...
por muito que custe a muita gente acreditar, a verdade é que vender combustivel em portugal dá prejuizo..a galp tem prejuizo no sector da refinação em portugal..os lucros que tem é devido á exploração directa do petroleo ..
várias entidades ja sairam de portugal não é por acaso ... total, shell..a BP uniu-se com outra marca..etc....
...
Não te conheço, não sei com que base matemática, científica, ou económica, afirmas que vender combustível em Portugal dá prejuízo! Quer isso dizer que existem empresas em Portugal a trabalhar em função de mesericórdia?! Estão cá para nos fazerem um favor?!
Só te digo uma coisa,
a GALP empresa petrolífera de um pequeno país Europeu, com 94 mil Km2 onde não existe petróleo nem gás.
É hoje uma das principais petrolíferas do mundo, em exploração e refinação!
Se achas que conseguiram isto sem terem uma rampa de lançamento, para se dedicarem à prospecção e refinação. Não percebes nada mas mesmo nada do que falas!
Porque a rampa de lançamento da GALP nestes negócios, foi a alçada dos governos deste país (enquanto era accionista maioritário e os contribuintes arrotavam impostos para pagar estes investimentos!) que permitiram em Portugal existir 2 refinarias que o seu maior negócio é a exportação e as plataformas petrolíferas marítimas, extremamente caras, no Brasil e em África!
Quando falas na Shell PT, que foi comprada pela Repsol PT, se falas na Mobil PT que foi comprada pela BP PT, na TOTAL PT que foi comprada pela CEPSA PT e outras menos conhecidas, e repara escrevo PT porque eram e são as sucursais em Portugal, simplesmente foram compradas,
não porque davam prejuízo! Mas sim, muito pelo contrário, Portugal é um país pequeno, logo se 6 ganham cada um 10 e se dessas 6, 3 empresas comprarem cada uma as outras 3, invés de cada uma ganhar 10 passas a ter 3 empresas em Portugal a ganhar 20!Percebes a analogia!?
Foi um investimento que todos saíram a ganhar, excepto os consumidores Portugueses!
Agora se quiseres dizer que se a GALP com as 2 únicas refinarias em Portugal se dedicasse apenas ao mercado Português. Ai aí dou-te razão! Porque nenhum pequeno país tem refinarias apenas para alimentar o mercado interno, porque teriam prejuízo! Mas se isso existisse em algum lado neste mundo, das duas uma ou estão a fazer misericórdia aos que aí vivem ou então têm muito maus gestores, para não dizer outra coisa!
Enfim...
Nós cá somos chulados até ao tutano! Pela GOLP e pelo Governo! Não há inocentes, só 2 culpados e o resto, nós, são tudo vítimas!
Nem dou importância ao que o Coelho e o M. Finanças dizem, que só à pancada, nem ao que os palhaços da suposta autoridade da concorrência vêm dizer na TV, porque só dá para uma pessoa ficar doente com tanta palhaçada e mentira!
Quem sai deste quadrado, que é este país atrasado, e for dar umas voltas pelo mundo fora vê bem a diferença no que toca a esta matéria dos combustíveis!
Neste momento nós devemos ter o mais caro, não da Europa, mas sim do Mundo!