Reprogramar o carro, ou não?

Só para por um assunto que me preocupa.
Alguém sabe quanto é que um aumento de pressão de 0,1 bar do turbo faz aumentar a pressão dentro das camaras de combustão. E em termos de temperatura? Sabendo que o que normalmente cede primeiro são as coroas dos embolos.
Para mim não há almoços gratis, sai mais potencia, significa que o motor está mais quente. (motor termico)
 
Ainda sobre a reprogramação, falei com a Vagspeed Performance, não sei se alguém tem feedback desta casa?
Falei sobre a fiabilidade do motor, tive esta resposta.

"
Pode esperar 185 a 190 cv de potência
e 420 a 430 nms de binário.

Os valores que Ihe dei são os que
constumamos retirar mas podemos
fazer mais fraco e a rondar os 180 cv.

Estes são os valores que pode espera
se tudo estiver a 100%.
O nosso processo de trabalho assento
em realizar uma reprogramação - um
carro, isto é, cada carro é um caso,
não tendo stages nem
reprogramações pré-feitas, como
noutras casas bem conhecidas deste
mercado.

Incluímos os dois testes de potência
no preço final. Assim o cliente sabe
inequivocamente, os valores com que
chegou e os valores e linhas com que
sairá das nossas instalações.

O processo terá 4 fases :
1 - Diagnóstico do veiculo verificando
se está em absolutas condições para
ser reprogramado.
2 - Teste de potência com o veiculo
original para assim aferirmos os
valores de base. Diagnóstico durante
o teste para aferir valores de
segurança do veiculo.
3 - Reprogramação da viatura via
OBD2.
4 - Teste de potência com o veiculo
reprogramado e assim aferirmos os
valores finais. Diagnóstico durante o
teste para aferir valores finais do
veiculo.
O valor da reprogramação é de 365€
que inclui todos os procedimentos
acima mencionados e tem uma
duração de 3 a 3h30 horas""

O que acham?
 
Ainda sobre a reprogramação, falei com a Vagspeed Performance, não sei se alguém tem feedback desta casa?
Falei sobre a fiabilidade do motor, tive esta resposta.

"
Pode esperar 185 a 190 cv de potência
e 420 a 430 nms de binário.

Os valores que Ihe dei são os que
constumamos retirar mas podemos
fazer mais fraco e a rondar os 180 cv.

Estes são os valores que pode espera
se tudo estiver a 100%.
O nosso processo de trabalho assento
em realizar uma reprogramação - um
carro, isto é, cada carro é um caso,
não tendo stages nem
reprogramações pré-feitas, como
noutras casas bem conhecidas deste
mercado.

Incluímos os dois testes de potência
no preço final. Assim o cliente sabe
inequivocamente, os valores com que
chegou e os valores e linhas com que
sairá das nossas instalações.

O processo terá 4 fases :
1 - Diagnóstico do veiculo verificando
se está em absolutas condições para
ser reprogramado.
2 - Teste de potência com o veiculo
original para assim aferirmos os
valores de base. Diagnóstico durante
o teste para aferir valores de
segurança do veiculo.
3 - Reprogramação da viatura via
OBD2.
4 - Teste de potência com o veiculo
reprogramado e assim aferirmos os
valores finais. Diagnóstico durante o
teste para aferir valores finais do
veiculo.
O valor da reprogramação é de 365€
que inclui todos os procedimentos
acima mencionados e tem uma
duração de 3 a 3h30 horas""

O que acham?
Olha se for como dizem, está aí um trabalho com pés e cabeça
 
Ainda sobre a reprogramação, falei com a Vagspeed Performance, não sei se alguém tem feedback desta casa?
Falei sobre a fiabilidade do motor, tive esta resposta.

"
Pode esperar 185 a 190 cv de potência
e 420 a 430 nms de binário.

Os valores que Ihe dei são os que
constumamos retirar mas podemos
fazer mais fraco e a rondar os 180 cv.

Estes são os valores que pode espera
se tudo estiver a 100%.
O nosso processo de trabalho assento
em realizar uma reprogramação - um
carro, isto é, cada carro é um caso,
não tendo stages nem
reprogramações pré-feitas, como
noutras casas bem conhecidas deste
mercado.

