1.8T - "The Topic"

Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

pois pode ser, mas os testes a MAF parece indicarem que esta tudo bem com ela

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sim o valor esta sempre fixo, o erro é 00561 mixture adaptation limit (add) exceeded
00561 - Ross-Tech Wiki

Pois é estranho o meu hoje tinha 2 erros, 1 da MAF P0103 e outro da célula lamda, logo o teu não deve da MAF.

Isso não terá a ver com a mistura de combustível no motor?
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

pois pode ser, mas os testes a MAF parece indicarem que esta tudo bem com ela

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sim o valor esta sempre fixo, o erro é 00561 mixture adaptation limit (add) exceeded
00561 - Ross-Tech Wiki

Curioso, o meu também aparece esse erro de vez em quando desde que o pus a GPL... Tu não tens o carro a GPL, pois não?
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Curioso, o meu também aparece esse erro de vez em quando desde que o pus a GPL... Tu não tens o carro a GPL, pois não?
nao esta a GPL, eu das pesquisas que fiz, esse erro é comum nos foruns estrangeiros, mas por incrivel que pareça, apenas encontrei um que o conseguiu solucionar, e foi trocando a junta do colector de admissao, ja tenho uma junta ca em casa para trocar assim que tiver tempo, muitos dizem ter trocado a MAF entre outras coisas, e de nada valeu.. eu ja troquei todos os tubos de vacuo e sem soluçao ate agora, tambem vou aproveitar para fazer limpeza aos injectores quando mudar a junta de colector admissao, tens a certeza que o erro que te aparece é igual? ha outros muito identicos..

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Pois é estranho o meu hoje tinha 2 erros, 1 da MAF P0103 e outro da célula lamda, logo o teu não deve da MAF.

Isso não terá a ver com a mistura de combustível no motor?
pois parece ter a ver com a mistura, mas pelo que tenho pesquisado, normalmente este erro esta associado a fugas de vacuo na maior parte das vezes...
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

nao esta a GPL, eu das pesquisas que fiz, esse erro é comum nos foruns estrangeiros, mas por incrivel que pareça, apenas encontrei um que o conseguiu solucionar, e foi trocando a junta do colector de admissao, ja tenho uma junta ca em casa para trocar assim que tiver tempo, muitos dizem ter trocado a MAF entre outras coisas, e de nada valeu.. eu ja troquei todos os tubos de vacuo e sem soluçao ate agora, tambem vou aproveitar para fazer limpeza aos injectores quando mudar a junta de colector admissao, tens a certeza que o erro que te aparece é igual? ha outros muito identicos..

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pois parece ter a ver com a mistura, mas pelo que tenho pesquisado, normalmente este erro esta associado a fugas de vacuo na maior parte das vezes...

Sim, asseguro-te que o meu erro é exactamente igual ao teu, mas tenho quase a certeza que é por motivos diferentes. Eu hoje andei uns 20km com o carro, cheguei a casa, liguei o vag-com e erro não apareceu.

Eu acho que sei o motivo do meu erro. Segue o meu raciocínio e diz-me se concordas:

O meu carro foi recentemente convertido para GPL, e aquilo ainda não está bem afinado, o motor quando ainda não está quente, dá uns soluços. Ora bem, um soluço significa que a mistura ar-combustivel não foi parcialmente ou totalmente queimada, então esse ar-combustivel não queimado vai para o escape. Assim que esse ar passa pela sonda lambda, a centralina "vê" que existe oxigenio demais, então enriquece a mistura. A centralina tem os valores lidos pelos sensores, e tem os valores "esperados". Quando os valores lidos divergem muito dos esperados, vai existir um código de erro dependendo dos valores em questão. No meu caso, eu acho que a centralina ve-se forçada a enriquecer demasiado a mistura tendo em consideração os valores da sonda lambda, e esse enriquecer da mistura começa a ser excessivo tendo em conta o ar que o motor está a aspirar (informação dada pela MAF).

E esses soluços só acontecem de vez em quando, e como tal o erro só aparece de vez em quando.


O teu caso deve ser diferente de certeza. Eu para te poder ajudar a determinar a causa do teu erro precisava que fizesses um teste de estrada com o vag-com a registar os valores obtidos numa folha de excel (sabes fazer isso? se não souberes eu ensino-te). Podes por exemplo levar uma 2ª das 1000 e tal rpm até às 6000 com o vag-com a registar os dados em tempo real. Os dados que eu vou precisar são:
-rotação do motor
-quantidade de ar aspirada
-pressão do turbo
-temperatura do ar
-quantidade de combustivel injectado
-factor de correcção da sonda lambda

Se me deres estes valores (nao te esqueças de incluir as unidades), eu faço-te umas contas e digo-te aonde é mais provável estar o problema.

