Boa noite e obrigado pelas boas vindas.
Vou tentar explicar o meu ponto de vista de forma clara, objetiva e sem ferir qualquer suscetibilidade ou interesse.
A minha experiência com esta marca e assunto diz-me o seguinte:
O módulo de contra-pesos tem uma função ao qual é destinado, funciona e faz o seu trabalho eficazmente.
Porém 1cm de veio que entra no contrapeso é insuficiente para um equilíbrio correto.
Juntamente com a rotação e a temperatura dá origem ao desgaste das peças, é natural, a fricção de qualquer material gera desgaste.
Efetivamente é uma lacuna de engenharia mas,
tem solução.
"O tensor não aguenta a pressão e parte-se. O tal veio ganha folga."
O tensor tem por função gerar pressão e está preconizado para ser substituído até +- 200.000km,
desgasta-se e parte o que é diferente e o veio ganha folga pelo motivo explicado anteriormente, fricção.
Certamente conhece os 7 tipos de lubrificação:
Gravidade
Capilaridade
Salpico
Borrifo
Imersão
Forçado
Circulação
Os B7 usam o sistema de
circulação e salpico.
Circulação pela bomba que bombeia o óleo até ás partes a lubrificar e por salpico, através do acionamento dos contrapesos quando coloca o veículo em funcionamento.
O B6 só usa o sistema de circulação, a bomba faz o trabalho todo, tem mais pressão e o motor está construído para na circulação do óleo banhar a cambota.
Se retirar o módulo, fica só com a bomba e a cambota recebe o óleo por gravidade.
Daí que,
a sua sugestão funciona mas, não é eficiente no B7, a parte inferior do motor no arranque a frio fica desprotegida , ou seja, a cambota não está constantemente banhada no arranque e o lubrificante circula por gravidade, como referi anteriormente.
Essa sugestão, não é reconhecida pela marca nem por nenhum Eng. que exerça funções em qualquer concessionário AUDI\VW.
Na Alemanha, país de origem, não fazem essa alteração, ainda hoje recorrem as características de origem do veículo, substituindo as peças com desgaste.
Só os profissionais independentes multimarca correm esse risco e fazem-no isoladamente sem reconhecimento oficial.
A valente "coça na carteira" é subjetivo, o AUDI é um veículo primium, destinado a clientes exigentes e de gostos requintados, o valor pode ser substantivo mas um cliente AUDI está preparado quando compra um.
Relativamente aos lubrificantes, quero partilhar o seguinte, existe uma influência muito grande na qualidade dos óleos usados, daí muitas marcas perante a construção dos motores recomendar certas especificações(normas).
No caso VW\AUDi as últimas são 504.00 e 507.00 - Long Life e Low SAPS - 5W-30, manutenção 30.000km LL
Veículos injetor bomba sem filtro de partículas, 505.00 e 505.01, para manutenção 15.000km
A 504.00 e 507.00 são compatíveis com 505.00 e 505.01 caso o veículo faça 15.000km, seja injetor bomba e não tenha filtro de partículas.
Muitos utilizadores usam 5W-30, este lubrificante é desenhado para LOW SAPS - LL e é muito fino.
A temperatura alta faz descer a viscosidade e a baixa temperatura faz aumenta-la, por isso , quando usado nos B7, dá origem a um desgaste mais rápido das peças.
Os problemas aqui descritos podem ter origem neste procedimento errado.
Dir-me-á que no manual faz referência á norma 504.00 e 507.00, eu sei, mas é compatível com 505.00 e 505.01, por isso usar um 5W40.
Um lubrificante de excelentes características tem de ser do Grupo I+.
TER UMA SATURAÇÃO INFERIOR A 90%
SER AROMATICO ENTRE 9 e 12
teor de enxofre de 2,2
tonalidade BRANCO com índice de viscosidade mínimo de 119
tem de ser volátil entre 10 e 15%
no teste á ferrugem não pode ser superior a 0,1
solubilidade aos aditivos tem de ser EXCELENTE
ponto de congelação -15
ponto de inflamação a partir dos 210º
Com estas características só os lubrificantes Destilados refinados com dissolvente + Hidrocarbonado, de uma forma leiga, tudo o que é de
companhia petrolífera e de síntese.
Tirando as companhias, vulgo, SHELL, MOBIL, CASTROl, BP, etc, são de grupo I e regenerados, sem grau de qualidade TOP, são as chamadas FABRICAS de Lubrificantes.
Porém fico contente em saber que detém informação sobre esta "solução" desde 2010, um post colocado nessa altura , em 5 anos, muitos utilizadores ter-lhe-iam erguido uma estátua com os Euros poupados nestas avarias.
Aí sim, era de sentir-se honrado pela beneficência.
Quanto á razão do meu registo é óbvia, presumo, partilhar informação e dissipar algumas dúvidas com o intuito objetivo de ajudar os utilizadores.
O conhecimento adquire-se com o tempo e a técnica com a prática, se puder, irei partilhar algum com os demais.
Para que serve o conhecimento se não o partilhar ?