1.8T - "The Topic"

Re: 1.8T - "The Topic"

normalmente quando uma bobine berra de vez, o motor fica a trabalhar a 3 cilindros

- - - - - - - - - -

mas 40€ já com IVA?

Sim preço final já com IVA, pelo que sei as bobines podem começar a enfraquecer antes de falhar totalmente, com a aquecimento que levam é normal :p

Alguém me pode confirmar se o termostato é colocado com a mola para dentro da bomba de água?
Ou ao contrário?
É que neste esquema parece mesmo que a mola está do lado de fora da bomba!

image.png

Como têm nos vossos 1.8T ??

Poxas isto esta complicado...só por causa do gpl alterou alguma coisa nisto? Gpl nao tem Centralina própria certo? Erro da vag com aparece da lambda?

O sistema de GPL tem mesmo uma centralina própria. Eu quando fui lá afinar, aquilo foi afinado a olhometro... Eu pedi para fazer um teste como deve ser, mas ele achou que não era preciso...

O erro que aparece não está relacionado directamente com o sonda lambda. Um milhão de factores diferentes podem originar este erro.

00561 - Ross-Tech Wiki

- - - - - - - - - -

Trevas, aguarda ate eu mandar vir a lambda, se resolver o erro, depois já sabes o que fazer, e assim evitas de andar a gastar €€€ nas bobines, que eu julgo não ser disso..

Vou esperar sim Vick. É como disse outro dia ao Ricardo, isto de dividirmos a tarefa de diagnostico por várias pessoas facilita bastante o processo, e torna-o bem menos dispendioso.

Vick, tu achas 40€ cada bobine barato? Eu tenho quase a certeza que arranjo por menos...

O sistema de GPL tem mesmo uma centralina própria. Eu quando fui lá afinar, aquilo foi afinado a olhometro... Eu pedi para fazer um teste como deve ser, mas ele achou que não era preciso...

O erro que aparece não está relacionado directamente com o sonda lambda. Um milhão de factores diferentes podem originar este erro.

00561 - Ross-Tech Wiki
ai não fala da lambda, mas já vi onde falava, estou decidido a troca-la, ate porque já houve quem a trocou, e resolveu o erro, ate porque a lambda é um componente directo a mistura, já as bobines não, e ai como podes ver, também não fala das bobines.. alem do mais, tudo o que fala ai acerca das possíveis causas, já foi tudo revisto e trocado..

Sim joão com tudo, mas não sei a marca.

Trevas, eu estava me agora a lembrar de uma coisa,o meu carro para pegar a quente custa um bocado mais ás vezes, e as falhas começam um pouco tempo depois de estar a trabalhar, o que me leva a crer que seja alguma bobine que quando aquece começa a enfraquecer.

Pois no teu caso trevas não será que enquanto não vem o erro é que ele falha? E quando este aparece a centralina adapta-se o erro aparece e o motor não falha.

Estamos mesmo com problemas mesmo ninja, sim tu pode ver o preço das bobines sff, eu ainda não vou comprar nada, ando só a ver preços :)

É exactamente isso que me passou pela cabeça Ricardo! Mas hoje já me pareceu que não, parece-me que ele já não falha e depois de estacionar o carro de vir do trabalho, o erro não voltou até agora. Pode ser que a ECU se esteja a adaptar às novas velas. Digo isto porque as velas se calhar podem ter afectado o avanço da ignição.

Que te parece?

00561 - Ross-Tech Wiki

- - - - - - - - - -

Vou esperar sim Vick. É como disse outro dia ao Ricardo, isto de dividirmos a tarefa de diagnostico por várias pessoas facilita bastante o processo, e torna-o bem menos dispendioso.

Vick, tu achas 40€ cada bobine barato? Eu tenho quase a certeza que arranjo por menos...
Trevas ate podes arranjar mais barato as bobines, mas tem que ser BERU ;)

- - - - - - - - - -

É exactamente isso que me passou pela cabeça Ricardo! Mas hoje já me pareceu que não, parece-me que ele já não falha e depois de estacionar o carro de vir do trabalho, o erro não voltou até agora. Pode ser que a ECU se esteja a adaptar às novas velas. Digo isto porque as velas se calhar podem ter afectado o avanço da ignição.

