Bem, tanta conversa que ocorreu na minha ausência...
Então aqui vai a minha opinião:
- Em relação ao entrar em safe, tenho de concordar com o ricardo, a N75 é apenas um actuador, não um sensor. De maneiras que a única maneira que me vem à cabeça de a ECU "saber" que o turbo está a fazer carga demais é pelos valores da MAF. O turbo para fazer mais pressão, tem de aspirar mais ar, ar esse medido pela MAF. Se metermos a tal torneirinha para por o turbo a fazer mais pressão, às tantas a ECU fica naquela "eh lá, de acordo com a MAF, o motor está a aspirar mais ar do que era suposto para esta rotação... Qual é a única coisa que pode provocar isto sem ser uma MAF defeituosa? Excesso de pressão do turbo. -> safe mode"
- Em relação à pressão que o meu carro está a fazer, existem várias possibilidades, mas não acredito que nenhuma delas seja algum defeito, nem do manómetro nem de nada. Possibilidades:
1º A minha ECU é diferente da vossa, logo aí pode haver alguma diferença.
2º Como o AgA já tinha dito, parece que a nossa ECU quando "vê" o motor atrapalhado (acelerador a fundo mas pouco andamento) tende a dar ordem à N75 para fazer mais pressão no turbo. Devo lembrar que este vídeo foi uma subida muito ingrime sempre em 5ª. Tendo em conta que o meu carro não está a puxar tanto a GPL como a gasolina (asneira minha que pedi mistura pobre para o GPL), a ECU "ajudou" mais do que é normal.
3º Também por causa da dita mistura pobre, os gases de escape são mais quentes (já o são por ser GPL, e com mistura pobre, mais ainda) e sendo os gases mais quentes, vão fazer o turbo rodar mais depressa.
Eu francamente acredito mais na 2ª hipótese... Um bocado porque, por exemplo, se eu esticar uma 2ª, ele nunca faz mais do que 0.5bar