Reprogramar o carro, ou não?

Em suma, como já tinha dito antes, as casas querem os motores a dar power a toda a força, e não querem saber de mais nada. Desde que aguente uns tempos e ande, "é do aço!" E um motor de 150cv passar para mais de 180... ah e tal, conseguimos 190 ou 200. A sério...
180 já é abuso, quanto mais....(já agora: os motores de 150cv da VW só foram criados para suportar 160 e poucos cavalos, não se iludam)
Os TDI do grupo vag na sua maioria estão já preparados para potências superiores, que apenas não são utilizadas para cumprir barreiras de impostos, poluição e consumos (influência os preços de venda no mercado). Podem ser vitaminados, mas em 15, 20 ou 25cv. Mais é querer estragar. Motores mais recentes, como aqui bem dito, tem margens mais pequenas do que antigamente.
Um bom reprogramador, depois de meter um mapa novo, tem de o ajustar passo a pasdo. Demora, tem de o fazer em estrada e não é tarefa para qualquer um. depois aparece a malta: "ah, eu tenho repro há 4 anos, mais 35 ou 40cv e nunca tive stresses". Depois vai-se a ver, já mamam óleo pelos segmentos, caixas de velocidades com grandes folgas, entre outros desgastes as vezes absurdos.
São poucos os que ficam com o carro muitos e muitos anos. Mas esses, geralmente são os que não tem repros abusadas, tratam muito bem do carro a nível de manutenção básica, e geralmente carros não tão recentes quanto isso. Porque todos os outros desaparecem, e parecem ter vergonha de admitir que o seu carro aguentou pouco, venderam porque dava probemas a mais, ou ficaram com noção do desgaste obvio da mecanica.
Se querem um maquinão, comprem um maquinão.
Os diesel modernos são tipicamente mais eficazes nos consumos e na criação de potência com os common Rail e afins, mas o resto não ē tão duradouro. Capas de bielas entre outras já devem ser mudadas de origem ao fim de 200 ou 300.000kms para ficar sempre perfeito, quanto mais motores que entram em maior esforço. Todas as peças móveis sofrem. Mas toda a gente continua a acreditar que não...
 
Last edited:
Apenas não concordo com a parte dos antigos TDI apenas aguentarem 30cv.....depende de como são feitas as coisas...
Uma coisa é meter um mapa, outra, é reforçar com FMIC, EGR off, mudar o oleo antes, não puxar a frio, etc,etc,,,,o meu Golf estava com mais 80% da potência original e era sem stresses, mas para lá chegar meti muitas peças novas, é verdade.

Cumps,
 
Apenas não concordo com a parte dos antigos TDI apenas aguentarem 30cv.....depende de como são feitas as coisas...
Uma coisa é meter um mapa, outra, é reforçar com FMIC, EGR off, mudar o oleo antes, não puxar a frio, etc,etc,,,,o meu Golf estava com mais 80% da potência original e era sem stresses, mas para lá chegar meti muitas peças novas, é verdade.

Cumps,

Os antigos tdis aguentavam muita pancada..
 
Muita, muita mas mesmo muita...
Verdade. O meu antigo A3 de 110, chegou a ter 200cv's. Mas só práticamente o bloco tinha de origem. Muitos milhares de Aéreos enterrados ali. Deppis baixei para 185cv, porque me fartei da fumarada.
Foi meu durante quase 100 mil km's. No dono atual já fez quase o mesmo e ainda anda ali para as curvas...
 
Se calhar tive azar, mas o meu 1.9 tdi 116 cv, bke, stock, queimou a junta da cabeca com 195000kms, se lhe pedisse mais cavalos, tinha ido antes. E eu tenho super cuidado com ele:(
 
Back
Top