1.8T - "The Topic"

Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Acho que o meu carro veio com o kit bruxa incluído, hoje vou á vw saber o preço da DV, até tenho medo.

Aga quanto tempo tem a tua sonda?É que a minha era nova, mas como eu desconfiei que não era a indicada, sempre pensei que o erro fosse mesmo disso, ontem meti a nova, e parece que tá resolvido.

Abraço

é +/- nova também... meti-a nova há algo entre 6 e 8 meses...
BOSCH com a mesma REF da OEM... mas de cabo universal em vez de ser de ficha...

- - - - - - - - - -

o estranho é que de voltimetro os sinais estão correctos nos 4 fios..
desde a centralina até á sonda...

e mais estranho ainda é ser a 2ª ou 3ª sonda que leva e tem sempre o mesmo problema!

é +/- nova também... meti-a nova há algo entre 6 e 8 meses...
BOSCH com a mesma REF da OEM... mas de cabo universal em vez de ser de ficha...

- - - - - - - - - -

o estranho é que de voltimetro os sinais estão correctos nos 4 fios..
desde a centralina até á sonda...

e mais estranho ainda é ser a 2ª ou 3ª sonda que leva e tem sempre o mesmo problema!

Oh AgA, só uma cena que já me passou pela cabeça, as sondas que tens metido imagino que fossem iguais às anteriores, mas será que a que lá estava era adequada? Já procuraste na Audi dando o teu nº de chassis para ver se a referência que lá tens é de facto a referencia correcta do teu carro?
Não leves a mal a sugestão, não quero de todo ofender-te com uma sugestão simples destas, mas às vezes a gente tende a procurar soluções complicadas para um problema simples. Como por exemplo um caso que ouvi falar, de trocaram um módulo de ABS quando o problema era um fusivel queimado :green:

- - - - - - - - - -

Bem vicky, foi e não foi, o erro da borboleta apareceu outra vez, e o da mistura também.

00561 - Mixture Adaptation
13-00 - Adaptation Limita (Mul) Not Reached
16505 - Throttle Position Sensor (G69)
P0121 - 35-10 - Implausible Signal - Intermittent

Agora descobri outra coisa, a minha Diverter Valve está estragada, será que o erro da borboleta tem haver com o facto de o turbo continuar a forçar a borboleta mesmo depois desta fechar?

A lambda parece que resolveu, a que tinha não devia ser mesmo a indicada.

Abraço

Ricardo, quando dizes que a diverter valve está estragada, queres dizer que ela está sempre aberta ou sempre fechada?

Se tiver sempre fechada, faz todo o sentido que seja isso, afinal de contas, depois de largares o acelerador, o turbo continua a fazer pressão e sem a DV aberta, ela pode forçar um bocadinho a abertura da borboleta, gerando esse erro da posição da borboleta, e até aquela cena de quando trocas de mudança ele acelerar um bocadinho sozinho ;)

Ah, tem cuidado, a DV existe para salvarguardar a saude do turbo, se andas muito com a DV nesse estado, não vai demorar até acabares com a raça desse turbo!

Last edited:

Oh AgA, só uma cena que já me passou pela cabeça, as sondas que tens metido imagino que fossem iguais às anteriores, mas será que a que lá estava era adequada? Já procuraste na Audi dando o teu nº de chassis para ver se a referência que lá tens é de facto a referencia correcta do teu carro?
Não leves a mal a sugestão, não quero de todo ofender-te com uma sugestão simples destas, mas às vezes a gente tende a procurar soluções complicadas para um problema simples. Como por exemplo um caso que ouvi falar, de trocaram um módulo de ABS quando o problema era um fusivel queimado :green:

- - - - - - - - - -

Ricardo, quando dizes que a diverter valve está estragada, queres dizer que ela está sempre aberta ou sempre fechada?

Se tiver sempre fechada, faz todo o sentido que seja isso, afinal de contas, depois de largares o acelerador, o turbo continua a fazer pressão e sem a DV aberta, ela pode forçar um bocadinho a abertura da borboleta, gerando esse erro da posição da borboleta, e até aquela cena de quando trocas de mudança ele acelerar um bocadinho sozinho ;)

Ah, tem cuidado, a DV existe para salvarguardar a saude do turbo, se andas muito com a DV nesse estado, não vai demorar até acabares com a raça desse turbo!

Olha trevas ela está sempre fechada, ou seja, em vez de o ar ir para a admissão vai para o coletor de admissão pelo tubo pequeno, porque o diafragma rompeu e já não veda.

Yah eu sei, eu hoje desmontei e já comprei nova, chega amanha, nem ando mais com o carro até á nova.