Incluímos os dois testes de potência
no preço final. Assim o cliente sabe
inequivocamente, os valores com que
chegou e os valores e linhas com que
sairá das nossas instalações.

O processo terá 4 fases :
1 - Diagnóstico do veiculo verificando
se está em absolutas condições para
ser reprogramado.
2 - Teste de potência com o veiculo
original para assim aferirmos os
valores de base. Diagnóstico durante
o teste para aferir valores de
segurança do veiculo.
3 - Reprogramação da viatura via
OBD2.
4 - Teste de potência com o veiculo
reprogramado e assim aferirmos os
valores finais. Diagnóstico durante o
teste para aferir valores finais do
veiculo.
O valor da reprogramação é de 365€
que inclui todos os procedimentos
acima mencionados e tem uma
duração de 3 a 3h30 horas""

O que acham?
E é mesmo assim que tem que ser.
 
Só para por um assunto que me preocupa.
Alguém sabe quanto é que um aumento de pressão de 0,1 bar do turbo faz aumentar a pressão dentro das camaras de combustão. E em termos de temperatura? Sabendo que o que normalmente cede primeiro são as coroas dos embolos.
Para mim não há almoços gratis, sai mais potencia, significa que o motor está mais quente. (motor termico)
Nada ou quase nada.
Tens noção que 0,1 bar não representa nada?
Fala-me em 0,3 ou 0,4 e aí já temos resultados. E a maioria dos TDI estão mais que preparados para isso.
Tens mais de 20 coisas a correr mal antes de derreter seja o que for.
 
Ainda sobre a reprogramação, falei com a Vagspeed Performance, não sei se alguém tem feedback desta casa?
Falei sobre a fiabilidade do motor, tive esta resposta.

"
Pode esperar 185 a 190 cv de potência
e 420 a 430 nms de binário.

Os valores que Ihe dei são os que
constumamos retirar mas podemos
fazer mais fraco e a rondar os 180 cv.

Estes são os valores que pode espera
se tudo estiver a 100%.
O nosso processo de trabalho assento
em realizar uma reprogramação - um
carro, isto é, cada carro é um caso,
não tendo stages nem
reprogramações pré-feitas, como
noutras casas bem conhecidas deste
mercado.

Incluímos os dois testes de potência
no preço final. Assim o cliente sabe
inequivocamente, os valores com que
chegou e os valores e linhas com que
sairá das nossas instalações.

O processo terá 4 fases :
1 - Diagnóstico do veiculo verificando
se está em absolutas condições para
ser reprogramado.
2 - Teste de potência com o veiculo
original para assim aferirmos os
valores de base. Diagnóstico durante
o teste para aferir valores de
segurança do veiculo.
3 - Reprogramação da viatura via
OBD2.
4 - Teste de potência com o veiculo
reprogramado e assim aferirmos os
valores finais. Diagnóstico durante o
teste para aferir valores finais do
veiculo.
O valor da reprogramação é de 365€
que inclui todos os procedimentos
acima mencionados e tem uma
duração de 3 a 3h30 horas""

O que acham?
Acho que é um exagero. Muito, muito mesmo. É bota aço que ė para a malta se lembrar de nós.
Se realmente fizerem tudo direitinho e garantem isso tudo, então avança para os 180cv.
 
Só mais uma coisita para motores diesel...

... No fim da compressão para a relação volumétrica de 18:1, a pressão é de 40-45 kgf.cm-2 e a temperatura de aproximadamente 800 ºC...
Isto para motores aspirados, valores teóricos, para os turbos as pressões mais que duplicam, dependendo da pressão do turbo, que funciona como multiplicador. Agora juntem a pressão da queima e ... Estão a ver, Estão brincar com o fogo :(
 
Só mais uma coisita para motores diesel...

