Re: 1.8T - "The Topic"
Sim, ao ralenti tem oscilações mas são MUITO pequenas, o que acho que é normal num motor a gasolina, a modos que não sei dizer se as oscilações são pequenas falhas ou se é normal. Mas tambem já vi que tenho um apoio do motor a todo babado e por isso vou ver se troco os 2 em breve, eu arranjo aquilo baratucho, salvo erro a 15€ cada um +/-
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Vai na volta só preciso mesmo de fazer uma calibração da borboleta. Sim, porque há pouco tempo tirei-a, limpei-a todinha e meti junta nova.
Quanto a isso da pressão, como o Ricardo diz, deves estar em safe mode, essa pressão parece-me muito baixa. Como o Vick disse, também vai depender do quanto estás a acelerar, e no meu eu noto que se a estrada for a subir um pouco ele faz mais pressão.
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Quase tudo o que disseste está correcto Ricardo.
Por exemplo, um 5W-40 e um 10W40 tem a mesma viscosidade a quente, mas a frio o 5W-40 é menos viscoso que o 10W-40.
A viscosidade de qualquer óleo é sempre mais baixa a quente do que a frio, daí aquela questão de se trocar o óleo do motor com ele quente.
Imagina a bomba de óleo a bombear um óleo mais viscoso e outro mais fluido. O mais viscoso é mais dificil de bombear, como tal ele oferece mais resistencia a circular, o que provoca maior pressão no circuito de lubrificação, e ainda ficamos a castigar a bomba de óleo com esse excesso de força que a bomba tem de fazer para por um óleo a circular que oferece muita resistência a tal.
Não sei se me expliquei bem...
Porque os numeros 5 e 40 são meramente nomenclaturas, porque o facto de os números quanto mais baixos forem, menos viscoso é o óleo, não quer dizer que o 5 indique uma viscosidade mais baixa que 40. Digamos que são nomenclaturas diferentes que utilizam para classificar o óleo a quente e a frio.
e o ponteiro das RPM Trevas, tem oscilações?
Sim, ao ralenti tem oscilações mas são MUITO pequenas, o que acho que é normal num motor a gasolina, a modos que não sei dizer se as oscilações são pequenas falhas ou se é normal. Mas tambem já vi que tenho um apoio do motor a todo babado e por isso vou ver se troco os 2 em breve, eu arranjo aquilo baratucho, salvo erro a 15€ cada um +/-
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trevas esses sintomas era o que tinha com o motor velho e com este também, isso desapareceu quando troquei a borboleta.
ontem fiz o seguinte para ver se se compara aos vossos
a manter os 120kmh em reta plana vai as 3mil rpms e o manómetro do turbo vai nos - 0,4 bar
é normal não???
Vai na volta só preciso mesmo de fazer uma calibração da borboleta. Sim, porque há pouco tempo tirei-a, limpei-a todinha e meti junta nova.
Quanto a isso da pressão, como o Ricardo diz, deves estar em safe mode, essa pressão parece-me muito baixa. Como o Vick disse, também vai depender do quanto estás a acelerar, e no meu eu noto que se a estrada for a subir um pouco ele faz mais pressão.
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Já percebi o que o nokito disse, e esse valor é normal, o nosso motor não precisa de turbo para manter essas velocidade, o meu depende, ás vezes mantém-se no -0.2/-0.4.
Pessoal tenho estado a pensar numa coisa:
A graduação do óleo, por exemplo 5W40, indica a viscosidade certo?
Ou seja o óleo 10W40 é mais viscoso a frio que o 5W40.
Então porque é que a pressão do óleo a quente é sempre mais baixa que a frio? Se o óleo a frio supostamente é menos viscoso?
E se repararem o óleo quando está quente parece mais fluido que quando está frio.
Alguma coisa está mal explicada, ou sou eu que estou a fazer confusão
Quase tudo o que disseste está correcto Ricardo.
Por exemplo, um 5W-40 e um 10W40 tem a mesma viscosidade a quente, mas a frio o 5W-40 é menos viscoso que o 10W-40.
A viscosidade de qualquer óleo é sempre mais baixa a quente do que a frio, daí aquela questão de se trocar o óleo do motor com ele quente.
Imagina a bomba de óleo a bombear um óleo mais viscoso e outro mais fluido. O mais viscoso é mais dificil de bombear, como tal ele oferece mais resistencia a circular, o que provoca maior pressão no circuito de lubrificação, e ainda ficamos a castigar a bomba de óleo com esse excesso de força que a bomba tem de fazer para por um óleo a circular que oferece muita resistência a tal.
Não sei se me expliquei bem...
Porque os numeros 5 e 40 são meramente nomenclaturas, porque o facto de os números quanto mais baixos forem, menos viscoso é o óleo, não quer dizer que o 5 indique uma viscosidade mais baixa que 40. Digamos que são nomenclaturas diferentes que utilizam para classificar o óleo a quente e a frio.