1.8T - "The Topic"

Será que isso faz 1.3???? Isto nao é um Tdi, o meu s3 por muito que pecas apartir das 5000 baixa e nao aguenta a pressão.... Solução mexer no actuador!!!

Estudem bem isso, porque para puxar a gpl a mistura devia de ser 0,9 o que é pobre para gasolina, por outro lado os sistemas de protecção quando a temperatura estimada das egt passam de um x valor, a ecu tende a enriquecer a mistura o que num motor a gpl nao ajuda....

Façam as coisas com quem sabe do que esta a fazer!!!
 
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Sim os vossos fazem pressão mais cedo e é preciso ter cuidado para evitar os picos de pressão enormes
Nossos 150cv entra mais tarde e dispara para aí dos 1900 a 2000rpm com 21kg e s3 faz mt mais e entra mais cedo e com carga brutal de 28kg partir 1900 acho eu( salvo erro). Agora com Repro ja deve ter uns 35kg máximo nas 1900rpm e ja é arranque do avião parado para levantar voo....
 
Nossos 150cv entra mais tarde e dispara para aí dos 1900 a 2000rpm com 21kg e s3 faz mt mais e entra mais cedo e com carga brutal de 28kg partir 1900 acho eu( salvo erro). Agora com Repro ja deve ter uns 35kg máximo nas 1900rpm e ja é arranque do avião parado para levantar voo....

Ao contrário, o k04 apesar de pouco maior é sempre maior, como tal não enche tão rápido, como o Pedro disse.

O S3 apesar de mais potência não há milagres, em baixos regimes não tens turbo, logo não podes aumentar o débito atoa, se não ficas com a mistura muito rica e surgem outros problemas.

A gasolina precisa de uma mistura muito bem controlada.

Nos motores a gasóleo é diferente, não apresentam tantos problemas com misturas mais ricas, mas também têm limites.
 
Ao contrário, o k04 apesar de pouco maior é sempre maior, como tal não enche tão rápido, como o Pedro disse.

O S3 apesar de mais potência não há milagres, em baixos regimes não tens turbo, logo não podes aumentar o débito atoa, se não ficas com a mistura muito rica e surgem outros problemas.

A gasolina precisa de uma mistura muito bem controlada.

Nos motores a gasóleo é diferente, não apresentam tantos problemas com misturas mais ricas, mas também têm limites.
Nem por isso...td em questao na electronica...turbo pode disparar quando quiseres, mas respeitar sempre os limites e manter constante fresco....por exemplo S3 é mais rico (valores sonda lambda) do nosso nas baixas...tem valores sonda lambda mais rica k nosso...se nosso motores tiver valores mais perto do S3 tínhamos baixas mais agradável. Para isto tem andar com gasosa 98 para fazer este efeito...
 
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Nem por isso...se for td dentro dos limites nao tens crise...por exemplo S3 é mais rico (valores sonda lambda) do nosso nas baixas...tem valores sonda lambda mais rica k nosso...se nosso motores tiver valores mais perto do S3 tínhamos baixas mais agradável.

A diferença deve ser muito pequena, as nossas baixas não há muito a fazer, mesmo com repro....e não te fies nos valores da sonda lambda, que estes valores só funcionam para velocidades de cruseiro, relantim, e part throttle.

Quando estás com o acelerador a fundo (enrich), não existe regulação lambda por parte da centralina ;) (nos primeiros 1.8, no caso do S3 não sei), a não ser que tenhas uma sonda extra a visualizar a mistura em tempo real aparte.
 
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É como o Ricardo diz, eu tenho um s3 e faço a electrónica.... Estas todo trocado, nao há milagres aqui.... Toda a gente diz o que é lógico o s3 tem o spool mais tarde porque o k04 é maior e os motores iguais....

A riqueza da mistura nada tem a ver com as baixas, isto nao é um Tdi.... Se a mistura for muito rica demora a queimar mais tempo.... Se for muito pobre queima rápido e gera muito calor.... É preciso encontrar um equilíbrio....

