Subsídio de Natal

Tu o que fazes, profisionalmente?

É que pelos teus posts dá-me ideia de acordares todos os dias de manhã, fdd da vida, porque tens que ir trabalhar para o sítio onde trabalhas e encarar as pessoas com quem trabalhas e estás lá para exclusivamente dares lucro ao teu patrão... aquele FDP.

Errei?

mea-culpa!

É mais ou menos isso...:green:
Não serei o único visto que não compensa trabalhar para certas pessoas que se vê por aí...
Mas faço a minha parte como funcionário e não quero mais além que isso...

Aceito as tuas palavras...mas acredita pela experiência que tenho, aqui numa grande empresa, portanto, com uma amostra grande, uma boa parte dos formados que aqui andam, e que ganham a rondar os 1000€uros (em inicio de carreira), são os indignados, revoltados, maus profissionais, desleixados, incompetentes, etc, etc...porque se acham no "direito" de ganhar mais porque têm canudo.
Além disso, recusam-se a aprender ou a escutar, seja de/com quem for, porque são muito orgulhosos, porque acham que o canudo, lhe deu o "direito" de se sentirem seres superiores e que não se devem misturar nem aprender com a "classe" mais baixa e sem canudo, logo sem "direitos".

Tive um professor meu quando frequentei o curso de mecânica e electrónica automóvel que convidou um colega a meu a sair da sala por discordarem no caminho que a corrente eléctrica segue num motor a gasolina, com a justificação de que ele - o prof - tinha tirado o curso de mecânica numa universidade inglesa e por isso ele é que sabia.
Engraçado que naquele centro de formação todos os outros professores de mecânica e até o de electricidade deram razão ao meu colega. Mas ele é que tinha o canudo, portanto ele é que sabia.
Resultado: A matéria de sobrealimentação a cargo desse prof foi dada por um outro colega meu, piis ele andava ocupado em formações nas marcas, que com certeza pagavam melhor.

Boas...
Depois de reler o que aqui foi dito ontem decidi mandar outra posta para abrir novo discurso...
Ontem foi pacifico e nem andamos à estalada... logo foi produtivo... :green:

Eu depois de algumas experiências de trabalho na minha área de formação posso dizer que fui uma pessoa mesmo pouco exigente...
Porra... trabalhar mal ou mesmo negar trabalho por receber 1000€... esta gente anda maluca... tudo bem que para se adquirir o canudo tivemos que queimar pestanas e puxar pela carola... mas porra... é 2x o SM... e ainda mais...

Eu falo por mim e sempre falarei...
Trabalhei nalgumas empresas de Arquitectura, a desempenhar papeis de arquitecto veterano... sem qualquer tipo de diferenciação entre arquitectos "novos" ou "velhos"... ou seja... fazia tudo o necessário para se conceber, desenvolver e desenvolver os processos burocráticos como um arquitecto veterano desempenha sem qualquer problema devido à sua experiência... e posso dizer que nunca consegui receber 1000€ por mês.... nem sequer 900€....
Mas isso nunca me fez desistir e lutar por mostrar que a aposta em mim poderia ser mais rentavel para a empresa... nunca baixei os braços... e sempre senti total confiança por parte dos patrões...
Feliz estava eu por ter trabalho na minha área de formação... podia desenvolver o meu conhecimento prático do que fui bombardeado teoricamente...
Mas devido a factores externos tive sempre que abandonar os escritórios e devido a isso estou hoje em casa...

Para terem a noção... no ultimo ano em que trabalhei num dos gabinetes só tinha entrado um pedido de novo projecto... :S e assim nenhum gabinete sobrevive...:'(:'(

O que eu acho é que por conhecerem um ou dois casos de licenciados que são arrogantes e têm a mania de serem sabichões não se deve generalizar e dizer que não se deve dar uma oportunidade aos licenciados... por vezes podem ter surpresas agradáveis...;)
Claro está que criar estereótipos faz parte da natureza humana... mas acho que não devemos chegar aos extremos... ;)

E claro está que acabo por concordar que nem só os licenciados podem vir a ser mais-valias...
Os licenciados em "estudos da dura vida" podem ser ainda mais do que os licenciados...
Mas claro está que se hoje olharmos para os requisitos duma empresa são totalmente os inversos... mas enfim...

Abraço
8)

Eu em casa, infelizmente tenho um caso desses de precariedade e demasiada formação.

A minha esposa é licenciada em Geologia, de pois de acabar o curso esteve uns anos a trabalhar em colaboração com o laboratório de radioactividade natural da UC em regime de RV, e numa altura de menor procura foi "obrigada" a sair

procurou emprego por todo lado em geral a resposta era sempre a mesma formação a mais, até que conseguiu entrar para o Call Center da PT na altura 118 , esteve lá quase dois anos e sempre procurando um emprego mais dentro da área, até que o "bom" Sócrates arranjou uns estágios denominados pepap, concorreu e ainda hj está no instituto de acolhimento em Lx, já la vão uns 6 anos , hj em dia tem estatuto de Bolseira, todos anos aquando da renovação da bolsa nunca sabe se terá de voltar ao call center.

