1.8T - "The Topic"

Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

o sensor é este..

coolanttemperaturesenso.jpg
[/IMG]

eu nao me lembro de ver, a minha temperatura do oleo, passar dos 90º
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

O meu até tem dois sensores nessa tubagem.. Estao lado a lado.. Um é o da temperatura o outro nao sei... :/
A proposito.. Verifiquei o tubo que sai do turbo e tem oleo :(


Drako, não te stresses com o óleo ;)
vai usando o turbo, vai controlando o nivel do óleo do motor..
isso assim a "babar" ainda aguenta tempo e malha com fartura, não é nada de urgentissimo a reparar..


e que óleo viste, é tipo inundação ou apenas humidade?


quando me decidi a trocar o meu turbo, tirei seguramente uns 100~200ml de óleo do SMIC :green:
pensava que o meu estava mau... até ao momento em que vi o estado das tubagens de uma B5 de 2001.. que o Trevas também viu há uns tempitos.. :p



resumindo..
o turbo só precisa mesmo ser mudado quando notares barulho com fartura vindo dele e/ou falta de potência..
isto se pensares em upgrade.. se quiseres reparar.. limpar, calibrar e mudar vedantes e afins.. acho que com uns 100€ (fora montar/desmontar) te safas bem..
um kit de reparação para o K03-005 no ebay andava nas 40£ no ano passado ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

O meu até tem dois sensores nessa tubagem.. Estao lado a lado.. Um é o da temperatura o outro nao sei... :/
A proposito.. Verifiquei o tubo que sai do turbo e tem oleo :(


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O meu até tem dois sensores nessa tubagem.. Estao lado a lado.. Um é o da temperatura o outro nao sei... :/
A proposito.. Verifiquei o tubo que sai do turbo e tem oleo :(

o nosso nesse tubo (flange) tambem tem sitio para dois, mas apenas tem um...
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

O meu até tem dois sensores nessa tubagem.. Estao lado a lado.. Um é o da temperatura o outro nao sei... :/
A proposito.. Verifiquei o tubo que sai do turbo e tem oleo :(

Isso é que é pior :( mas era tipo um pequeno fio de óleo, ou era um "rio"?
 
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Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

pois.. esse pormenor do termostato também é importante!
até porque o meu já n é o OEM... mudei-o ao tempo..


outro factor que no meu caso certamente influencia.. é ter termostato e radiador no circuito do óleo ;)
acreditem que aí noto uma grande diferença! está quase para fazer 1 ano que o tenho.. e sinceramente não me lembro de ver o oleo a mais de 95º :)

Olha que o termostato na marca nem é caro, eu comprei-o na altura a uns 30€ e tal salvo erro. Aliás, até foi por isso que abri este topic :)

Falando no radiador de óleo, na altura que tive contigo queria ter-te perguntado, porque meteste o radiador de óleo? O nosso ponteiro marca até aos 180ºC, não me digas que ele estava a atingir essas temperaturas :green:
Até 120ºC é perfeitamente normal, e qualquer óleo cuja viscosidade a quente corresponda a 40, aguenta perfeitamente essas temperaturas. Já um 30 não garanto...
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Eu amanha tiro foto aos dois sensores..
É um fio de oleo consideravel.. E oleo "castanho".. Ou seja oleo recente.. Nao sao residuos que ali ficaram..
Perda de potencia nao me parece mas assobia a frio e volta e meia quando carrego no acelerador ele soluça uma ou duas vezes..
Das duas uma, ou arranjo um turbo em segunda mao, igual e barato pra desenrascar.. Ou guardo-me para uma turbaça a serio.. Vamos ver..

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Eu amanha tiro foto aos dois sensores..
É um fio de oleo consideravel.. E oleo "castanho".. Ou seja oleo recente.. Nao sao residuos que ali ficaram..
Perda de potencia nao me parece mas assobia a frio e volta e meia quando carrego no acelerador ele soluça uma ou duas vezes..
Das duas uma, ou arranjo um turbo em segunda mao, igual e barato pra desenrascar.. Ou guardo-me para uma turbaça a serio.. Vamos ver..
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

efeito mental talvez.. :p
mas 100º era normalissimo comigo.. então de verão... quando vou à Estrela.. até estala..
não me agrada..

pode n ter mesmo mal nenhum.. mas pronto.. sinto-me mais seguro assim...

