhos e opiniões.

Sei que um dia vai ter de ser portanto mais vale ser já por vontade propria do que o meu pai que andou anos a fio a prometer á minha mãe que deixava de fumar e nunca deixou, um santo dia depois de sair de uma consulta no médico, a primeira coisa que fez foi tirar o maço de tabaco do bolso da camisa, deita-lo fora e nem abriu a boca sobre o assunto (ainda hoje não sei o que o médico lhe disse....mas resultou)

A minha principal preocupação é a saude, mesmo que agora nao sinta nada de mal, daqui a uns anos, todo este tempo a fumar 1 maço, as vezes mais por dia vai-me sair caro e vou começar a sentir as consequencias, se bem que tambem morre gente de cancro nos pulmões sem nunca ter fumado um cigarro.

Depois tem outros factores, ja me incomoda o facto de estar em sitios onde nao se possa fumar rodeado de pessoas que não fumam e ser o unico ressacado á procura duma escapatória pra vir á rua matar o vicio.

E pronto, depois é o que se gasta mensalmente em tabaco que é um perfeito disparate, mas isso embora me preocupe é uma coisa que não levo muito em conta porque se não comprar tabaco, esse dinheiro que se poupa acabamos por gasta-lo noutras coisas, talvez mais saudaveis claro, mas desengane-se quem deixa de fumar pa tentar poupar dinheiro.

E pronto, depois de ler tudo isto e ouvir outras opiniões de pessoas mais proximas, resta-me encher de coragem, ganhar a tal força de vontade e escolher o dia "D".:p

Mais uma vez obrigado a todos.

Vamos fazer deste tópico o tópico dos users que querem deixar de fumar.. Marcamos todos um dia e a partir daí vimos aqui actualizar isto! Quem está interessado??
Eu estou!!!! ehehhe

ForÇa tdi... :!: :!: :!: :!: :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

A minha história é como algumas que já por aqui passaram... houve um dia que decidi que ia deixar de fumar, estava farto daquilo. Estabeleci uma data e ainda arranjei um parceiro (neste caso uma parceira, a minha namorada :green: ) para deixar de fumar, pensando eu que quando andassemos os dois a ressacar cigarros iríamos arranjar outras coisas para fazer... :assobio: :green:

A verdade é que deixamos de fumar, mas também comigo, uma daquelas reviravoltas que a vida às vezes dá, ao fim de quase um ano e meio sem tocar num cigarro, saí de casa disparado para comprar tabaco... e pronto... voltei a ser fumador... :|

Mas acredita que apenas com força de vontade é possível deixar de fumar, tenho o exemplo do meu Pai que fumou 3 ou 4 maços de tabaco durante anos a fio e chegou a um dia em que decidiu que ia deixar. Nunca mais tocou num cigarro... Só ganhou foi uma "pança" jeitosa que também nunca mais perdeu... :D

Abraço e força! ;)

Last edited:
Back