1.8T - "The Topic"

É como o Ricardo está a dizer.

Para cada regime de rotação existe um angulo de abertura ideal para as válvulas, assim como o "quanto" é que elas abrem.

Falando apenas nas válvulas de admissão, para baixo regime o ideal é elas abrirem pouco e abrirem cedo e fecharem cedo. Para altos regimes é o contrário, as válvulas abrirem muito e abrirem e fecharem mais tarde.

Na maior parte dos motores, tanto a quantidade de abertura como o timing de abertura é fixo, e como tal é optimizado mais ou menos para um meio termo, ou seja, para médios regimes. Embora o ideal fosse isso ir variando com a rotação do motor. O VVT já trata de variar o timing de abertura conforme a rotação do motor, mas não mexe no quanto é que as válvulas abrem. Tanto quanto sei só os motores da Honda com VTEC é que fazem as duas coisas, por isso vês motores 1.6 com 160cv.

O que o pessoal faz (normalmente em motores que não tem VVT ou VTEC) é meter umas cames que fazem as válvulas abrirem mais e mais tarde, fazendo com que o motor tenha maior binário em alta rotação, e como tal, mais potencia. Mas atenção que isso depois tem consequências a baixa rotação, pois o motor fica com menos binário a baixa rotação. É por isso que já vi motores com cames tão agressivas que mal se aguentam ao ralenti.

Portanto, como já tens VVT, eu no teu lugar, para meter cames, optava por umas que não mexessem no timing de abertura, deixava essa parte a cargo do controlo do VVT conforme sugeriu o Armageddon, embora eu acredite (mas não tenho a certeza!) que de origem já venha afinado da melhor forma possível. Por isso só te resta meter umas cames que apenas mexem no quanto as válvulas abrem. Se queres mais binário em baixas, terias de optar por umas cames que abrissem menos as válvulas, mas isso iria comprometer o motor em altos regimes seguramente. Se é que se fabricam cames assim, porque regra geral, essas cames racing que se vendem por aí tem em vista os altos regimes, e como tal, fazem é abrir mais as válvulas.

Se não estás satisfeito com as baixas do teu carro, eu no teu lugar optava por uma repro que fizesse o turbo entrar em carga mais cedo, e na impossibilidade da repro conseguir isso, meter outro turbo capaz de entrar em carga mais cedo.
 
ui... que azar meu.. mas qual foi a causa? Disseste que o circuito de água estava obstruido... isso causou algum sobreaquecimento? bloco estalado? que quilometragem tinha o motor? boa sorte disse:
pois deve ter sido mesmo de algum aquecimento, em viagem se parece numa AS tipo quando ligava o carro a temperatura de agua estava nos 110 graus...
tinha 234mil


obrigado tiago mas esse que esta na foto é de um a3 e não sei se o bloco é compatível ;)
 
pois deve ter sido mesmo de algum aquecimento, em viagem se parece numa AS tipo quando ligava o carro a temperatura de agua estava nos 110 graus...
tinha 234mil



obrigado tiago mas esse que esta na foto é de um a3 e não sei se o bloco é compatível ;)

Eles tem é vários motores, apenas enviei para teres contacto deles para combinares com eles. Além dos motores e tb fazem montagem com garantia 12 meses.
Ouvi falar mt bem deles...
 
Re: 1.8T - "The Topic"

As cames ou dão baixas ou altas, isso tem que ver com o perfil do ressalto se é mais pontudo ou mais redondo, se é mais cheio no lado de abertura, abre mais cedo, se o bico tende a estar desviado para o lado de fecho, fecha mais tarde...
Salvo erro, mexer no vvt do 1.8t causa um enorme desgaste no tensor da corrente, há testes feitos com isso que foram um bocado inconclusivos...
Nao da para ter tudo.... O s3 sai em forca as 3000 mas conduz-se bem entre as 2000 e as 3000, para um carro a gasolina parece-me muito bem, como puxa ate as 6000, tens 3000rpm de rotação útil.... Isto nao é um Tdi...
Nunca vai ter baixas devido ao tamanho do turbo, há quem na electrónica obrigue a wastegate a estar mais fechada desde cedo o que nao faz mais baixas, simplesmente cria um pico de pressão enorme, na minha opinião é um disparate, verga bielas, há inúmeros casos desses e fica uma condução medrosa...
Estes turbos têm duas coisas, a cracking pressure, é quando a wastegate abre um bocadinho, e a pressão de funcionamento, que se da com a wastegate totalmente aberta.
 
Last edited:
Pessoal vinha aqui pedir uma opinião, sei que não tem a ver com os nossos motores, mas é só para não abrir outro tópico.

Recentemente tive a mudar um dos braços de cima da suspensão da frente, e reparei no ETKA, que existem 2 refs, uma para após 97 e outra antes 97.

Fui há casa de peças, e pedi um braço, e ele deu-me um da Febi, a questão é que ele disse me que tinha sido substituído e deu me o de pós 97, tive a ver depois em casa e o que muda entre eles é a forma do braço na ponta, um faz cabeçote e outro é a direito.

Tive a compara-los e lado a lado as medidas são exactamente iguais, montei-o, mas fiquei com a dúvida na cabeça, já fiz 300 km com ele e o carro está normal como era de esperar.

Alguém com carro de 96 já se deparou com isto? É que é estranho a audi ter mudado os braços para os mais recentes e ter mantido aqueles para os modelos mais antigos.

Obrigado :)
 
Pessoal vinha aqui pedir uma opinião, sei que não tem a ver com os nossos motores, mas é só para não abrir outro tópico.

Recentemente tive a mudar um dos braços de cima da suspensão da frente, e reparei no ETKA, que existem 2 refs, uma para após 97 e outra antes 97.

Fui há casa de peças, e pedi um braço, e ele deu-me um da Febi, a questão é que ele disse me que tinha sido substituído e deu me o de pós 97, tive a ver depois em casa e o que muda entre eles é a forma do braço na ponta, um faz cabeçote e outro é a direito.

Tive a compara-los e lado a lado as medidas são exactamente iguais, montei-o, mas fiquei com a dúvida na cabeça, já fiz 300 km com ele e o carro está normal como era de esperar.

Alguém com carro de 96 já se deparou com isto? É que é estranho a audi ter mudado os braços para os mais recentes e ter mantido aqueles para os modelos mais antigos.

Obrigado :)
por acaso tem ai fotos de um, e de outro??
 
por acaso tem ai fotos de um, e de outro??

Está aqui vick

Pre 97:

753509.jpg


Pos 97:

images


O pre 97 também tem aquela peça de borracha, a diferença está na chegada ao terminal.
 
Last edited:
alguém pode fornecer-me o link de algum manual técnico do A4 1.8 turbo?
que contenha a descrição das peças e mais importante as referências oem?

obrigado
 
alguém pode fornecer-me o link de algum manual técnico do A4 1.8 turbo?
que contenha a descrição das peças e mais importante as referências oem?

obrigado

Drako o manual de serviço não tem as refs, isso só mesmo o etka, tens aqui uma boa versão online:

IFI :: Free services

Carrega em carprog2, depois seleccionas a marca audi e procuras, isso tem tudo :)


Exacto vick, eu já montei e não tenho probs, vamos ver :)
 
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