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Eu amanha tiro foto aos dois sensores..
É um fio de oleo consideravel.. E oleo "castanho".. Ou seja oleo recente.. Nao sao residuos que ali ficaram..
Perda de potencia nao me parece mas assobia a frio e volta e meia quando carrego no acelerador ele soluça uma ou duas vezes..
Das duas uma, ou arranjo um turbo em segunda mao, igual e barato pra desenrascar.. Ou guardo-me para uma turbaça a serio.. Vamos ver..

hipotese B!!!

:green: :twisted: :green:
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Eu amanha tiro foto aos dois sensores..
É um fio de oleo consideravel.. E oleo "castanho".. Ou seja oleo recente.. Nao sao residuos que ali ficaram..
Perda de potencia nao me parece mas assobia a frio e volta e meia quando carrego no acelerador ele soluça uma ou duas vezes..
Das duas uma, ou arranjo um turbo em segunda mao, igual e barato pra desenrascar.. Ou guardo-me para uma turbaça a serio.. Vamos ver..

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Eu amanha tiro foto aos dois sensores..
É um fio de oleo consideravel.. E oleo "castanho".. Ou seja oleo recente.. Nao sao residuos que ali ficaram..
Perda de potencia nao me parece mas assobia a frio e volta e meia quando carrego no acelerador ele soluça uma ou duas vezes..
Das duas uma, ou arranjo um turbo em segunda mao, igual e barato pra desenrascar.. Ou guardo-me para uma turbaça a serio.. Vamos ver..
e quantos fios tem cada sensor desses?? sabes??
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

olha como saiu o meu turbo.. :green:

DSC_3476.jpg

e folga minima.. dava para reparar na boa.. ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

efeito mental talvez.. :p
mas 100º era normalissimo comigo.. então de verão... quando vou à Estrela.. até estala..
não me agrada..

pode n ter mesmo mal nenhum.. mas pronto.. sinto-me mais seguro assim...

O meu quando estava a gasolina, o óleo andava por volta dos 90ºC, desde que ando a GPL passou para os 100ºC, mas não creio que seja motivo de preocupação.

Oh AgA, não leves a mal, mas na tua tentativa de te sentires mais seguro, podes ter feito pior. Passo a explicar.
A saúde do turbo está intimamente ligada à lubrificação. O óleo para lubrificar convenientemente (principalmente o turbo!) precisa estar quentinho, pelo menos uns 80ºC. E como tal, os motores sobrealimentados utilizam um sistema de arrefecimento de óleo, que, quando o motor está frio, ele faz com que o óleo aqueça muito mais depressa, aquecendo quase ao mesmo ritmo que o motor para salvaguardar a saúde do turbo. (num motor atmosférico, sem este sistema portanto, o motor atinge os 90ºC e o óleo ainda está frio...)

O que quero dizer com este testamento todo é que ao instalares um radiador de óleo, podes ter arranjado maneira de óleo demorar muito mais tempo a aquecer...

Olha AgA, queres que vá ali abaixo à garagem tirar uma foto do sensor da temperatura?
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Trevas, não stresses! :)

por isso mesmo montei a bolacha com termostato!

DSC_3447.jpg


o circuito não abre antes dos 80º! a andar normalmente está sempre nos 85º agora no inverno..
e se puxar por ele sobe para os 90~95º e por ali fica...

só se andar a curtir em serra, a puxar bem pelo motor a subir.. aí sim.. sobe para os 100 mas n passa ;)
segurissimo!


olha ainda mais importante nesse, foi a alteração na tubagem de alimentação de oleo ao turbo, para não passar "colado" ao colector de escape como passam os primeiros AEB...


aqui vê-se a malha d'aço ;)
DSC_3481.jpg



bem, vou nanar que amanhã cedinho vou dar calor ao AEB A1 acima.. :green:

abraços pessoal das 20v turbinadas! :)
 
Last edited:
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

O meu quando estava a gasolina, o óleo andava por volta dos 90ºC, desde que ando a GPL passou para os 100ºC, mas não creio que seja motivo de preocupação.