Depois entra o avanço em jogo que é afectado pela mistura tb....


A sonda do meu nao é wideband.... Mas apartar de 2001 já são, o contRolo da mistura é feito em closed loop e é muito mais fiável e seguro.
 
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É como o Ricardo diz, eu tenho um s3 e faço a electrónica.... Estas todo trocado, nao há milagres aqui.... Toda a gente diz o que é lógico o s3 tem o spool mais tarde porque o k04 é maior e os motores iguais....

A riqueza da mistura nada tem a ver com as baixas, isto nao é um Tdi.... Se a mistura for muito rica demora a queimar mais tempo.... Se for muito pobre queima rápido e gera muito calor.... É preciso encontrar um equilíbrio....

Depois entra o avanço em jogo que é afectado pela mistura tb....


A sonda do meu nao é wideband.... Mas apartar de 2001 já são, o contRolo da mistura é feito em closed loop e é muito mais fiável e seguro.
Tu fazes Repro no teu S3? Então deves ver tal mapa do sensor da sonda lambda? Sabes qual é a percentagem que deves meter de acordo com gasosa e ar?
Só carros de gasolina tem mapa do sensor lambda e pk nos tdi nao tem mapa disto? Tdi nao pode ser alterado do sensor lambda...sabias? Quando é menor de valores significa que a mistura esta rica e logo é consumida no processo e consegue melhor rendimento e reduz consumo...sem falar do turbo.
Não estou trocado com tdi com gasosas...
no mapa do audi TT 225cv do ano 2000 importado.
lt7g.png

tens opção na rpm para turbo disparar a partir da qual rpm e com pressao
byf4.png

este é mapa da sonda lambda para alterar mistura é quando menor é mais rico na mistura e mais rápido no processo (implica no futuro mudar bom escape mais eficiente)
7egn.png

este é audi Q7 3.0 tdi e não tens sonda lambda...
para veres o que estou falar e so mexer sonda lambda da quase 10% da potencia...é muito bom e sem ajuda do turbo.
tens opção mexer turbo para disparar tipo as 1500rpm e não ajuda? não precisa ser muita pressão neste 1500rpm mas poucinho já e bom e fica mais leve nas baixas...
 
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João no teu carro tens uma sonda narrowband, não tens mapa de sonda, não consegues regular a mistura a partir da mesma, esta apenas serve para ver se tens a mistura perfeita (14.7/1 AFR).

Para fazeres isso tens de ter um wideband como o pedro disse, que consegue detectar um intervalo largo de mistura, segundo um site 12~18.

A centralina com o2 narrowband só utiliza a sonda basicamente para ver como está a mistura, não se baseia no valor da mesma para a controlar.

Um teste simples disso é desligares a MAF e veres os valores da lambda, estes ficam super ricos, se fosse num wideband, a centralina mesmo sem MAF conseguia ajustar a mistura.

E o turbo disparar ás 1500 é impossível, nós não temos TGV, e nunca consegues colocar o motor a gerar gases suficientes para o turbo criar pressão a uma rotação tão baixa, como o pedro explicou existem muitos factores importantes, os Tdis "qualquer" pessoa mexe e mete-o a fazer fumo, na gasolina não :)
 
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Re: 1.8T - "The Topic"

Trevas.. tens um teste muito fácil de fazer, para saber se é do GPL que tens o erro, mete 30€ de gasolina, e anda so a gasolina ate entrar na reserva, depois ve se tens o erro, assim ficas a saber se o problema esta no GPL

Realmente essa era uma boa experiencia para fazer, mas isso iria doer no bolso... Mas numa de tira teimas, sou mesmo capaz de o fazer.

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A centralina de GPL vai copiar o tempo de abertura dos injectores gasolina e transforma-lo em tempo de abertura para GPL. Por exemplo, se o injector de gasolina abrir durante 5.0 ms o de GPL vai abrir 7.0ms.

