1.8T - "The Topic"


Descobri como é que os nossos motores calculam a pressão :green:

"Note on fault code 00544:

The boost pressure is not measured using a sensor, and instead is calculated from the volume of air throughput, depending on intake air temperature, altitude and engine speed."

É mesmo com a maf, e mais as variáveis de temp, altitude e rpm :)
 
Descobri como é que os nossos motores calculam a pressão :green:

"Note on fault code 00544:

The boost pressure is not measured using a sensor, and instead is calculated from the volume of air throughput, depending on intake air temperature, altitude and engine speed."

É mesmo com a maf, e mais as variáveis de temp, altitude e rpm :)
sim eu tinha visto isso algures, mas depois perdi a pagina que era para postar aqui..
 
Re: 1.8T - "The Topic"

As vossas Centralinas tal como a minha so medem lambda de 0,97 a 1,03 a sonda dos 1.8t de 2001 para a frente mede muito mais... Do que este pequeno intervalo.

Sondas de 4 fios - banda estreita
Sondas de 5 fios- banda larga

Sendo maçaricos nem arrisquem não ter uma externa... O que não falta é por aí 1.8t de casas de reprogramações portuguesas a usar afr não controlado e misturas de m*rda....

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As vossas Centralinas tal como a minha so medem lambda de 0,97 a 1,03 a sonda dos 1.8t de 2001 para a frente mede muito mais... Do que este pequeno intervalo.

Sondas de 4 fios - banda estreita
Sondas de 5 fios- banda larga

Sendo maçaricos nem arrisquem não ter uma externa... O que não falta é por aí 1.8t de casas de reprogramações portuguesas a usar afr não controlado e misturas de m*rda....
 
Pedro tens a certeza que a nossa sonda mede tão pouco? Já tive a ver o log da minha e ela varia num intervalo mais amplo que esse.

Não me lembro quanto mas sei que é mais.

Sim tens razão pelo que vi tudo o que é de 12 para baixo já é perigoso, mas isto também deve depender do carro digo eu, não sou nenhum expert :)
 
De facto as ME 7.5 seriam mais simples de trabalhar, eu tenho um programa que dá para mexer nas 7.5 usando o cabo do vag-com.

Eu vou perder horas sim a estudar o programa e a analisar repros que o pessoal faz para aí (estou inscrito num fórum de repros) porque uma vez dominada essa parte, faço um mapa num instante. E não preciso de andar a estourar montes de gasolina, porque ao contrário das casas de repros que mandam para lá valores um bocado à toa e vão fazendo testes até os resultados serem bons, eu vou calcular as coisas ao pormenor para que o mapa saia bem à primeira.
Em ultimo caso até posso nem mexer na parte da ignição que é a mais perigosa, agora que vou por aquele turbo a soprar que nem um desalmado, isso é certinho :)
Se o programa for tão fácil de utilizar como eu penso, vou ver se ponho a pressão do turbo no limite de valores seguros, ou seja, pressões elevadas a baixo/médio regime (talvez coisa de 1.2bar) e à medida que a rotação sobe, a pressão vai caindo.
Desta forma asseguro que o turbo não é sacrificado e que os injectores de origem cheguem perfeitamente. A mim não me interessa altas potências a altos regimes, eu quero é um binário colossal a baixos/médios regimes que é onde costumo andar com o motor, quero força nas subidas e ultrapassagens.
E se for fácil de fazer também, vou fazer a mistura variar conforme aquilo que se carrega no acelerador. Qualquer coisa do tipo, se acelerar pouco, uma mistura pobre a pensar nos consumos, se tiver a meio acelerador, uma mistura estequiométrica, e acelerador a fundo, uma mistura rica de modo a obter a máxima performance. Também deste modo o carro passa na inspecção sem problemas.

Agora vamos ver se isto é exequível.

Quanto às ECUs, pelo que tive a ver, existem DAMOS diferentes conforme seja o modelo da ECU, mas se as vossas forem igual à minha, ME 3.8.2, então o DAMOS é o mesmo :)

Já agora, o DAMOS é um ficheiro que define o "mapa de organização" da ECU, pelo que percebi. Neste momento não consigo explicar melhor que isto, ainda estou a começar a aprender sobre o assunto.

Já tenho aqui um mapa de origem e outro reprogramado de um TT de 225cv para começar a estudar. Eu logo vos vou contando da evolução da coisa.
 
Last edited:
Eu estou com azar trevas :p, a minha é uma 3.2.1, não sei qual a diferença, mas não deve ser muita, se souberes qualquer coisa diz ou se precisares de ajuda :)
 
Trevas se poderes manda me o link do vendedor da tua MAF, como a tua tem se aguentado, e tão cedo não devo ter € para OEM assim metia uma dessas para ao menos não andar a gastar tanto :)
 
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