A que vem nova, já é a revisão "P", é a DV que vêm nas RS6 acho eu, ou seja muito mais robusta do que a que tinha que era das primeiras, agora fica andar tanto como a RS6, mas parada :lol:

Aga consegues arranjar qual é a sonda que meteste? A ref, é que para o modelo de 96 existem 2 sondas, umas para o chassi a partir do 400000 e um para antes, se conseguires mete aqui a ref :)

Abraço

Last edited:

Olha trevas ela está sempre fechada, ou seja, em vez de o ar ir para a admissão vai para o coletor de admissão pelo tubo pequeno, porque o diafragma rompeu e já não veda.

Yah eu sei, eu hoje desmontei e já comprei nova, chega amanha, nem ando mais com o carro até á nova.

A que vem nova, já é a revisão "P", é a DV que vêm nas RS6 acho eu, ou seja muito mais robusta do que a que tinha que era das primeiras, agora fica andar tanto como a RS6, mas parada :lol:

Aga consegues arranjar qual é a sonda que meteste? A ref, é que para o modelo de 96 existem 2 sondas, umas para o chassi a partir do 400000 e um para antes, se conseguires mete aqui a ref :)

Abraço

Então quando montares conta aqui ao pessoal se os dois erros desaparecem. Estou convicto que sim ;)

Abraço

Então quando montares conta aqui ao pessoal se os dois erros desaparecem. Estou convicto que sim ;)

Abraço

Espero que sim trevas, para ver se começo a tratar de outros problemas :), tou a ver que mais tarde ou mais cedo vou ter de abrir o motor, está a consumir um bocado de óleo, deve ser segmentos ou algo do gênero.

Abraço :)

eu troquei a minha DV original por uma forge 007, ainda tenho aqui a DV original, se tiveses esperado eu tinha te dado esta ;)

eu troquei a minha DV original por uma forge 007, ainda tenho aqui a DV original, se tiveses esperado eu tinha te dado esta ;)

Obrigado na mesma, mas a minha até foi mais barata do que pensava, custou 37 euros :)

Espero que sim trevas, para ver se começo a tratar de outros problemas :), tou a ver que mais tarde ou mais cedo vou ter de abrir o motor, está a consumir um bocado de óleo, deve ser segmentos ou algo do gênero.

Abraço :)
que oleo usas, e que consumos te esta a fazer??

O meu é o Shell 5w40 (não me lembro do "Modelo"), epa aí em 300 km baixa 1/4 da barra.

Tava pensar meter o 10w40 ver se melhorava.
entao com 600km vai-te para meio da vareta??
podes sempre tentar..

metade da vareta é +/- meio litro..

já passei por isso :p muda para 10W40 que isso acalma..

o meu gasta 0,7 de 10 em 10Kkm

@ Trevas, estou sinceramente a pensar meter o carro na Audi e eles que se deserrasquem!
ando mesmo a ficar chateado com isto... :(

@ Trevas, estou sinceramente a pensar meter o carro na Audi e eles que se deserrasquem!

Não faças isso aga, eu comprei a sonda lambda por 50€ e está a funcionar bem, e não é dos chineses é mesmo "made in germany" :), se n te importares de gastares umas croas pode ser que resolva o problema :)

AgA tu tens estado a meter sondas da bosch certo??
a OEM axo que tambem é bosch

Bem vicky, foi e não foi, o erro da borboleta apareceu outra vez, e o da mistura também.

00561 - Mixture Adaptation
13-00 - Adaptation Limita (Mul) Not Reached
16505 - Throttle Position Sensor (G69)
P0121 - 35-10 - Implausible Signal - Intermittent

Agora descobri outra coisa, a minha Diverter Valve está estragada, será que o erro da borboleta tem haver com o facto de o turbo continuar a forçar a borboleta mesmo depois desta fechar?

A lambda parece que resolveu, a que tinha não devia ser mesmo a indicada.

Abraço

Quanto ao erro 00561 - Mixture Adaptation 13-00 - Adaptation Limita (Mul) Not Reached significa que foram ultrapassados os limites do mapa injecção(neste caso para menos)
O mais provável é teres uma fuga de pressão e/ou vácuo, ou seja, ar que foi medido pela MAF mas que não chegou a câmara de combustão, daí a mistura estar a ser muito rica.
Como dizes ter a DV estragada, poderá ser aí a fuga, mas o melhor veres se tens mais alguma fuga de pressão.

Como testar fuga pressão:

http://www.youtube.com/watch?v=s29Q77hK-i4

Back