Temperatura [RESOLVIDO]

Ainda tenho ali tudo para montar. :mad:

Ou seja a cx de termostato+valvula anti retorno, espero que isto resolva o problema (o fulano da kfz disse me haver dois termostatos, será a valvula?)

se precisares de uma valvula de termostaro 1K0 121 113 A

ainda tenho aqui uma nova que não cheguei a usar, pensava que o carro levava 2, mas não, só 1
 
Last edited:
Ainda tenho ali tudo para montar. :mad:

Ou seja a cx de termostato+valvula anti retorno, espero que isto resolva o problema (o fulano da kfz disse me haver dois termostatos, será a valvula?)

se precisares de uma valvula de termostaro 1K0 121 113 A

ainda tenho aqui uma nova que não cheguei a usar, pensava que o carro levava 2, mas não, só 1

Então, do que esperas para ir à kfz?
Ainda estiveste à pouco tempo lá...

Tira fotos quando fizeres o serviço e partilha o resultado com a malta.

Boa sorte!
 
Então, do que esperas para ir à kfz?
Ainda estiveste à pouco tempo lá...

Tira fotos quando fizeres o serviço e partilha o resultado com a malta.

Boa sorte!

Não aceitam que leve o material, apesar de o ter comprado da seccao de peças da vw.

tenho que falar com o meu mecanico a ver se arranjo vaga.
 
Update (espero que final)
Problema resolvido.
A temperatura mantém nos 90.
Excepto com a sofagem/AC a partir dos 26/27 graus e com ventilador no máximo em que a temperatura baixa para perto dos 75/80.
Achei estranho, mas numa A6 2.0 acontece o mesmo e tem tudo ok.
É normal.
Já agora, alguém sabe como calibrar os flaps do climatronic num Audi Concert?

Com o aproximar do Outono as temperaturas durante a noite já começam a pedir que se ligue a sofagem.
Como tal, tenho andado com o vagcom a medir as temperaturas durante a minha condução e reparei que o meu carro tem exactamente esse comportamento.

Sofagem/AC ligado
- Na AE temperatura sempre nos 90
- Na nacional, em velocidade lenta e com paragens e particularmente em descidas, temperatura começa a cair para 70/80 (anda sempre com oscilações)

Sofagem/AC desligado
- NA AE temperatura sempre nos 90
- Na nacional, e,velocidades lentas, a temperatura não desce muito dos 90, o que não afecta o ponteiro da temperatura do motor.

Não sabia que o AC/Sofagem influenciava o circuito de regrigeração do motor.
Segundo a tua analise, também não preciso de me preocupar com o meu caso. É normal, certo?

Ainda não comparei com a B6, mas nunca me apercebi disso nela.
Será por possuir um circuito diferente?
 
Com o aproximar do Outono as temperaturas durante a noite já começam a pedir que se ligue a sofagem.
Como tal, tenho andado com o vagcom a medir as temperaturas durante a minha condução e reparei que o meu carro tem exactamente esse comportamento.

Sofagem/AC ligado
- Na AE temperatura sempre nos 90
- Na nacional, em velocidade lenta e com paragens e particularmente em descidas, temperatura começa a cair para 70/80 (anda sempre com oscilações)

Sofagem/AC desligado
- NA AE temperatura sempre nos 90
- Na nacional, e,velocidades lentas, a temperatura não desce muito dos 90, o que não afecta o ponteiro da temperatura do motor.

Não sabia que o AC/Sofagem influenciava o circuito de regrigeração do motor.
Segundo a tua analise, também não preciso de me preocupar com o meu caso. É normal, certo?

Ainda não comparei com a B6, mas nunca me apercebi disso nela.
Será por possuir um circuito diferente?
Básicamente é um circuito dentro de outro circuito.
A água que vai para o AC/chauffage é a que vem quente do motor.
Tens que fazer a despistagem. Termostato, sensor de temperatura e valvulas auxiliares, por esta ordem. Ou então, páras o carro, vazas tudo e começas pelas válvulas auxiliares e testas as válvulas. O térmostato podes sacá-lo e testar com um termómetro IV, o sensor acho que dá para testar com VAG.
 
Espera, mas já não tens o comportamento do quote que te fiz?
Tens sempre 90 independemente se tens o AC/sofagem ligado/desligado?
 