... No fim da compressão para a relação volumétrica de 18:1, a pressão é de 40-45 kgf.cm-2 e a temperatura de aproximadamente 800 ºC...
Isto para motores aspirados, valores teóricos, para os turbos as pressões mais que duplicam, dependendo da pressão do turbo, que funciona como multiplicador. Agora juntem a pressão da queima e ... Estão a ver, Estão brincar com o fogo :(

O problema é a mistura ar/combustível.
E nos motores a gasolina incluo também a ignição.
Uma mistura mal feita e velas inadequadas podem causar danos graves no motor.
A temperatura do motor aumenta obviamente mas há formas de contornar isso, através do óleo usado e da aplicação de coolers de óleo mais eficientes.
Outro problema grave que as pessoas não têm muitas vezes em conta é o material dos internos do motor.
Potências mais altas implicam não só temperaturas de funcionamento mais altas como principalmente pressões nas câmaras de combustão muito maiores. Uma explosão mais forte, aplicará uma força mais forte no pistão e por consequência na biela, nas capas e na cambota. Se estes componentes não estiverem preparados para esforços maiores, vão ter uma vida muito mais curta.
Os motores são concebidos para aquela potência, ponto final.
Há uma pequena margem de "abuso" mas cada vez mais os motores são concebidos com menos margem.
Mesmo entrando nessa margem o tempo de vida útil cai bastante.
Há muita gente a mexer naquilo que nãp sabe, muita gente sem formação superior, muitas vezes nem sequer formação técnica e simplesmente mexe na base da tentativa/erro, nos bitaites que se vê na net, mexem sem saber o que estão a fazer.
Eu ainda não vi ninguém, repito ninguém da malta das repros, fazer um mapa de raíz. Sei que há 2 ou 3 que sabem, mas esses não têm casa aberta, vendem a quem tem casa aberta.
Na net também não faltam mapas pré feitos também, por isso a ideia de que vão ter um mapa feito à vossa medida é um pouco ilusória.
Tal como já disse pra trás, as variáveis que são possíveis de mexer é injeção e pressão de turbo. O resto apenas anulam.
Por isso um carro a diesel é fácil de dar potência.
Um motor diesel papa tudo, aparentemente. Um motor diesel dá poucos sinais de um mapa mal feito.
Num motor a gasolina como a mistura é mais delicada, um mapa inadequado dá logo sinais, o motor queixa-se logo.
Acho curioso como podem afirmar que fazem um check up para aferir que um motor pode ou não levar uma repro.
Como fazem isso?
Vão tirar o cárter e ver o estado das capas de biela? Vão desmontar uma cambota e ver como estão as capas da cambota?
Medem a pressão de compressão ao menos?
Se calhar nem isso.
Isto é tudo muito bonito mas é cantado!
 
Existem algumas casas que fazem o teste em banco com o antes e o depois.
Se estiverem atentos, a linha deve ser progressiva.

Na maior parte das casas já vi gráficos que estão uma porcaria, porque o motor está claramente com problemas, mas mesmo assim olhando para o antes e depois, as quebras na maior parte das vezes ficam lá.
Isto só para confirmar o que o @Black Drako disse.

A maior parte é só colar ficheiros, a maior parte compra mapas, a maior parte não é mecânico nem sabe arranjar os problemas.
Muitas vezes nem percebem o porquê de estar a dar determinado problema.

Garantias de alterações de mapa?
Não existe uma casa que o faça que eu conheça (se conhecem, façam o favor de partilhar o link onde comprove isso).

Boa parte vão recomendar-vos tirar FAPs entre outras coisas. Tirar isso não significa que melhore o rendimento do carro (não fosse olharmos para a historia e vermos a evolução dos motores com mais proteções e cada vez mais potentes) mas porque simplesmente é fácil e dá lucro à empresa que os faz.

Querem fazer um ajuste aqui ou ali para ficar ao vosso gosto ou para tirar partido disto ou daquilo, tudo bem.
Querem mais potencia, troca-se de carro. Malta que mete cvs a torto e a direito não tem o carro durante muito tempo.

Já partilhei aqui algures, o responsável pelo novo Porsche GT3 afirmou que poderia ter dado mais potencia ao carro! Mas optou por não fazer nem ir nesse caminho mas tornar o carro mais leve e comunicativo. O resultado está aí à vista.
 
aqui à uns atràs tive um amigo com uma Ibiza Sport (a seguir mais conhecida por FR, só que há diferença nas caixas de velocidades)...
de manhâ a frio, fazia um trabalhar anormal. recorreu a Seat, testes de computador mesmo em estrada e nada...
quando foi para fazer repro ele levou a um banco de potencia, o dono disse-lhe logo, o teu motor está com problemas na MAF...
Quando os proficinais são bons...
 
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