1.8T - "The Topic"

Ecm?????? Mas tu vens mostrar-me ecm.... Isso esta tudo errado, esquece isso se queres perceber mínima ente disto esquece esse programa .
Mapa de sonda lambda, queres dizer a função da ecu que controla o afr! Nao fazes ideia mas a me7.5 tem varias maneiras de abordar o afr,nao é unicamente através de um mapa....
Sabias que nas me7.x nao se pede pressão de turbo como nos diesel? Tens a noção de que esta ecu usa uma gestão feita através de um modelo de binário.

Fazem repros com isso e os carros ficam uma *****, porque assumem pressupostos errados e nao fazes ideia do que estas a falar. João desculpa a sinceridade, eu nao sou nenhum guru nisto, mas por favor usa o winols e se queres saber um pouco disto perde horas a ler, nao tentes o caminho mais fácil.

Os diesel nao têm sonda lambda? Alguns têm e é wideband!!!

Portanto enriquecer a mistura nao te vai trazer baixas, mexer nesses mapas é só para te fazer mais confusão........

Salvo erro a sonda narrowband, vai dos 0,97 aos1,03 lambda, tenho os gráficos disso de uma formação que dei, mas nao sei isso de cabeça. A mistura é regulada dentro da zona possível depois, a sonda deixa de ler e consegues ter misturas mais ricas mas nao tão bem controladas.
O meu carro faz uns 12 de afr em carga, usando uma sonda narrowband, confirmando os valores com a wideband externa

Trevas:
O meu motor nao tem sonda egt, só os de 2001 para a frente. Mas posso ler o valor das egt, há um bloco de medição com isso, ele estima através de calculo, qual o valor das egt. Os novos Tsi tb fazem isso.
trabalho com winols, swiftec e ecm2001. Trabalhei com carros para competição. Trabalhas nas repros? Foste formado nas Centralinas? Diesel tem sonda lambda sim mas nos mapas não precisas mexer porque para rica mistura não é na sonda lambda...mas como tu és formado nisto e deves saber.
Para Tdi não precisam deitar fumo com Repro bem feita. Quando há excesso fumo significa má gestão e Repro mal feita.
 
Last edited:
Trevas o erro que tu e o vick tem é ADD, logo funciona ao relantim, um dos parâmetros que a sonda verifica, as nossas centralinas calculam a mistura mas como dizes é um intervalo muito pequeno, que não funciona para full throttle.

Faz um teste simples, ligas o vag e vais ao parâmetro "lambda regulation", e puxa o carro a fundo, depois vais ver que este valor se mantém no 0%, o que indica que não existe regulação lambda, quando mantens uma velocidade cruzeiro ou ao relantim já existe regulação, eu próprio testei isto :)
 
Last edited:
Trevas o erro que tu e o vick tem é ADD, logo funciona ao relantim, um dos parâmetros que a sonda verifica, as nossas centralinas calculam a mistura mas como dizes é um intervalo muito pequeno, que não funciona para full throttle.

Faz um teste simples, ligas o vag e vais ao parâmetro "lambda regulation", e puxa o carro a fundo, depois vais ver que este valor se mantém no 0%, o que indica que não existe regulação lambda, quando mantens uma velocidade cruzeiro ou ao relantim já existe regulação, eu próprio testei isto :)
Ricardo, então se o erro em vez de ADD fosse MUL, quem seria o responsável pela leitura do erro, uma vez que a sonda so le em lenta?
 
Ricardo, então se o erro em vez de ADD fosse MUL, quem seria o responsável pela leitura do erro, uma vez que a sonda so le em lenta?

O mul é a mistura em outras rotações, não quer dizer que seja a puxar, por exemplo se tiveres a andar a 50 km/h a regulação é mul, se tiveres parado ao relantim é add, até se tiveres em ponto morto e meteres nas 1500 rpm já é considerada mul.

Percebeste? :)
 
Oh Vick, olha que baseado nisto que o Ricardo está a dizer do ralenti, eu acho que já me ocorreu uma ideia.
Tenta verificar se o erro apenas surge quando pões o motor a trabalhar, estando ele já quente.
Ou então faz a experiencia ao contrario, sempre que fores dar uma volta com ele, não pegues nele novamente até o motor estar completamente frio.

