Só mais uma coisita para motores diesel...
... No fim da compressão para a relação volumétrica de 18:1, a pressão é de 40-45 kgf.cm-2 e a temperatura de aproximadamente 800 ºC...
Isto para motores aspirados, valores teóricos, para os turbos as pressões mais que duplicam, dependendo da pressão do turbo, que funciona como multiplicador. Agora juntem a pressão da queima e ... Estão a ver, Estão brincar com o fogo
O problema é a mistura ar/combustível.
E nos motores a gasolina incluo também a ignição.
Uma mistura mal feita e velas inadequadas podem causar danos graves no motor.
A temperatura do motor aumenta obviamente mas há formas de contornar isso, através do óleo usado e da aplicação de coolers de óleo mais eficientes.
Outro problema grave que as pessoas não têm muitas vezes em conta é o material dos internos do motor.
Potências mais altas implicam não só temperaturas de funcionamento mais altas como principalmente pressões nas câmaras de combustão muito maiores. Uma explosão mais forte, aplicará uma força mais forte no pistão e por consequência na biela, nas capas e na cambota. Se estes componentes não estiverem preparados para esforços maiores, vão ter uma vida muito mais curta.
Os motores são concebidos para aquela potência, ponto final.
Há uma pequena margem de "abuso" mas cada vez mais os motores são concebidos com menos margem.
Mesmo entrando nessa margem o tempo de vida útil cai bastante.
Há muita gente a mexer naquilo que nãp sabe, muita gente sem formação superior, muitas vezes nem sequer formação técnica e simplesmente mexe na base da tentativa/erro, nos bitaites que se vê na net, mexem sem saber o que estão a fazer.
Eu ainda não vi ninguém, repito ninguém da malta das repros, fazer um mapa de raíz. Sei que há 2 ou 3 que sabem, mas esses não têm casa aberta, vendem a quem tem casa aberta.
Na net também não faltam mapas pré feitos também, por isso a ideia de que vão ter um mapa feito à vossa medida é um pouco ilusória.
Tal como já disse pra trás, as variáveis que são possíveis de mexer é injeção e pressão de turbo. O resto apenas anulam.
Por isso um carro a diesel é fácil de dar potência.
Um motor diesel papa tudo, aparentemente. Um motor diesel dá poucos sinais de um mapa mal feito.
Num motor a gasolina como a mistura é mais delicada, um mapa inadequado dá logo sinais, o motor queixa-se logo.
Acho curioso como podem afirmar que fazem um check up para aferir que um motor pode ou não levar uma repro.
Como fazem isso?
Vão tirar o cárter e ver o estado das capas de biela? Vão desmontar uma cambota e ver como estão as capas da cambota?
Medem a pressão de compressão ao menos?
Se calhar nem isso.
Isto é tudo muito bonito mas é cantado!