Penso que um dos principais problemas passa pelo facto da formaçao nas escolas não estar adequado ás necessidades do país

Temos falta de Médicos -- Formam Professores
Temos falta de Eng informáticos - Formam Geólogos

etc etc

Tudo isto é um pouco controlado por Lobies e enquanto isso não acabar.... vamos ter sempre pessoas que por nada do mundo arranjam trabalho.

...
O que eu acho é que por conhecerem um ou dois casos de licenciados que são arrogantes e têm a mania de serem sabichões não se deve generalizar e dizer que não se deve dar uma oportunidade aos licenciados... por vezes podem ter surpresas agradáveis...;)...

Tiveste bem!
Mas nesta questão em particular e quando levantei o assunto, coloquei a ressalva que existem sempre excepções...agora, se é a regra ou não, isso já não sei. Esperemos que não.
Coloquei a questão, foi no sentido da análise do que vejo e me rodeia, que me leva a achar que uma parte da malta com canudo, logo à saída da universidade, se acha cheia de direitos, que pode escolher que emprego quer, quanto quer ganhar e normalmente, não aceitam muito bem, ter que "começar por baixo", mostrar valor e depois sim, receber os tais "direitos".
Concordo contigo quando dizes que se deve dar oportunidades aos licenciados, mas estes, não devem logo à partida só pensar nos tais direitos que acham que o canudo dá. Que provem valor, e que nos surpreendam pela positiva e depois sim, têm todo o meu apoio, na reclamação dos tais "direitos" e serem bem pagos.
Eu digo isto, pela amostra que tenho aqui na empresa e que é bem grande...os licenciados que cá andam, acham-se no direito de tudo e mais alguma coisa, mas deveres....tá quieto...não são malta para se chatear, porque no final de contas, ganham uns 1000, 1200€ (no inicio da carreira), quando acham-se no direito (o tal direito) de ganhar para cima e bem dos 1500€.
Eu não tenho nada contra eles, e sinceramente, um Pais quantos mais e melhores licenciados tiver no mundo de trabalho, mais e melhor preparado está, disso não haja dúvidas, mas é necessários, que todos cumpram os seus deveres, para depois recolherem o que têm direito.

Ainda à dias, assustei-me ao ver na TV, uma professora de Português classificar o exame geral, cujos resultados negativos, tanto deram que falar. Essa professora, adjectivou o exame, como "fácil, acessível, infantil e estupidificante".
Eu fiquei a pensar cá para mim....esta tipa tá a exagerar....mas logo a seguir, deu uma reportagem enquadrada no tema do exame, a um "marmanjo" com uns 15, 16, 17 anos, que dizia que o exame era difícil... e eu cá para mim, afinal a professora tava a enganar a malta....mas entretanto a reporter, pede ao rapaz, para soletrar a palavra "infelizmente" e começa o rapaz:
"I-N-F-E-L-I-S-M-E-N-T-E"......

E porrrrrrrrrrraaaaaaaaaa a Professora "infelismente" tinha toda a razão!!!!

Isto para dizer o quê....amanhã, este jovem, acaba um curso, recebe um canudo e acha-se o maior.... mas "infelismente", aos 15, 16 anos....não devia já, de saber soletrar "INFELIZMENTE" ?????

Acho que dificilmente se encontram pessoas com cursos na área das TI's que estejam desempregados... se existem, é pq não querem trabalhar!

Olha que nem por isso :green:

Bem não tinha a ideia disso :) a minha irmã e o marido são ambos Eng Inf e tem montes de trabalho, mas tb pode ser das zonas.

Contudo acho que me fiz entender quanto ao meu post.

Durante muitos anos a Formação dada nas escolas não se adequa ás necessidades do País e hj temos uma crise de emprego em boa parte á custa disso.

Bem não tinha a ideia disso :) a minha irmã e o marido são ambos Eng Inf e tem montes de trabalho, mas tb pode ser das zonas.

Durante muitos anos a Formação dada nas escolas não se adequa ás necessidades do País e hj temos uma crise de emprego em boa parte á custa disso.

Eu percebi o que quiseste dizer e tens razão.
É como a quantidade de cursos e especializações que existem nas nossas Universidades, que não servem para nenhum e que só para lá quem vai, quem não consegue ir para mais nada e no final, andam a fazer parte da estatística do desemprego.
Devia de haver um estudo que indicasse, a "empregabilidade" que um curso pode potenciar....os que estão abaixo de uma percentagem, é acabar com eles!!!!!!

Ha muitos empregos no Porto e em Lisboa... Sem qualquer duvida.. Para o resto do país não é bem assim.. No entanto como já disseram, para um Eng. Informático trabalho não falta.. basta procurar e não é preciso muito..

Quando digo que não há falta, é porque todos os anos saem muitas fornadas ;) ;) ;)

Acho que dificilmente se encontram pessoas com cursos na área das TI's que estejam desempregados... se existem, é pq não querem trabalhar!

Concordo, mas tb há muitos, que só querem ser consultores....dar ao dedo que é bom, tá quieto!!!
Além de que, muitoas vezes as empresas precisar o mais rápido possível de pessoas com experiência para agir...e provavelmente um Eng Info, quando saí da universidade, ainda não está muito pronto para começar logo a dar no duro.
Depois tb há aqueles, que é preciso ensinar a formatar uma disquete....hihihihiihi....mas isto, foi maus uma experiência que eu tive, já lá vão muitos anos...em que tive mesmo que o fazer....hehehehehe

Back