1.8T - "The Topic"

sim eu sei que na marca é caro, eu as minhas bobines já troquei, comprei da BERU
e não sentiste diferenças com a troca do regulador de combustível?

Yah as da Beru são iguais ás OEM também quero ver se troco, sinceramente não notei nada, ainda tenho aqui o velho se quiseres dou-te, mas acho que mais vale meteres novo que este já deve estar cansado :p
 
Yah as da Beru são iguais ás OEM também quero ver se troco, sinceramente não notei nada, ainda tenho aqui o velho se quiseres dou-te, mas acho que mais vale meteres novo que este já deve estar cansado :p
se não me engano paguei 75€ por cada bobine de ignição.. epa se puderes dar a válvula, nem que seja so para testar se sinto melhorias :)
 
Ricardo, eu acredito que a nossa ECU saiba mais ou menos a pressão que o turbo está a fazer comparando os valores da MAF à rotação do motor, da posição do acelerador e da temperatura do ar de admissão, mas não deve ser uma informação muito precisa, pois o meu faz os 0,9bar sem entrar em safe.


Vick, a N75 funciona da seguinte forma: Ela tem 3 "condutas", uma que vem do turbo, outra que vai para a wastegate e outra para a admissão. Quando se quer o turbo a fazer pressão, a N75 pega no ar comprimido que vem do turbo e manda para a admissão, mas quando se quer limitar a pressão do turbo, a N75 manda o ar que vem do turbo para a wastegate.
Posto isto, o teste que deverás fazer é soprar na "conduta" que vem do turbo e verificar se tem fuga para com a "conduta" que vai para a wastegate. Se tiver, então será essa a causa de não fazeres muita pressão.

Eu no meu quando tirei a admissão toda para limpar, lembro-me de ter soprado violentamente para a N75 e ela estava completamente estanque.
 
Yah na boa vick :), eu não preciso disto :green:

Trevas estás a ver uma coisa mal na N75 :p, quando o turbo quer fazer pressão, o ar que vai para a admissão não é o do turbo mas sim o da waste, ou seja, o ar que vem do turbo ou vai para a waste ou fica mesmo fechado, se não mandar ar comprimido para a admissão era desperdício :)

Pois trevas, mas não te esqueças que o manômetro também tem erro, e na realidade podem não ser 0.9 mas sim 0.8, tens de testar com o sensor map virado para baixo :green:

Eu tava a pensar ir agora testar o quadrante, e a luz "CAT", mas com o calor que está na rua :green:
 
Yah na boa vick :), eu não preciso disto :green:

Trevas estás a ver uma coisa mal na N75 :p, quando o turbo quer fazer pressão, o ar que vai para a admissão não é o do turbo mas sim o da waste, ou seja, o ar que vem do turbo ou vai para a waste ou fica mesmo fechado, se não mandar ar comprimido para a admissão era desperdício :)

Pois trevas, mas não te esqueças que o manômetro também tem erro, e na realidade podem não ser 0.9 mas sim 0.8, tens de testar com o sensor map virado para baixo :green:

Eu tava a pensar ir agora testar o quadrante, e a luz "CAT", mas com o calor que está na rua :green:
olha Ricardo era muito fixe que pudesses emprestar o regulador de pressão de combustível, eu pago os portes de envio como é obvio, vou-te deixar a minha morada por PM..

Trevas vais mesmo mandar vir o outro coletor?
 
olha Ricardo era muito fixe que pudesses emprestar o regulador de pressão de combustível, eu pago os portes de envio como é obvio, vou-te deixar a minha morada por PM..

Trevas vais mesmo mandar vir o outro coletor?

Na boa vick, se quiseres dou-te :), não preciso daquilo, tenho de ver como vou enviar que nunca enviei nada de caixas por correio :green:
 
Na boa vick, se quiseres dou-te :), não preciso daquilo, tenho de ver como vou enviar que nunca enviei nada de caixas por correio :green:
é fácil.. podes embrulhar o regulador em papel, depois nos correio compras um envelope almofadado, poes os endereços e envias, depois dizes quanto foi o total dos gastos, que eu faço a transferência ;)

já agora Ricardo!! porque queres trocar as bobines de ignição?
 