Que te parece?
Trevas eu também já troquei as velas, e ate foram duas vezes, uma vez pelas IRIDIUM, e outra vez pelas NGK OEM, e de nada valeu..

ai não fala da lambda, mas já vi onde falava, estou decidido a troca-la, ate porque já houve quem a trocou, e resolveu o erro, ate porque a lambda é um componente directo a mistura, já as bobines não, e ai como podes ver, também não fala das bobines.. alem do mais, tudo o que fala ai acerca das possíveis causas, já foi tudo revisto e trocado..

Sim Vick, concordo contigo. Lá porque aí não fala da lambda, não quer dizer que não seja. A lambda pode estar a fornecer informação errada à ECU, "dizendo-lhe" que a mistura está pobre quando não está.

Mas as bobines também podem afectar Vick. Tipo, se por acaso não chegar a saltar faísca na vela, ou até pode saltar mas ser fraca e não queimar a mistura como deve ser, vai sobrar oxigénio, que ao passar na lambda vai informar a ECU, que por sua vez vai interpretar como mistura pobre, e manda enriquecer cada vez mais a mistura até aparecer o erro. Digo eu...

- - - - - - - - - -

Trevas ate podes arranjar mais barato as bobines, mas tem que ser BERU ;)

- - - - - - - - - -

Trevas eu também já troquei as velas, e ate foram duas vezes, uma vez pelas IRIDIUM, e outra vez pelas NGK OEM, e de nada valeu..

Lol, estás mesmo embicado em meter as bobines iguais às de origem. Infelizmente as bobines que eu arranjo não há em stock cá em Portugal, a modos que não sei a marca delas. Mas vou tentar descobrir.

Quanto às velas, é aquela coisa, estando o meu carro a GPL, eu acho que as velas tem um peso mais significativo na coisa. Mais uma vez, digo eu... Seja como for, pareceu-me bem trocar as velas. Ele até ficou melhor, portanto não estou arrependido.

Mas ainda estou convencido que a origem do teu erro e do meu sejam diferentes...

a meu ver, quando falha uma bobine, vai-se notar bem, relanti incerto, e motor a trabalhar a 3 cilindros, e claro aumento do consumo..

- - - - - - - - - -

aqui já fala dos componentes de ignição ex: bobines, e da lambda..

00561 - Adaptação Mistura: Limite de Adaptação (add.) excedeu
< Fuel pressure not OK​
<Pressão de combustível não OK
> Check fuel pressure regulator​
> Verificar o regulador de pressão de combustível
< Misfiring​
<Falha de ignição
> Check ignition components​
> Verifique se os componentes de ignição
< Intake air system leaking (unmetered air)​
<Sistema do ar de admissão vazamento (ar ilimitado)
> Check intake system for leaks (unmetered air)​
> Verificar o sistema de admissão de vazamentos (ar ilimitado)
< Injector(s) N30, N31, N32, N33, N83, N84 malfunctioning/leaking​
<Injector (s) N30, N31, N32, N33, N83, N84 avariado / vazamento
> Check fuel injectors N30, N33, N83, N84​
> Verificar injetores de combustível N30, N33, N83, N84
< Heated Oxygen Sensor (HO2S) (G39) malfunctioning​
<Sensor de oxigênio aquecido (HO2S) (G39) com defeito
> Check Heated Oxygen Sensor relay (J278)​
> Verificar aquecida Oxygen Sensor Relay (J278)
> Check wiring to Heated Oxygen Sensor (G39)​
> Verifique a fiação do sensor de oxigênio aquecido (G39)
< Exhaust system leaking between cylinder head and three-way catalyst​
<Sistema de escape vazando entre cabeçote e catalisador de três vias
> Check exhaust system​
> Verificar o sistema de escape
< EVAP canister purge regulator valve 1 (N80) sticking (permanently open)​
<EVAP canister purga regulador válvula 1 (N80) degola (permanentemente aberta)
> Check valve EVAP canister purge regulator valve 1 (N80)​
> Válvula EVAP canister purga válvula reguladora de 1 (N80)

Que te parece?

Só não acredito que a ECU ainda esteja a aprender porque esse processo normalmente demora coisa de kms ou até minutos, há tempos vi isso, não me lembro onde, mas a centralina aprende os valores muito rapidamente.

Sim vick quando a bobine falha complemente faz esses sintomas, agora se ela for falhando, ou falhar mais ao relantim não vais notar grande diferença a esse nivel.

E o erro do trevas está 100% dependente da lambda, basta pensarem, que o único método que a centralina tem de ver se a mistura está correta é a partir da sonda lambda :)

Back