Trust me, i'm an engineer ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Sim, asseguro-te que o meu erro é exactamente igual ao teu, mas tenho quase a certeza que é por motivos diferentes. Eu hoje andei uns 20km com o carro, cheguei a casa, liguei o vag-com e erro não apareceu.

Eu acho que sei o motivo do meu erro. Segue o meu raciocínio e diz-me se concordas:

O meu carro foi recentemente convertido para GPL, e aquilo ainda não está bem afinado, o motor quando ainda não está quente, dá uns soluços. Ora bem, um soluço significa que a mistura ar-combustivel não foi parcialmente ou totalmente queimada, então esse ar-combustivel não queimado vai para o escape. Assim que esse ar passa pela sonda lambda, a centralina "vê" que existe oxigenio demais, então enriquece a mistura. A centralina tem os valores lidos pelos sensores, e tem os valores "esperados". Quando os valores lidos divergem muito dos esperados, vai existir um código de erro dependendo dos valores em questão. No meu caso, eu acho que a centralina ve-se forçada a enriquecer demasiado a mistura tendo em consideração os valores da sonda lambda, e esse enriquecer da mistura começa a ser excessivo tendo em conta o ar que o motor está a aspirar (informação dada pela MAF).

E esses soluços só acontecem de vez em quando, e como tal o erro só aparece de vez em quando.


O teu caso deve ser diferente de certeza. Eu para te poder ajudar a determinar a causa do teu erro precisava que fizesses um teste de estrada com o vag-com a registar os valores obtidos numa folha de excel (sabes fazer isso? se não souberes eu ensino-te). Podes por exemplo levar uma 2ª das 1000 e tal rpm até às 6000 com o vag-com a registar os dados em tempo real. Os dados que eu vou precisar são:
-rotação do motor
-quantidade de ar aspirada
-pressão do turbo
-temperatura do ar
-quantidade de combustivel injectado
-factor de correcção da sonda lambda

Se me deres estes valores (nao te esqueças de incluir as unidades), eu faço-te umas contas e digo-te aonde é mais provável estar o problema.

Trust me, i'm an engineer ;)
sim no teu caso pode ser muito bem isso, esse erro a mim por vezes demora dias aparecer, ja esteve uma altura bastante tempo sem aparecer, eu posso fazer esses testes, tenho é que instalar o excel, e ja agora dizers-me quais sao exactamente o numero dos campos dos testes que tenho que fazer, alguns sei, tambem posso ver, mas se souberes melhor ;)

- - - - - - - - - -

o que tu queres sera isto??
mas com outros campos claro

Saturday,22,September,2012,12:49:39:10074
VCDS Version: Release 10.6.4 (x64)
Data version: 20110418

Address 01: Engine (8D0 907 557 T)
12:49:36 Group 002: Basic Function
840 /min Engine Speed
0.90 ms Injection Period (theoretical)
2.13 ms Injection Period (corrected)
2.50 g/s Intake Air Mass
12:49:36 Group 008: Lambda learnt Values
2.13 ms Injection Period (corrected)
0.0 % Lambda Regulat. (learned - additive)
0.0 % Lambda Regulat. (learned - multipl.)
TankVent ON Fuel Tank Venting
12:49:36 Group 026: Idling Air Demand
-0.8 % Idle Regulation
-1.01 g/s Intake Air Mass
73.5°C Coolant Temperature
840 /min Engine Speed
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

nao esta a GPL, eu das pesquisas que fiz, esse erro é comum nos foruns estrangeiros, mas por incrivel que pareça, apenas encontrei um que o conseguiu solucionar, e foi trocando a junta do colector de admissao, ja tenho uma junta ca em casa para trocar assim que tiver tempo, muitos dizem ter trocado a MAF entre outras coisas, e de nada valeu.. eu ja troquei todos os tubos de vacuo e sem soluçao ate agora, tambem vou aproveitar para fazer limpeza aos injectores quando mudar a junta de colector admissao, tens a certeza que o erro que te aparece é igual? ha outros muito identicos..

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pois parece ter a ver com a mistura, mas pelo que tenho pesquisado, normalmente este erro esta associado a fugas de vacuo na maior parte das vezes...


