1.8T - "The Topic"

Ricardo, não estás a ler os meus post's?

n75j.jpg


é a N75!

a n75 dá uma determinada voltagem consoante a pressão que detecta na tubagem..
há até uma """"mod"""" no vwvortex que é colocar uma resistência na ligação da N75 para o carro fazer mais pressão..
o que se pode tornar engraçado, mas um risco ao mesmo tipo, pois vai-se ter mais ar, sem haver compensação do débito de combustivel...
 
Não estás a perceber a minha duvida aga :p

A n75 controla a pressão, mas não a detecta, a unica coisa que detecta pressão é um sensor MAP, que os nossos motores não têm percebes?

Logo para fazer safe tem de ter uma forma de saber que a pressão foi excedida, que deve ser através da MAF, a partir do ar que passa na mesma em conjunto com outros parâmetros.
 
homem, claro que a detecta, e informa o que lê à ECU :green:

informa-a através de uma voltagem...

Nah aga estás a pensar de forma errada, a n75 é um electroiman que abre e fecha consoante o numero de ciclos que a centralina manda, tanto se repares ela faz barulho, que é quando abre e fecha, mas para veres tu mesmo está aqui um link bom :)

VAGfans.com Web Forums - View topic - N75 valve operation

Muito resumidamente, a n75 funciona por ciclos, quanto mais ciclos, mais ar vai para a waste, menos ciclos menos ar para a waste o que faz o turbo fazer mais pressão.

Em baixas rotações os ciclos são baixos, para que o turbo chegue á pressão requisitada mais rapidamente, mas em altas é ao contrário.
 
Bem, tanta conversa que ocorreu na minha ausência... :p

Então aqui vai a minha opinião:

- Em relação ao entrar em safe, tenho de concordar com o ricardo, a N75 é apenas um actuador, não um sensor. De maneiras que a única maneira que me vem à cabeça de a ECU "saber" que o turbo está a fazer carga demais é pelos valores da MAF. O turbo para fazer mais pressão, tem de aspirar mais ar, ar esse medido pela MAF. Se metermos a tal torneirinha para por o turbo a fazer mais pressão, às tantas a ECU fica naquela "eh lá, de acordo com a MAF, o motor está a aspirar mais ar do que era suposto para esta rotação... Qual é a única coisa que pode provocar isto sem ser uma MAF defeituosa? Excesso de pressão do turbo. -> safe mode"

- Em relação à pressão que o meu carro está a fazer, existem várias possibilidades, mas não acredito que nenhuma delas seja algum defeito, nem do manómetro nem de nada. Possibilidades:

1º A minha ECU é diferente da vossa, logo aí pode haver alguma diferença.
2º Como o AgA já tinha dito, parece que a nossa ECU quando "vê" o motor atrapalhado (acelerador a fundo mas pouco andamento) tende a dar ordem à N75 para fazer mais pressão no turbo. Devo lembrar que este vídeo foi uma subida muito ingrime sempre em 5ª. Tendo em conta que o meu carro não está a puxar tanto a GPL como a gasolina (asneira minha que pedi mistura pobre para o GPL), a ECU "ajudou" mais do que é normal.
3º Também por causa da dita mistura pobre, os gases de escape são mais quentes (já o são por ser GPL, e com mistura pobre, mais ainda) e sendo os gases mais quentes, vão fazer o turbo rodar mais depressa.

Eu francamente acredito mais na 2ª hipótese... Um bocado porque, por exemplo, se eu esticar uma 2ª, ele nunca faz mais do que 0.5bar
 
Também acredito que seja mesmo da tua ECU, visto ser mais avançada :)

Diz lá que não gostas de chegar aqui e ver o nosso spam :green: :p

Eu confesso, eu adoro ver o vosso spam, por isso é que este é o meu tópico preferido :)

Eu tenho de ir à Front Fuels dizer que quero uma afinação igual à do AgA, por dois motivos, para ver se o dito erro desaparece, e para ver se ele continua a fazer os 0.9bar naquela mesma subida. Ah, e também para ver se fico com o carro a andar mais a GPL do que a gasolina. Se o AgA diz que consegue 160cv a GPL, eu também quero :p
 
ja agora Trevas, que diferenças tem a tua ECU para a nossa? qual é o part number da tua?

A dele é igual á tua vick, acho que só muda a ultima letra, tu postaste aí a tua, a dele acho que é T no final.

Mas deve ser mesmo por ser uma subida, nós como não andamos a puxar devemos ficar com a ideia que ele chega aos 0.7 e baixa.

Depois quando tiver o meu vemos, nunca pensei que houvesse tanta diferença entre os nossos carros :)
 
A dele é igual á tua vick, acho que só muda a ultima letra, tu postaste aí a tua, a dele acho que é T no final.

Mas deve ser mesmo por ser uma subida, nós como não andamos a puxar devemos ficar com a ideia que ele chega aos 0.7 e baixa.

Depois quando tiver o meu vemos, nunca pensei que houvesse tanta diferença entre os nossos carros :)
a minha tambem tem "T" no final, é 8D0 907 557 T
 
Então já não me lembro bem qual é a dele, acho que vocês falaram á tempos das ECUs e a do trevas só mudava a ultima letra, mas isso é em todas, a minha tem a mesma ref que a tua mas não tem letra no final, é das primeiras como a do aga.
 
Então já não me lembro bem qual é a dele, acho que vocês falaram á tempos das ECUs e a do trevas só mudava a ultima letra, mas isso é em todas, a minha tem a mesma ref que a tua mas não tem letra no final, é das primeiras como a do aga.
eu axo que a do trevas, ate tem duas letras no final ;)
 
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