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é fácil.. podes embrulhar o regulador em papel, depois nos correio compras um envelope almofadado, poes os endereços e envias, depois dizes quanto foi o total dos gastos, que eu faço a transferência ;)

já agora Ricardo!! porque queres trocar as bobines de ignição?

Okay vick :), amanha ou terça trato disso :)

Quero trocar porque acho que com 250k km em cima já devem estar fracas, os valores das resistências delas já não são os melhores comparado com o manual, se calhar não precisam de ser trocados, mas pessoalmente acho que é melhor.

Tive agora ver se ligava a luz "CAT" mas mesmo com a lampada não faz nada :p

Trevas tive a ver o manômetro e tenho uma má noticia para te dizer, aquele erro que ele tem a deve ser mesmo erro do manômetro, desliguei o carro e o tubo de vácuo do sensor e ele continua a mostrar os 0.1 bars, é estranho mas não sei porque fará isso, deve ser feitio :p
 
Okay vick :), amanha ou terça trato disso :)

Quero trocar porque acho que com 250k km em cima já devem estar fracas, os valores das resistências delas já não são os melhores comparado com o manual, se calhar não precisam de ser trocados, mas pessoalmente acho que é melhor.

Tive agora ver se ligava a luz "CAT" mas mesmo com a lampada não faz nada :p

Trevas tive a ver o manômetro e tenho uma má noticia para te dizer, aquele erro que ele tem a deve ser mesmo erro do manômetro, desliguei o carro e o tubo de vácuo do sensor e ele continua a mostrar os 0.1 bars, é estranho mas não sei porque fará isso, deve ser feitio :p
axo que os teus valores são muito idênticos aos meus, e posso dizer-te, que nem com a troca das bobines, eles alteraram, apenas troquei duas, mas se as inverter, os valores mantem-se.. eu já pensei, que por vezes os valores mostrados, também poder ter a ver, com o modulo de ignição, que axo que também esta interligado com as bobines
 
Ricardo, aquilo que dizes da N75 faz sentido, mas sendo assim, não compreendo qual a necessidade da N75 estar ligada à admissão...

Quanto ao manómetro, isso é muito curioso, pois no meu ele só fica perto dos 0.1 quando o motor está parado e quente. Porque quando vou pô-lo a trabalhar a frio (com o carro dentro da garagem, aonde está fresquinho) o manómetro fica mesmo no zero, certinho.

Olha Ricardo, encontrei aqui um diagrama a explicar como funciona e parece que eu tinha razão :green:

boost_control.jpg
 
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Ricardo, aquilo que dizes da N75 faz sentido, mas sendo assim, não compreendo qual a necessidade da N75 estar ligada à admissão...

Quanto ao manómetro, isso é muito curioso, pois no meu ele só fica perto dos 0.1 quando o motor está parado e quente. Porque quando vou pô-lo a trabalhar a frio (com o carro dentro da garagem, aonde está fresquinho) o manómetro fica mesmo no zero, certinho.

Olha Ricardo, encontrei aqui um diagrama a explicar como funciona e parece que eu tinha razão :green:

http://s2central.net/images/boost_control.jpg
resumindo!! tenho que soprar no tubo que vem do turbo, e ver se sai ar pelo tubo que liga a wastegate, se sair, sinal que a N75 esta pifada... certo?
 
resumindo!! tenho que soprar no tubo que vem do turbo, e ver se sai ar pelo tubo que liga a wastegate, se sair, sinal que a N75 esta pifada... certo?

Não Vicky :green:

De acordo com este esquema, se soprares para o tubo que vem do turbo, o normal é só sair ar para o da wastegate. Se sair também para a admissão, então a N75 não está a vedar bem.
Mas parece-me mais simples soprares para aquele tubo que liga à admissão. Se a N75 estiver boa, esse tubo estará completamente estanque. Se sair ar por um dos outros 2 tubos ao soprares no da admissão, então ela não está a vedar bem.
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Não Vicky :green:

De acordo com este esquema, se soprares para o tubo que vem do turbo, o normal é só sair ar para o da wastegate. Se sair também para a admissão, então a N75 não está a vedar bem.
Mas parece-me mais simples soprares para aquele tubo que liga à admissão. Se a N75 estiver boa, esse tubo estará completamente estanque. Se sair ar por um dos outros 2 tubos ao soprares no da admissão, então ela não está a vedar bem.
pronto!! estou esclarecido :green: agora é so testar, assim que tiver oportunidade...