Pode haver é a necessidade de ajustar ligeiramente para menos, principalmente em altos regimes, devido ao GPL demorar mais tempo a queimar e também aumentar significativamente a temperatura da câmara de combustão.

É exactamente essa a ideia que eu tenho!

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Será que isso faz 1.3???? Isto nao é um Tdi, o meu s3 por muito que pecas apartir das 5000 baixa e nao aguenta a pressão.... Solução mexer no actuador!!!

Estudem bem isso, porque para puxar a gpl a mistura devia de ser 0,9 o que é pobre para gasolina, por outro lado os sistemas de protecção quando a temperatura estimada das egt passam de um x valor, a ecu tende a enriquecer a mistura o que num motor a gpl nao ajuda....

Façam as coisas com quem sabe do que esta a fazer!!!

O que dizes é verdade, mas o nosso motor não tem EGT. O teu não sei :p

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João no teu carro tens uma sonda narrowband, não tens mapa de sonda, não consegues regular a mistura a partir da mesma, esta apenas serve para ver se tens a mistura perfeita (14.7/1 AFR).

Para fazeres isso tens de ter um wideband como o pedro disse, que consegue detectar um intervalo largo de mistura, segundo um site 12~18.

A centralina com o2 narrowband só utiliza a sonda basicamente para ver como está a mistura, não se baseia no valor da mesma para a controlar.

Um teste simples disso é desligares a MAF e veres os valores da lambda, estes ficam super ricos, se fosse num wideband, a centralina mesmo sem MAF conseguia ajustar a mistura.

E o turbo disparar ás 1500 é impossível, nós não temos TGV, e nunca consegues colocar o motor a gerar gases suficientes para o turbo criar pressão a uma rotação tão baixa, como o pedro explicou existem muitos factores importantes, os Tdis "qualquer" pessoa mexe e mete-o a fazer fumo, na gasolina não :)

Ricardo, a sonda lambda narrowband serve para regular a mistura, caso contrario eu e o Vick não seriamos vitimas daquele maldito erro... Digo eu.
Dizes que a wideband controla no intervalo entre 12~18, ainda não verifiquei mas acredito que seja verdade, mais coisa menos coisa. A narrowband se calhar só vai entre 14~16 (valores inventados)

É possível por o turbo a disparar às 1500rpm, até antes, teria é de ser um turbo mais pequenino :green:
 
Ecm?????? Mas tu vens mostrar-me ecm.... Isso esta tudo errado, esquece isso se queres perceber mínima ente disto esquece esse programa .
Mapa de sonda lambda, queres dizer a função da ecu que controla o afr! Nao fazes ideia mas a me7.5 tem varias maneiras de abordar o afr,nao é unicamente através de um mapa....
Sabias que nas me7.x nao se pede pressão de turbo como nos diesel? Tens a noção de que esta ecu usa uma gestão feita através de um modelo de binário.

Fazem repros com isso e os carros ficam uma *****, porque assumem pressupostos errados e nao fazes ideia do que estas a falar. João desculpa a sinceridade, eu nao sou nenhum guru nisto, mas por favor usa o winols e se queres saber um pouco disto perde horas a ler, nao tentes o caminho mais fácil.

Os diesel nao têm sonda lambda? Alguns têm e é wideband!!!

Portanto enriquecer a mistura nao te vai trazer baixas, mexer nesses mapas é só para te fazer mais confusão........

Salvo erro a sonda narrowband, vai dos 0,97 aos1,03 lambda, tenho os gráficos disso de uma formação que dei, mas nao sei isso de cabeça. A mistura é regulada dentro da zona possível depois, a sonda deixa de ler e consegues ter misturas mais ricas mas nao tão bem controladas.
O meu carro faz uns 12 de afr em carga, usando uma sonda narrowband, confirmando os valores com a wideband externa

Trevas:
O meu motor nao tem sonda egt, só os de 2001 para a frente. Mas posso ler o valor das egt, há um bloco de medição com isso, ele estima através de calculo, qual o valor das egt. Os novos Tsi tb fazem isso.
 
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