Vias legais para envios á cobrança (mais um caso pág 2)

Infelizmente em meios pequenos ou com carteiros que já são muito conhecidos,essa prática não devia mas acontece,eu sei que alguns carteiros até dizem desde que não se note abra com jeito e volte a fechar,isto não foi comigo mas assisti há cerca de um ano,é assim para quem recebe dá muito jeito porque tem a certeza que comprou lebre e não gato,agora o que te aconteceu do tipo afinal experimentei e não dá é um abuso,se cobraste antecipadamente a cobrança não tens prejuízo desde que venha tudo conforme o que mandaste,no caso de não teres pedido os portes antecipados aí já foste.
Eu posso dizer que recebi um par de amortecedores do Mister Auto e quando me vieram entregar pediram para abrir e ver se estava tudo OK,caso contrário devolvia na hora,achei muito bem,para evitar ter que voltar a chamar a transportadora para devolver caso não estivesse bem,mas neste caso é pago antes da entrega do material e este serviço não é feito pelos CTT

Last edited:
Boas,

sou responsável por 4 códigos postais, e posso-te garantir que isso não pode acontecer. ninguém pode abrir a encomenda, sair da estação e voltar para que seja devolvida.
Pode sim, como já aqui foi referido, e sempre dentro da estação com testemunha do empregado ou chefe deste abrir e verificar a veracidade do objecto, mas mesmo nestes casos, tem de ser elaborado um auto, e queixa nas autoridades para que o dinheiro não saia da estação, mas o destinatário paga sempre. Posteriormente pode ou não receber a devolução do dinheiro que pagou.

Isso dos "jeitos" que aqui foi referido, não vamos ser anjinhos e dizer que nunca acontece, no entanto fica à responsabilidade do carteiro, que se arrisca a levar um processo, como já aconteceu a carteiros meus.

Devido à proximidade que o carteiro tem de diversas pessoas que contacta diariamente, não posso dizer que sou contra alguns "jeitos", dentro dos limites muito curtos, no entanto isto já me parece estranhamente abusivo. Reclama como deve ser.

E como reclamo? :)
Livro de reclamações esquece pois não dá em nada...se for uma indeminização é para esquecer pois dão 10€ por cada kg ou seja 1,8 kg da encomenda são 18€ enquanto foi a cobrar 108€ :S

Primeiro que tudo, assim que chegar a encomenda, abres em frente do carteiro para confirmar se é o material que estás á espera, se for , melhor, se não for, apresenta queixa contra a pessoa e faz uma reclamação no posto dos correios, com a testemunha do carteiro.
Se possivel, saber qual foi a pessoa que entregou a encomenda e depois a recebeu de volta.

começa a mandar material depois de teres o pagamento do teu lado.
Hoje em dia é brincar com o fogo enviar a cobrança ainda por cima algo de valores altos, se a venda foi para alguém dos forums começa a dar feedback negativo

Se cada vez mais vai acontecendo casos destes,e as pessoas têm consciência disso,só não percebo qual o motivo de não pedirem antecipadamente o valor da cobrança,é tão simples.Se o comprador não tem confiança em pagar só o valor da cobrança,porque razão terá o vendedor de confiar? :S Sinceramente não entendo no meu caso já tem acontecido,de pretenderem pagar tudo quando receberem mas eu faço-lhes logo o manguito,prefiro não vender do que estar a arriscar situações destas.;)

Last edited:
Não tenho o dinheiro pois foi enviado á cobrança. O problema aqui é que o homem não pagou, abriu a encomenda, voltou a fechar e os correios rejeitaram. o meu medo é que ele tenha tirado de lá a encomenda colocado outra coisa e eu ao aceitar cá a encomenda fico sem as coisas :S
Isso não pode ser como é obvio. Paga antes de abrir e os CTT nada tem a ver com isso. Apenas prestam o serviço. Se foi aberto sem pagar, reclamas e os CTT tem de indemnizar. Faz a reclamação no livro sem esquecer enviar o duplicado a entidade reguladora.

- - - - - - - - - -

Primeiro que tudo, assim que chegar a encomenda, abres em frente do carteiro para confirmar se é o material que estás á espera, se for , melhor, se não for, apresenta queixa contra a pessoa e faz uma reclamação no posto dos correios, com a testemunha do carteiro.
Se possivel, saber qual foi a pessoa que entregou a encomenda e depois a recebeu de volta.
Isso não da. Nada prova que o que foi enviado, foi o correcto.
O problema esta na origem da recepçao.
Não pode ser entregue qualquer envio a cobrança sem o respectivo pagamento.
O pessoal mete ao barulho os CTT para testemunhar e afins. NAO DA.
Apenas aqui pode ser apresentada reclamação e queixa do serviço que não foi prestado.
Claro, os CTT vao devolver o valor dos portes. Mas não fica por aqui. Pode se instaurar um processo de negligencia do serviço e bens enviados. Ai é que são elas.

Desculpem mas ocorreu-me agora,e penso que ainda não foi aqui falado.
Ele abriu mesmo?? Ou foi uma desculpa um pouco simpática que ele arranjou ?
Não retiro um vírgula ao que disse,e como relatei já tive oportunidade de ver uma situação de abrir para ver com a permissão do carteiro.Mas neste caso não sei.

Quanto ao reclamar a estação de CTT ,mas o quê... Há provas? Achas que o fulano ia dizer que foi verdade que os ctt o deixaram abrir?? Não dá em nada,e mais mesmo que a encomenda não esteja embalada conforme o envio,há sempre aquela que eu já ouvi o material não ia muito bem acondicionado.Penso que sabem todos que quando se escreve frágil,eles ctt dizem logo que aquilo é para Inglês ver

Last edited:
Desculpem mas ocorreu-me agora,e penso que ainda não foi aqui falado.
Ele abriu mesmo?? Ou foi uma desculpa um pouco simpática que ele arranjou ?
Não retiro um vírgula ao que disse,e como relatei já tive oportunidade de ver uma situação de abrir para ver com a permissão do carteiro.
Mas isso não é o regulamento.
Os CTT prestam um serviço apenas.
Nada tem a ver com o material enviado.
Isto faz confusão a demasiada gente, dai invocar o testemunho de funcionários.
Se os mesmos estão em infração, acham mesmo que vao colocar o seu emprego em risco por testemunhar?

olha eu já cheguei a enviar um RNS-E à cobrança e o fulano nao aceitou

veio devolvido, e quando abri a caixa tinha lá dentro uma pedra

de quem foi a culpa nao sei, mas morreu solteira e eu fiquei sem o RNS-E e sem o dinheiro :(

olha eu já cheguei a enviar um RNS-E à cobrança e o fulano nao aceitou

veio devolvido, e quando abri a caixa tinha lá dentro uma pedra

de quem foi a culpa nao sei, mas morreu solteira e eu fiquei sem o RNS-E e sem o dinheiro :(

Ui, ui ui... Isso é que é um bico de obra.

E no teu caso, que fizeste, ou tentaste fazer para resolver?

Então porque pedem para se mencionar no impresso,o que contém dentro da embalagem?? Isso não será para casos como o teu?

Pois, se calhar.. viram um artigo a dizer radio no valor de 590 euros na altura e pronto, foi o necessário para alguem se aproveitar

fiquei doente na altura, nao só pelo valor perdido mas pelo comportamente e pela politica do irresponsabilidade dos correios, eu a saber que me tinham burlado nos correios e sem poder fazer NADA de NADA

Back