É que ontem aconteceu-me uma intrigante. Andei com o carro, tudo na maior, e às tantas estacionei-o ao sol. Quando foi para pegar nele outra vez, o motor ainda estava quente, uns 80ºC, e assim que ele passou para GPL, o motor começou a embrulhar-se todo, mas assim que entrou na autoestrada, ele voltou ao normal.

Quando fui ligar o vag, lá estava o erro, mas nem era intermitente, era mesmo permanente.
E fui cuscar a temperatura do ar de admissão. Estava a 70ºC. Tento em conta que o sensor está no colector, e o colector estava quente, estando o motor parado, é normal o sensor apresentar esses valores.

Mas eu pergunto-me, quanto tempo depois de se por o motor a trabalhar a quente, o valor da temperatura do ar de admissão desce para um valor "real"? Se calhar ao ralenti leva imenso tempo... É que enquanto ele não desce, a ECU assume aquele valor e corta na injecção. Só que depois a sonda lambda informa que a mistura está pobre (o que é normal, pois o valor da temperatura do ar de admissão não está correcto), e a ECU vai enriquecendo a mistura de tal maneira até aparecer o erro.

No meu caso faz todo o sentido por causa da afinação do GPL, que tinha sido afinado para mistura pobre, e há um mês quando pedi para a enriquecerem, enriqueceram 10% em carga (o motor ficou a puxar bem melhor) mas apenas 5% ao ralenti.

Agora no teu caso Vick, é que não sei :( Mas baseado na informação do Ricardo, o teu motor não deve estar a fazer a injecção como deve ser ao ralenti, e de facto a válvula reguladora de pressão era um bom candidato, mas como já experimentaste a dele... :(
 
No teu caso trevas, acredito que seja mesmo quando ocorre a troca de gasolina para GPL.

O caso do Vick, pode ser mesmo a fuga do coletor, e quando o motor aquece a fuga fica selada, mas pronto esse erro é mesmo ninja.
 
No teu caso trevas, acredito que seja mesmo quando ocorre a troca de gasolina para GPL.

O caso do Vick, pode ser mesmo a fuga do coletor, e quando o motor aquece a fuga fica selada, mas pronto esse erro é mesmo ninja.

Sim, também coloco essa hipótese.

Podes crer, é mesmo uma erro ninja lol. Vê lá se um dia também não te toca a ti :green: (Estou no gozo, não te desejo passares por isto).
 
O problema é k ñ detecto fuga em lugar nenhum, e como já tha dito, foram trocados todos os tubos de vácuo.. E se vocês forem pesquisar pelo erro nos fóruns internacionais, vão ver k ele está por toda a parte, mas sem.nenhuma solução..
 
O problema é k ñ detecto fuga em lugar nenhum, e como já tha dito, foram trocados todos os tubos de vácuo.. E se vocês forem pesquisar pelo erro nos fóruns internacionais, vão ver k ele está por toda a parte, mas sem.nenhuma solução..

Pois é Vick, é uma pena o nosso carro não ter sistema CAN, porque os que tem dizem exactamente em que circunstancia ocorreu o erro: data, hora, kms, velocidade, rpm, carga do motor, etc...

Mas tenta aquela experiencia que te falei de arrancar sempre com o motor frio.

Olha, na 4ª feira já te enviei um presentinho pelo correio :)
 
O meu agora o problema que tem é o facto de parecer que falha, vai ser outro problema difícil de descobrir mas vamos ver :p

Vick é pena não seres de mais perto se não descobríamos isso :)
 
Salvo erro os primeiros 1.8T de 180cv ainda têm o corpo da borboleta mecânico.

Tens toda a razão drako, estava na ideia que os de 180 já tinham saído com borboleta electrónica :)

Só os restyling é que já introduziram 3 motores "novos", todos eles com borboleta electrónica.
 
Last edited:
Pois é Vick, é uma pena o nosso carro não ter sistema CAN, porque os que tem dizem exactamente em que circunstancia ocorreu o erro: data, hora, kms, velocidade, rpm, carga do motor, etc...

Mas tenta aquela experiencia que te falei de arrancar sempre com o motor frio.

Olha, na 4ª feira já te enviei um presentinho pelo correio :)
eu começo a desconfiar da sonda lambda.. já troquei testei com outra MAF, outro sensor de temperatura de admissão, regulador de pressão de combustível, válvula de canister, já troquei a DV por uma da FORGE, já troquei todos os tubos de vácuo, e nada resultou... não sei porque xeira-me a sonda lambda..
 
Back
Top