Veículos tinham software que impedia a medição correcta de emissões.

Eu na altura que legalizei o A3 falei com a Audi em Coimbra (Sportmaran salvo erro), e disseram me que entre Março e Abril me chamavam la...ainda estou a espera...estou para ver...
 
Boa tarde.
Fui contatado pela Rolporto, para efectuar alteração de software no meu Audi A4 136Cv, adquirido novo em 2014.
Não queria efectuar tal alteração, dado ter algum receio das consequências a nivel de consumos e potência. No entanto fui informado que a alteração era obrigatória, poderia recusar mas tal facto seria comunicado pela SIVA ao IMTT. Podendo tal comunicação originar a apreensão do carro em operação stop ou mesmo a reprovação numa futura ida ao centro de inspecções.
Pelo que, vou efectuar a alteração, já se encontra agendada.
Resumindo, consequências para o burlado existem, para o burlão parece que não!
Para uma suposta marca premium, ou que supostamente vende produtos com preço premium, mais vale comprar Fiat!
 
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Boa tarde.
Fui contatado pela Rolporto, para efectuar alteração de software no meu Audi A4 136Cv, adquirido novo em 2014.
Não queria efectuar tal alteração, dado ter algum receio das consequências a nivel de consumos e potência. No entanto fui informado que a alteração era obrigatória, poderia recusar mas tal facto seria comunicado pela SIVA ao IMTT. Podendo tal comunicação originar a apreensão do carro em operação stop ou mesmo a reprovação numa futura ida ao centro de inspecções.
Pelo que, vou efectuar a alteração, já se encontra agendada.
Resumindo, consequências para o burlado existem, para o burlão parece que não!
Para uma suposta marca premium, ou que supostamente vende produtos com preço premium, mais vale comprar Fiat!

Eu também estou na mesma situação. Já fui contactado pela Audi de Santarém mas decidi não atualizar já. Também me disseram que era obrigatório mas eu acho que aquilo tem tudo para correr mal para o nosso lado, é só programação que vão alterar, mas em 2014 que é o ano do carro, também já existiam bons programadores porque é que não resolveram logo? Eu quando tiver que atualizar vou fazê-lo em Espanha pois é o concessionário mais perto e se me disserem alguma coisa até lá vou dizer que está agendado para o fazer em Espanha e vou adiar até não poder mais.
 
se alguém está com receio e se eles são obrigados a actualizar simplesmente façam um backup da ecu, vão lá actualizar e depois se não gostarem reponham o backup.

qual casa de reprogramações trata de fazer e restaurar o backup pois é algo que fazem no dia-a-dia.
 
se alguém está com receio e se eles são obrigados a actualizar simplesmente façam um backup da ecu, vão lá actualizar e depois se não gostarem reponham o backup.

qual casa de reprogramações trata de fazer e restaurar o backup pois é algo que fazem no dia-a-dia.

Eu pensei nisso mesmo, o problema é que para fazer um backup, nalguns motores não dá por OBD, só violando ( abrindo ) a ECU, o que em caso de problema a Audi pode sacudir a agua do capote porque a ECU já foi aberta.
 
Eu pensei nisso mesmo, o problema é que para fazer um backup, nalguns motores não dá por OBD, só violando ( abrindo ) a ECU, o que em caso de problema a Audi pode sacudir a agua do capote porque a ECU já foi aberta.
Isso ja fica ao criterio de cada, sendo que quem reprograma tem como ter acesso a dumps sem mexer no carro
 
Eu não tehho esse problema na minha B6 (em 2002 podia poluir-se à vontade...), mas parece-me mais uma daquelas situações em que os clientes são ameaçados por quem tem mais poder, sem culpa nenhuma.

Não sei exactamente o que se pode fazer em termos legais (provávelmente em PT, pouca coisa), mas em todo o caso, juntar algumas provas haverá de servir para alguma coisa.

Estou a pensar, por exemplo:

- fazer um teste em banco de potência numa empresa certificada e verificar todos os valores possíveis de electronica e mecânica, antes da visita ao concessionário.

- tentar perceber junto do concessionário que alterações vão ser feitas e se essas alterações estão contempladas com extensão de garantia. (Isto não será fácil, mas pelo menos dará a entender que não seremos comidos de cebolada...)

- exigir o relatório de oficina com os testes e ensaios realizados, antes e depois das alterações.

- mesmo que não se perceba nada de mecânica, e mesmo que o concessionário diga que não é permitido, exigir estar junto do carro enquanto está na oficina.


E mais uma coisa que parece que o pessoal se esquece facilmente:

Existem muitos mais clientes que concessionários e representantes e são os clientes os lesados, por isso, havendo vontade e coordenação, os clientes terão muito mais razões para impor a sua vontade que os concessionários
 
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