Nop os gases só estão relacionados com o cat e motor, se tiveres um escape só com cat tens as mesmas emissões que com as panelas, estas só abafam o som e restringem o fluxo.

Se tiveres o escape tapado não vai acusar gases, o motor vai é fazer mais esforço para pegar e trabalhar, consumindo mais.

Mas se mesteste a final e o cat novos era muito azar a do meio estar tapada, o que podes fzr é desligares o escape a meio e deixares só com o cat e depois testar ver se o turbo faz mais pressão, se fizer mais já sabes.

Mas também pode não ser disto, eu só acho estranho teres valores um pouco baixos de turbo, e consumos altos, isto também pode ser do manometro...enfim um monte de coisas para chatear :D

Mas um dia podes fazer o teste para veres.

O meu sei que é normal fazer pouca porque uma das causas de andar sem maf é a restrição de pressão.

Trevas o que achas do problema do vick?
 
Last edited:
Bem, antes de mais Ricardo, deixa-me fazer-te uma pergunta, se tiveres o motor quente e parado, qual a pressão que tens lá no manómetro? É que eu se tiver o motor quente, ele fica um bocadinho acima de zero.

E se bem me lembro da cadeira de sensores e actuadores que tive na faculdade, um sensor MAP é composto por um diafragma que ao se deslocar para um lado ou para o outro (vácuo para um lado ou pressão para outro) aumenta ou diminui a sua tensão de saída, a modos que a gravidade à partida não irá afectar os seus valores, e se afectar, acredito mais que afecte se ele estiver na vertical. Mas pronto, isto é teoria. Mas se te deixar mais contente, eu um dia viro-o para baixo :p :D

Mas agora a sério, eu posso experimentar para baixo, mas do que eu descrevi do seu funcionamento, não acredito que seja por aí. Aliás, lembrei-me agora que o sensor MAP do carro da minha mãe está direito. E não acredito que o meu manómetro esteja a marcar mal, porque em 2ª por exemplo, ele nunca passa dos 0.5bar.

Aliás, aconteceu foi uma coisa que eu estava a achar estranho e acho que o Vick desvendou o mistério. Eu já tinha reparado que nem sempre passo dos 0.5bar na mesma subida, e o Vick outro dia disse que quando temos lá o erro, se o apagarmos com o motor a trabalhar, que nota-se uma diferença no trabalhar. Então apaguei o erro, e lá está ele a mandar-se para os 0,9bar novamente. Aliás até digo mais, eu com o acelerador a meio, ele já vai além dos 0.5bar :)


E o que eu acho do problema do Vick é que uma fuga no colector é o problema mais plausível.
Numa fuga no colector de escape, não só saem gases de escape, mas também é aspirado ar de fora devido ao facto de os gases de escape serem pulsados, e entre impulsos, existe vácuo, e esse vácuo vai puxar ar de fora (isto não é só teoria, é mesmo um facto!)
Sendo a fuga antes da sonda lambda, vai começar a aparecer montes de oxigénio na sonda, levando a ECU a achar que a mistura está pobre, e então põe-se a enriquecer a mistura desalmadamente, levando ao aparecimento do erro e do aumento dos consumos.
Mas por estar a entrar oxigénio pela fuga, esteja o catalisador a funcionar bem, o catalisador vai promover a reacção do oxigénio com os gases de escape de uma mistura rica, neutralizando assim o CO e os HCs provenientes da combustão de uma mistura rica, e assim, ao se utilizar uma máquina de analise de gases de escape, os resultados vão ser uma maravilha :)

O que acham desta teoria?
 
Boas trevas

Pronto se tu já tiveste uma cadeira sobre isso já não te digo nada :p, melhor que eu sabes tu :), eu só disse por o que li :).

Em relação ao problema do vick acredito numa fuga no escape sim, mas eu estava a falar do facto do turbo dele também só fazer 0.5 bars no máximo, e aponto para uma restrição no escape devido a isso :)

Olha em relação ao manômetro, já reparei que o meu está sempre um pouco acima do 0, e como tem estado calor, deve ser por isso, já é feitio :p
 
Mas o meu só passa dos 0.5bar em subidas, e pelo que percebi, só se o erro não estiver presente. Pode ser que seja por isso que o do Vick não passa dos 0.5bar

Quanto ao manómetro, não creio que seja feitio, eu quero acreditar que é o facto de o ar estar quente dentro do colector, e ao estar quente, expande, ou seja, aumenta de pressão.
 
Mas o meu só passa dos 0.5bar em subidas, e pelo que percebi, só se o erro não estiver presente. Pode ser que seja por isso que o do Vick não passa dos 0.5bar

Quanto ao manómetro, não creio que seja feitio, eu quero acreditar que é o facto de o ar estar quente dentro do colector, e ao estar quente, expande, ou seja, aumenta de pressão.

Pois também pode ser, isso é facil de testar, basta desligar o tubo e ver se ele fica nos 0 :)

Trevas diz me uma coisa, estava a comentar o outro tópico, e algum pessoal que não conhece os 1.8 começa a mandar bitaites que não aguenta 50 cvs só com repro.

Eu penso que o nosso motor aguenta na boa, visto que aspirado tem 125 e o turbo só lhe dá 25, logo tem alguma potência capada, cria saber a tua opinião, como tens um curso dentro da área.

Já agora vick e mais alguém podem dar a opinião também :)
 
eu de facto já vi a fazer pelo menos 0.6 bars.. e realmente o Trevas axo que tem razão, quando o erro não existe, axo que consigo fazer para alem dos 0.5 bars, mas isso será o meu próximo teste ;) havia por ai um tópico, de um rapaz que tem um A3 1.8T, e vive na suiça, e como sabem aquilo por la é muito montanhoso, e ele defacto, referiu que conseguia fzer 0.7 bars a subir
 
Ah pensei que estavas a falar com ele parado :p, os valores andam nos -055 bars a quente e 0,45 a frio, estão um pouco baixos, mas penso ser de não ter MAF :)
o meu fica sempre um pouquito abaixo de ZERO, tanto a frio, como a quente, mas se lhe der uma pancadita, o ponteiro vai para ZERO :p.. e reparei, que o do Trevas com o motor ao relanti, o ponteiro ouxila, e pelo que parece o teu também, coisa que o meu não faz!!
 
o meu fica sempre um pouquito abaixo de ZERO, tanto a frio, como a quente, mas se lhe der uma pancadita, o ponteiro vai para ZERO :p.. e reparei, que o do Trevas com o motor ao relanti, o ponteiro ouxila, e pelo que parece o teu também, coisa que o meu não faz!!

O dele oscila? Não sabia, mas isso deixa-me contente :D, é porque deve ser normal.

Uma coisa que reparei é que o "T" que vem nos nossos manômetros não tem aquela peça que restringe o ar, o teu deve ter, deve ser disso :)
 
Back
Top