1.8T - "The Topic"

Quando se desliga a bateria e volta a ligar a primeira vez que se liga a chave a borboleta adapta-se sozinha, a centralina está preparada para fazer isso sempre que é desligada, pelo menos nos motores Non DBW, já cheguei a tirar a bateria muitas vezes e sempre que fazia adaptação os valores de tensão ficavam os mesmos, até se repararem o som que a borboleta faz sempre que se liga a bateria de novo é diferente.

Isso é necessário quando se mexe na borboleta para limpara ou montar uma nova.
 
Quando se desliga a bateria e volta a ligar a primeira vez que se liga a chave a borboleta adapta-se sozinha, a centralina está preparada para fazer isso sempre que é desligada, pelo menos nos motores Non DBW, já cheguei a tirar a bateria muitas vezes e sempre que fazia adaptação os valores de tensão ficavam os mesmos, até se repararem o som que a borboleta faz sempre que se liga a bateria de novo é diferente.

Isso é necessário quando se mexe na borboleta para limpara ou montar uma nova.

This procedure details how to perform a Throttle Body Alignment (TBA) on many VW/Audi vehicles. This procedure cycles the motorized throttle body through various states (idle, part throttle, WOT) to relearn their positions. Some examples of reasons to perform a TBA:

  • The vehicle's battery has been disconnected and re-connected
  • The ECU has been removed and reinstalled
  • The Throttle Body has been cleaned or removed and reinstalled
  • The Accelerator Pedal has been removed and reinstalled

 
Isso não está correcto...

1º - A nossa borboleta só consegue adaptar o relantim, logo o parth throttle e WOT não é válido, apenas para motores com DBW

2º - Pergunta lá ao Trevas quantas vezes desligou e ligou a centralina dele e se alguma vez teve algum problema? Só quem mexe na centralina e repete este ciclo muitas vezes é que se apercebe que a borboleta se adapta sozinha ao ligar a chave pela primeira vez, que até o barulho é igual ao da adaptação.

3º - Essa informação não bate certo com o manual de serviço, como tal confirma-se o que eu disse, passo a citar o que diz no manual de serviço para o nosso motor "If the throttle valve control module -J338- is removed and intalled, or replaced, adaptation of throttle valve control module to the Motronic ECM is required"

Não fala em nada de bateria :)
 
o certo é que esta la escrito, agora se esta bem ou mal isso já não sei :p
eu também nunca tive problema com o relanti, embora na adaptação estivesse "ERROR" e porque de la estar eu não sei realmente o motivo, apenas deduzo que fosse por ter desligado a bateria durante uns dias, enquanto procurei pela avaria dos sensores de impacto laterias dos airbags
 
resumindo eu alem de limpar também meti uma borboleta diferente a que a centralina estava habituada, pelo sim pelo não vou fazer a calibração ;)

entretanto ja substitui a sonda, fica a foto da velha é normal estar branca????

IMG_20140823_153636.jpg
 
ora então sonda nova e.... erro novamente

Saturday,23,August,2014,17:00:10:62939
VCDS Version: Release 12.12.0 (x64)

Address 01: Engine Labels: 058-907-55X-AEB1.LBL
Control Module Part Number: 8D0 907 557
Component and/or Version: 1,8l R4/5VT MOTR HS D05
Software Coding: 04001
Work Shop Code: WSC 00000
VCID: EDD1AF3FA764A576CF5-4A3A
2 Faults Found:

01247 - Activated Charcoal Filter (EVAP) System Solenoid Valve 1 (N80)
26-00 - Output Open
00635 - Oxygen (Lambda) Sensor Heating; Before CAT
28-00 - Short to Plus

Readiness: N/A
 
Vocês fazem os diagnósticos de forma errada, lá por estar o erro não quer dizer que seja do sensor, o teu problema ou está na cablagem ou na sonda que não é indicada, a borboleta vais ter sempre o problema enquanto não colocares a indicada para a tua centralina ;)

Sonda com depósitos brancos pode indicar queima de óleo.
 
concordo contigo, mas se montar a borboleta indicada vou ficar com o relantim incerto... mas vou experimentar ;)

O relantim incerto pode estar relacionado com a sonda, tive precisamente o mesmo erro que tu quando coloquei uma sonda errada, qual é a ref da sonda nova?

Quando colocares a borboleta liga a chave a deixa estar ligada durante 30 secs, e depois mete a trabalhar.
 
o teu problema, esta descrito no próprio erro "Short to Plus" ou seja, tens um problema na fiação do positivo, a lambda é de origem? a ficha é igual a da sonda que retiraste? já agora, o erro é mesmo que tinhas antes?
 
Por vezes o short to plus não tem nada haver com a cablagem, o aquecedor da sonda pode fazer curto circuito, no meu caso é porque a resistência interna do aquecedor era diferente da sonda para a minha centralina, e esta acusava como curto circuito.
 
a sonda tem a mesma referencia ;) o erro para ja desapareceu estive a limpar as fichas com spray de contactos e para ja não voltou a aparecer...

entretanto ja tirei a borboleta e vou deixar umas fotos

a original do carro
IMG_20140823_172702.jpg


a que vinha com o motor
IMG_20140823_172709.jpg


do outro lado

a original do carro

IMG_20140823_172724.jpg


e a que vinha com o motor

IMG_20140823_172732.jpg



não é muito mas a nivel interior uma é maior que outra...
vou montar a original do carro a ver no que dá
 
Atenção, não é maior, o diâmetro é precisamente o mesmo, a diferença no interior tem haver com o control do relantim, tem a parte de baixo mais rampada.

Na foto dá para ver perfeitamente.

Em relação ao erro ele só vai aparecer quando o aquecedor da sonda é ativado que não é sempre logo é normal aparecer o erro só ás vezes.

Qual é a ref da sonda?

Podes ter o relantim incerto com a borboleta original mas pode não ser causado pela mesma.
 
nokito.. a sonda é nova? é original ou da concorrência?

Atenção, não é maior, o diâmetro é precisamente o mesmo, a diferença no interior tem haver com o control do relantim, tem a parte de baixo mais rampada.

Na foto dá para ver perfeitamente.

Em relação ao erro ele só vai aparecer quando o aquecedor da sonda é ativado que não é sempre logo é normal aparecer o erro só ás vezes.

Qual é a ref da sonda?

Podes ter o relantim incerto com a borboleta original mas pode não ser causado pela mesma.

a sonda é original usada que me foi emprestada de uma oficina que tem la um parado por motivos de que para aqui não interessam ;) sorry

a ref. 058 906 265
a ref bosch 0 258 006 014/015

e como foi com o carro a frio dai, talvez, o erro aparecer depois de aquecer e de limpar as fichas não voltou a aparecer, para ja...
 
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