De facto as ME 7.5 seriam mais simples de trabalhar, eu tenho um programa que dá para mexer nas 7.5 usando o cabo do vag-com.
Eu vou perder horas sim a estudar o programa e a analisar repros que o pessoal faz para aí (estou inscrito num fórum de repros) porque uma vez dominada essa parte, faço um mapa num instante. E não preciso de andar a estourar montes de gasolina, porque ao contrário das casas de repros que mandam para lá valores um bocado à toa e vão fazendo testes até os resultados serem bons, eu vou calcular as coisas ao pormenor para que o mapa saia bem à primeira.
Em ultimo caso até posso nem mexer na parte da ignição que é a mais perigosa, agora que vou por aquele turbo a soprar que nem um desalmado, isso é certinho
Se o programa for tão fácil de utilizar como eu penso, vou ver se ponho a pressão do turbo no limite de valores seguros, ou seja, pressões elevadas a baixo/médio regime (talvez coisa de 1.2bar) e à medida que a rotação sobe, a pressão vai caindo.
Desta forma asseguro que o turbo não é sacrificado e que os injectores de origem cheguem perfeitamente. A mim não me interessa altas potências a altos regimes, eu quero é um binário colossal a baixos/médios regimes que é onde costumo andar com o motor, quero força nas subidas e ultrapassagens.
E se for fácil de fazer também, vou fazer a mistura variar conforme aquilo que se carrega no acelerador. Qualquer coisa do tipo, se acelerar pouco, uma mistura pobre a pensar nos consumos, se tiver a meio acelerador, uma mistura estequiométrica, e acelerador a fundo, uma mistura rica de modo a obter a máxima performance. Também deste modo o carro passa na inspecção sem problemas.
Agora vamos ver se isto é exequível.
Quanto às ECUs, pelo que tive a ver, existem DAMOS diferentes conforme seja o modelo da ECU, mas se as vossas forem igual à minha, ME 3.8.2, então o DAMOS é o mesmo
Já agora, o DAMOS é um ficheiro que define o "mapa de organização" da ECU, pelo que percebi. Neste momento não consigo explicar melhor que isto, ainda estou a começar a aprender sobre o assunto.
Já tenho aqui um mapa de origem e outro reprogramado de um TT de 225cv para começar a estudar. Eu logo vos vou contando da evolução da coisa.