Pois, eu hoje tive á procura de fugas e onde não consegui ver foi no tubo que vai para o interior do carro, porque eu faço força e aquilo não fica em vacuo, mas estou desconfiado que é normal, porque dentro do cockpit está o reservatório de vácuo, e onde notei foi também, foi no tubo que vai da bomba de combustivel que funciona a vácuo (aquela que está na régua dos injectores), o tubo que entra na admissão transparente não faz vácuo.

Mas vê bem isso, porque pelo que li estes motoros são muito sensiveis a falta de vácuo, o meu por acaso tem um relantim certinho, mas dizem que o vácuo afeta muito isso.
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Pois, eu hoje tive á procura de fugas e onde não consegui ver foi no tubo que vai para o interior do carro, porque eu faço força e aquilo não fica em vacuo, mas estou desconfiado que é normal, porque dentro do cockpit está o reservatório de vácuo, e onde notei foi também, foi no tubo que vai da bomba de combustivel que funciona a vácuo (aquela que está na régua dos injectores), o tubo que entra na admissão transparente não faz vácuo.

Mas vê bem isso, porque pelo que li estes motoros são muito sensiveis a falta de vácuo, o meu por acaso tem um relantim certinho, mas dizem que o vácuo afeta muito isso.
nao estou a ver que tubo é esse transparente :S nao tenho nenhum tubo transparente, o meu relanti é certo, o ponteiro nao oscila..
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

sim no teu caso pode ser muito bem isso, esse erro a mim por vezes demora dias aparecer, ja esteve uma altura bastante tempo sem aparecer, eu posso fazer esses testes, tenho é que instalar o excel, e ja agora dizers-me quais sao exactamente o numero dos campos dos testes que tenho que fazer, alguns sei, tambem posso ver, mas se souberes melhor ;)

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o que tu queres sera isto??
mas com outros campos claro

Saturday,22,September,2012,12:49:39:10074
VCDS Version: Release 10.6.4 (x64)
Data version: 20110418

Address 01: Engine (8D0 907 557 T)
12:49:36 Group 002: Basic Function
840 /min Engine Speed
0.90 ms Injection Period (theoretical)
2.13 ms Injection Period (corrected)
2.50 g/s Intake Air Mass
12:49:36 Group 008: Lambda learnt Values
2.13 ms Injection Period (corrected)
0.0 % Lambda Regulat. (learned - additive)
0.0 % Lambda Regulat. (learned - multipl.)
TankVent ON Fuel Tank Venting
12:49:36 Group 026: Idling Air Demand
-0.8 % Idle Regulation
-1.01 g/s Intake Air Mass
73.5°C Coolant Temperature
840 /min Engine Speed

Sim, é isso que eu pretendo mas pelo "Advanced Measuring Blocks".
Escolhes os campos que te referi, e clika em log. Ele regista os valores em tempo real e guarda-os num ficheiro de extensão csv ou lá o que é. Não precisas de instalar o excel, apenas manda-me o ficheiro.
Ross-Tech: VAG-COM Tour: Advanced Measuring Blocks

-rotação do motor
-quantidade de ar aspirada
-pressão do turbo
-temperatura do ar
-quantidade de combustivel injectado
-valor da sonda lambda

mas atenção, eu preciso da quantidade de combustivel injectada, e o não o tempo que o injector fica "aberto".
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Sim, é isso que eu pretendo mas pelo "Advanced Measuring Blocks".
Escolhes os campos que te referi, e clika em log. Ele regista os valores em tempo real e guarda-os num ficheiro de extensão csv ou lá o que é. Não precisas de instalar o excel, apenas manda-me o ficheiro.
Ross-Tech: VAG-COM Tour: Advanced Measuring Blocks

-rotação do motor
-quantidade de ar aspirada
-pressão do turbo
-temperatura do ar
-quantidade de combustivel injectado
-valor da sonda lambda

mas atenção, eu preciso da quantidade de combustivel injectada, e o não o tempo que o injector fica "aberto".
e onde vou eu arranjar esse "advanced measuring blocks"? o VAG ja tras essa função?
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Sim, é isso que eu pretendo mas pelo "Advanced Measuring Blocks".
Escolhes os campos que te referi, e clika em log. Ele regista os valores em tempo real e guarda-os num ficheiro de extensão csv ou lá o que é. Não precisas de instalar o excel, apenas manda-me o ficheiro.
Ross-Tech: VAG-COM Tour: Advanced Measuring Blocks

-rotação do motor
-quantidade de ar aspirada
-pressão do turbo
-temperatura do ar
-quantidade de combustivel injectado
-valor da sonda lambda

mas atenção, eu preciso da quantidade de combustivel injectada, e o não o tempo que o injector fica "aberto".
ja estive a ver o VAG e ja vi que tras "Advanced Measuring Blocks".
oagora tenho outras duvidas..
qual os campos que queres exactamente em cada leitura?
vou-te por aqueles que me aparecem no VAG

