O quadro do menino que chora!
O Menino Que Chora
Posted by: Tiago Pereira
Posted in: Uncategorized
Há uma imagem que povoa o nosso inconsciente e provavelmente nunca mais de lá sairá. E bem podemos agradecer essa proeza a algum primo, vizinho, a amigos ou até mesmo aos nossos parentes mais próximos como os pais, avós ou tios, pois certamente que de entre esta comunidade que constituía o nosso núcleo de visitas ao domícilio, alguém o possuía. O quadro do menino que chora.
Ostentado efusivamente numa pujante parede principal, confinado num canto de uma divisão secundária ou até mesmo relegado para um sótão bafiento, lá estava ele silencioso a observar-nos sem darmos conta, com um olhar desesperado e desaprovador da nossa própria existência. A título de curiosidade, refira-se que a autoria da pintura é atribuída a um artista chamado Bragolin e faz parte de uma colecção de 28 peças sempre com o mesmo motivo: crianças a chorar.
Mas o que torna o dito cujo ainda mais interessante é que há uma série de lendas e histórias de maldições que o envolvem. O mito mais comum associado ao retrato em causa foi popularizado pelo jornal “The Sun” e conta que o quadro, quando virado ao contrário, revela a imagem do demónio, sendo por isso um objecto assombrado. Devido a essa sina, a peça não pode ser queimada nem se deve tentar destruí-la de qualquer forma, ou a maldição passa para o seu dono. A única maneira segura de se desfazer dele consiste em atirá-lo a um rio que corra em direcção ao sul.
A meu ver, esta obra em nada fica a dever a uma inspiração artística de Andy Warhol ou de Roy Lichtenstein, mesmo sem os traços coloridos a salientarem-lhe as formas e emoções. Aqui fica o quadro pop mais famoso da década de 80 e afins em todo o seu esplendor.
Peço desde já desculpa se com isto vos reavivei alguma recordação mais recôndita e sinistra
Quem de vocês não tem, teve ou conhecia alguem que o tivesse?? que dizem ao mito?