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outra coisa! normalmente o meu carro so anda aos fins de semana, e noto que quando o ponho a trabalhar, se ouve agua a correr, parece que vem da parte de traz dos difusores centrais, vocês também ouvem esse baralho? ou será fuga no radiador da sofagem? ate ver ainda não baixou o nível de liquido de refrigeração desde que este foi trocado, á cerca de 200km atraz.. que dizem desta situação?
 
Trevas não é como pensas, eu já soprei a minha n75 pelo lado do turbo e aquilo está fechado, quando abre é para a waste, a waste está ligada ao atmosférico para estar sempre fechada, não te esqueças que a nossa waste só abre com pressão, essa pressão só pode vir do turbo :)

Em relação ao manometro se tiveres o carro ao sol vais ver que ele marca mais, como tens o carro no fresco não faz isso, aquele sensor deve ser muito sensível à temperatura :)

Vick tens de soprar do lado que vem do turbo, esta tem que estar fechado, se quiseres testar, ligas o vag, e fazes um output test à n75, quando esta fizer o tick o ar que soprares vai para a waste e provevelmente não vais ter força para a mover :green:

Se tapares o lado do turbo e soprares pela waste vais ver que ele vai sair para a atmosfera, e quando ela faz o tick vai passar para o turbo :)
 
Re: 1.8T - "The Topic"

Trevas não é como pensas, eu já soprei a minha n75 pelo lado do turbo e aquilo está fechado, quando abre é para a waste, a waste está ligada ao atmosférico para estar sempre fechada, não te esqueças que a nossa waste só abre com pressão, essa pressão só pode vir do turbo :)

Em relação ao manometro se tiveres o carro ao sol vais ver que ele marca mais, como tens o carro no fresco não faz isso, aquele sensor deve ser muito sensível à temperatura :)

Vick tens de soprar do lado que vem do turbo, esta tem que estar fechado, se quiseres testar, ligas o vag, e fazes um output test à n75, quando esta fizer o tick o ar que soprares vai para a waste e provevelmente não vais ter força para a mover :green:

Se tapares o lado do turbo e soprares pela waste vais ver que ele vai sair para a atmosfera, e quando ela faz o tick vai passar para o turbo :)

Mas é isso que me intriga Ricardo, qual a necessidade da waste estar ligada à admissão? Se ela não estiver ligada a lado nenhum, a waste estará sempre fechada.

Sim, já reparei que quando o motor está quente ou o carro está ao sol, o manómetro marca um bocadinho acima de zero. Mas isso parece-me normal, pois o ar quente expande, e como tal aumenta de pressão.

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pronto!! estou esclarecido :green: agora é so testar, assim que tiver oportunidade...

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outra coisa! normalmente o meu carro so anda aos fins de semana, e noto que quando o ponho a trabalhar, se ouve agua a correr, parece que vem da parte de traz dos difusores centrais, vocês também ouvem esse baralho? ou será fuga no radiador da sofagem? ate ver ainda não baixou o nível de liquido de refrigeração desde que este foi trocado, á cerca de 200km atraz.. que dizem desta situação?

Vick, posto esta discussão (saudável) aqui entre mim e o Ricardo, recomendo soprares em todos os tubos da N75, um deles tem de estar completamente tapado, de modo a quando soprares não passe nada para o outro lado. Já agora, depois diz-nos aqui qual dos tubos é o tal que está tapado.

E em relação a esse problema, eu cá apostaria no radiador da sofagem mal sangrado. Esta não a melhor altura do ano para perguntar isto, mas quando solicitavas ar quente da sofagem, ela dava-te mesmo ar quente, ou apenas morninho?
Se for morninho, então eu diria mesmo para sangrares a sofagem, pois é a única parte do sistema de refrigeração que não se sangra sozinha.
 
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