-rotação do motor-engine speed, engine load, engine speed (actual), engine speed (especified)
-quantidade de ar aspirada-intake air mass
-pressão do turbo-pressure selenoid valve
-temperatura do ar-intake air temperature
-quantidade de combustivel injectado-injection period (theoretical), injection period (corrected)
-valor da sonda lambda-lambda regulation, lambda regulation factor, lambda regulation operating mode, status lambda regulation

é isto que precisas amigo?
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

nao estou a ver que tubo é esse transparente :S nao tenho nenhum tubo transparente, o meu relanti é certo, o ponteiro nao oscila..

Então não deves ter nenhuma fuga, o teu se calhar não é transparente, é um tubo que está na parte de cima do colector de admissão, do lado do servo-freio.
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Então não deves ter nenhuma fuga, o teu se calhar não é transparente, é um tubo que está na parte de cima do colector de admissão, do lado do servo-freio.
se puderes coloca aqui uma foto do dito tubo ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

ja estive a ver o VAG e ja vi que tras "Advanced Measuring Blocks".
oagora tenho outras duvidas..
qual os campos que queres exactamente em cada leitura?
vou-te por aqueles que me aparecem no VAG

-rotação do motor-engine speed, engine load, engine speed (actual), engine speed (especified)
-quantidade de ar aspirada-intake air mass
-pressão do turbo-pressure selenoid valve
-temperatura do ar-intake air temperature
-quantidade de combustivel injectado-injection period (theoretical), injection period (corrected)
-valor da sonda lambda-lambda regulation, lambda regulation factor, lambda regulation operating mode, status lambda regulation

é isto que precisas amigo?

Rotação do motor basta o "engine speed", o resto não é preciso.
Quantidade de ar aspirada sim é o "intake air mass".
Pressão do turbo não é isso, deve ser qualquer coisa do tipo "boost pressure"
Quanto ao combustivel, eu preferia a quantidade injectada e não o periodo de abertura dos injectores, mas se não encontrares, vou tentar trabalhar com isso.
Quanto à temperatura do ar, sim é o "intake air temperature"
E quanto à sonda lambda, podem ser esses valores todos.
Mais uma coisa, se conseguires encontrar um campo com a temperatura do ar depois de ter passado pelo intercooler, isso tambem dava jeito.

E já agora, sempre que houver campos que digam (theoretical) e (corrected), escolhe os 2.

Põe-te em andamento numa 2ª às 1000 e tal rpm, manda o vag-com começar a registar, pata a fundo, quando chegares por volta das 6000, manda o vag-com parar de registar. É melhor fazeres isto com alguém do teu lado, não te vás distrair e acontecer por aí um acidente.
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Rotação do motor basta o "engine speed", o resto não é preciso.
Quantidade de ar aspirada sim é o "intake air mass".
Pressão do turbo não é isso, deve ser qualquer coisa do tipo "boost pressure"
Quanto ao combustivel, eu preferia a quantidade injectada e não o periodo de abertura dos injectores, mas se não encontrares, vou tentar trabalhar com isso.
Quanto à temperatura do ar, sim é o "intake air temperature"
E quanto à sonda lambda, podem ser esses valores todos.
Mais uma coisa, se conseguires encontrar um campo com a temperatura do ar depois de ter passado pelo intercooler, isso tambem dava jeito.

E já agora, sempre que houver campos que digam (theoretical) e (corrected), escolhe os 2.

Põe-te em andamento numa 2ª às 1000 e tal rpm, manda o vag-com começar a registar, pata a fundo, quando chegares por volta das 6000, manda o vag-com parar de registar. É melhor fazeres isto com alguém do teu lado, não te vás distrair e acontecer por aí um acidente.
quanto ao boost pressure, nao aparece, outro tipo de temperatura do ar tambem nao, quanto a injecçao é apenas o que me aparece, logo ja vou a estrada fazer o teste, depois posto os resultados, obrigado ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

quanto ao boost pressure, nao aparece, outro tipo de temperatura do ar tambem nao, quanto a injecçao é apenas o que me aparece, logo ja vou a estrada fazer o teste, depois posto os resultados, obrigado ;)

se não aparece boost pressure, então procura por intake manifold pressure ou qualquer coisa assim. Eu preciso mesmo de saber a pressão que o turbo vai a fazer para ter resultado mais precisos.

Boa sorte com isso ;)
 
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