Espera, mas já não tens o comportamento do quote que te fiz?
Tens sempre 90 independemente se tens o AC/sofagem ligado/desligado?
Sim. Há bastante tempo.
O tópico até já está alterado para
"[RESOLVIDO]".
Só com o A/C no máximo mesmo, é que a temperatura baixa um pouco.
 
my bad...
tinha ficado com a ideia que o comportamento normal para ti era o que estava neste quote.

sendo assim, sou capaz de ter ainda algum problema.
termostato e valvula ja as tinha trocado ano passado. talvez tenha de ir agora ao sensor.
não sei como o testar no vag mas será uma questão de procurar na net.

pelo menos no meu caso, a temperatura só oscila quando vou a baixas velocidades e com o AC/sofagem ligado.
apenas nessa circunstancia!
 
f778f55a739f1bee9a76bdaa11ec267f.jpg

Vou aproveitar esta imagem para falar da minha situação.
Os esquemas de motor são variados e hoje após ter estado a rever o meu (que não são iguais aos que foram partilhados ao longo deste tópico) reparei que o meu aparentemente também tem as duas válvulas.

Até ao momento troquei o termostato e a válvula que fica atrás do motor - pelo esquema é ao lado do sensor de temperatura(o meu mecânico dizia que só tinha essa).
Mas pela esquema e pela foto aqui do user @robie25 dá para ver que tb tenho essa (anti-retorno?)? que fica ao lado do frasco do G12.

Bem, lá vou eu passar novamente e pedir para trocar também essa e aproveito para trocar os sensores de temperatura de água e óleo!
 
No meu é isto que está para mudar, a valvula do lado esquerdo já foi trocada, como não sabia comprei 2, mas so leva 1, a do meio é a valvula anti retorno que fica lá para tras do motor e tem de se desmanchar algumas coisas para lá chegar e está num tubo com revestimento numa especie de malha


a4bf273fd216a885aa98a8026bd5c234.jpg
 
Sofagem/AC ligado
- Na AE temperatura sempre nos 90
- Na nacional, em velocidade lenta e com paragens e particularmente em descidas, temperatura começa a cair para 70/80 (anda sempre com oscilações)

Acho que me precipitei na análise.
Afinal só desceu até aos 85 quando em descida e velocidade lenta (e com sofagem ligada)...

Vou manter a monitorização mas o mais certo é possivelmente já ter o problema resolvido.
Se entretanto mudar alguma coisa e o comportamente for diferente, voltarei a actualizar o tópico com os passos efectuados.

Nota:
E essa descida de temperatura só acontece numa ocasião muito particular. Após a saída da AE faço uma descida de 5klm numa estrada secundária até um rio. Quando termino isso, a temperatura volta a subir e fica estável.
 
Last edited:
No meu é isto que está para mudar, a valvula do lado esquerdo já foi trocada, como não sabia comprei 2, mas so leva 1, a do meio é a valvula anti retorno que fica lá para tras do motor e tem de se desmanchar algumas coisas para lá chegar e está num tubo com revestimento numa especie de malha


a4bf273fd216a885aa98a8026bd5c234.jpg

@robie25
Podes por favor tirar uma foto novamente ao teu bloco, sem a tampa de plástico, numa perpectiva que dê para ver o local (e se conseguires tb marcar) onde está o tal termostato secundário?

É que no meu caso já tinha trocado o termostato principal e a válvula anti retorno (que fica atrás do bloco) e hoje numa visita ao mecânico ele diz que não tenho esse tal secundário.
Pelo menos ele acredita que ali é apenas um tubo em T.

E confirmas que fica ao lado do vazo de expansão, certo? Com o código 1K0 121 113 A ?

Até vou partilhar aqui uma foto do meu cglc:
qmPKgE1.jpg

As setas foi o que já troquei (termóstato principal e válvula anti retorno).
Só falta a que está no circulo (segundo o que percebi de ti) mas que o meu mecânico diz ser apenas um T.

PS:
No meu ETKA o código do 7 é isto: 4F0122293A
Nas imagens do google não vejo o tal termóstato secundário que falas...
 
Agora que li melhor, deves ter trocado apenas a valvula de termostato e não a valvula anti retorno.

Ve o 57/52, aquilo está na parte detras do motor, para lá chegar foi necessario tirar o vaso do g12


por norma nao se vende a valvula em separado pois não consta como peça unica, mas sim a teia de tubos etc, so consegui comprar pois levei o pn e só assim se chegou lá

ainda não consegui ir lá ver onde está ao certo e assim tirar foto, mas deixo esta que tirei na altura

ffb41f16833ec5be2abb33d0609cdd11.jpg
 
Back
Top