Oh AgA, não leves a mal, mas na tua tentativa de te sentires mais seguro, podes ter feito pior. Passo a explicar.
A saúde do turbo está intimamente ligada à lubrificação. O óleo para lubrificar convenientemente (principalmente o turbo!) precisa estar quentinho, pelo menos uns 80ºC. E como tal, os motores sobrealimentados utilizam um sistema de arrefecimento de óleo, que, quando o motor está frio, ele faz com que o óleo aqueça muito mais depressa, aquecendo quase ao mesmo ritmo que o motor para salvaguardar a saúde do turbo. (num motor atmosférico, sem este sistema portanto, o motor atinge os 90ºC e o óleo ainda está frio...)

O que quero dizer com este testamento todo é que ao instalares um radiador de óleo, podes ter arranjado maneira de óleo demorar muito mais tempo a aquecer...

Olha AgA, queres que vá ali abaixo à garagem tirar uma foto do sensor da temperatura?

ve la se os vizinhos te apanham :lol:

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Trevas, não stresses! :)

por isso mesmo montei a bolacha com termostato!

http://i997.photobucket.com/albums/af93/rs_aga/20VT/250000Km/DSC_3447.jpg


o circuito não abre antes dos 80º! a andar normalmente está sempre nos 85º agora no inverno..
e se puxar por ele sobe para os 90~95º e por ali fica...

só se andar a curtir em serra, a puxar bem pelo motor a subir.. aí sim.. sobe para os 100 mas n passa ;)
segurissimo!


olha ainda mais importante nesse, foi a alteração na tubagem de alimentação de oleo ao turbo, para não passar "colado" ao colector de escape como passam os primeiros AEB...


aqui vê-se a malha d'aço ;)
http://i997.photobucket.com/albums/af93/rs_aga/20VT/250000Km/DSC_3481.jpg



bem, vou nanar que amanhã cedinho vou dar calor ao AEB A1 acima.. :green:

abraços pessoal das 20v turbinadas! :)
vai devagarinho que esta de xuva ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Trevas, não stresses! :)

por isso mesmo montei a bolacha com termostato!

http://i997.photobucket.com/albums/af93/rs_aga/20VT/250000Km/DSC_3447.jpg


o circuito não abre antes dos 80º! a andar normalmente está sempre nos 85º agora no inverno..
e se puxar por ele sobe para os 90~95º e por ali fica...

só se andar a curtir em serra, a puxar bem pelo motor a subir.. aí sim.. sobe para os 100 mas n passa ;)
segurissimo!


olha ainda mais importante nesse, foi a alteração na tubagem de alimentação de oleo ao turbo, para não passar "colado" ao colector de escape como passam os primeiros AEB...


aqui vê-se a malha d'aço ;)
http://i997.photobucket.com/albums/af93/rs_aga/20VT/250000Km/DSC_3481.jpg



bem, vou nanar que amanhã cedinho vou dar calor ao AEB A1 acima.. :green:

abraços pessoal das 20v turbinadas! :)

Ah, então assim está bem :)

Então boa viagem para amanhã :) Abraço

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ve la se os vizinhos te apanham :lol:

Lol, eu tenho tido cuidado vick, esta semana todas as noites tenho ido trabalhar no carro :)

Agora vou se forçado a fazer uma pausa por uns tempos enquanto espero que me cheguem as peças: uns tubos (não tinham fuga mas já estavam fendilhados e eu não gosto disso :green: ), a DV e a junta da borboleta (tirei a borboleta para uma limpeza a fundo, nem estava muito sujo, mas aprovetei já que estava com a mão na massa e limpo tudo :) e como tambem gosto das coisas bem feitas, meto sempre junta nova quando desmonto)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Trevas, ja instalaste a cabelagem, que tinhas na bagageira??
 
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