1.8T - "The Topic"

Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Trevas que agradável surpresa :p, agora já sabes, ainda podes apertar com o bixo :green:

Pessoal acreditem no trevas que ele percebe bué do assunto :), aga mete uns injetores de 1000cc :wow:

Pessoalmente acho que o coletor faz diferença, mas como o aga disse se não se mexer na linha de escape esta vai continuar muito restritiva como de origem digo eu :)
 
Last edited:
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Esperem lá....!!!
Segundo essa lista, o turbo do primeiro aeb de 95 a 98 é o mesno turbo dos 1.8T de 180cv!
O part number é igual!

- - - - - - - - - -

Esperem lá....!!!
Segundo essa lista, o turbo do primeiro aeb de 95 a 98 é o mesno turbo dos 1.8T de 180cv!
O part number é igual!
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Esperem lá....!!!
Segundo essa lista, o turbo do primeiro aeb de 95 a 98 é o mesno turbo dos 1.8T de 180cv!
O part number é igual!

Mas não te esqueças de uma coisa Black Drako, o turbo foi substituído. Originalmente os AEB vinham com o turbo 5303 970 0005, só mais tarde (não sei quando) é que passaram a levar o 5303 988 0005.
Ou seja, se fores à Audi pedir um turbo para o teu motor, vão-te dar o 5303 988 0005, porque de origem deves ter o 5303 970 0005.
Portanto, eu diria que o meu possivelmente já levou um turbo novo, principalmente atendendo ao bom aspecto dele...

E em relação aos injectores, em principio posso fazer umas contas e logo vejo qual é o máximo que os nossos injectores aguentam.
Ou em ultimo caso, aumenta-se a pressão do turbo e logo se vê se os injectores aguentam. Se não aguentarem, o pior que pode acontecer é não poder andar com acelerador a fundo em altos regimes. :p

Mais uma coisa que me lembrei entretanto, se se aumentar a pressão na régua de injecção, é provável que não sejam precisos injectores maiores.
 
Last edited:
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Trevas eu quando vi o teu turbo tão limpinho, ainda estive para dizer que o turbo deveria ser novo ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Trevas eu quando vi o teu turbo tão limpinho, ainda estive para dizer que o turbo deveria ser novo ;)

Bem, temos 2 hipóteses:

1º O motor/turbo foi MUITO bem estimado
2º O turbo é novo

Eu vou pela 2ª hipótese :green:

Principalmente depois de encontrar bocados de óleo solidificado em todo o sistema de respiro de óleo... E também porque vi nas facturas de idas ao mecânico que o motor já levou tuches novas...

Eu quando voltar do trabalho, vou ver se faço um estudo mais pormenorizado do mapa do meu turbo e ponho aqui para vocês verem como se faz e poderem fazer nos vossos, para vos ajudar a decidir que pressão querem o vosso turbo a fazer :)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Trevas não te esqueças que mesmo que aumentes a pressão na régua os injetores podem não conseguir manter essa pressão, e acho que não estamos limitados pela pressão, os A3 é que costumam estar porque têm uma pressão na régua de 3 bars, e dizem que isso só dá até 160cvs, não sei se é verdade.

Tu és o expert :p, para mim pode ser 1 bar de pressão aqui para a mesa do canto :green:
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Trevas não te esqueças que mesmo que aumentes a pressão na régua os injetores podem não conseguir manter essa pressão, e acho que não estamos limitados pela pressão, os A3 é que costumam estar porque têm uma pressão na régua de 3 bars, e dizem que isso só dá até 160cvs, não sei se é verdade.

Tu és o expert :p, para mim pode ser 1 bar de pressão aqui para a mesa do canto :green:

Bem Ricardo, então é assim: Imagina que o injector abre por 10 milissegundos. Quanta gasolina passa? Depende de 2 coisas, do diâmetro do orifício do injector, e da pressão na rampa (na verdade depende de mais uma coisa, da pressão no colector de admissão, que quanto maior, menos gasolina entra).
Mas pronto, a ideia que eu tenho pelo que vi, é que a pressão na nossa régua não é constante, é regulada pela pressão do colector. Acredito que todos vocês já repararam que o regulador de pressão da régua de injecção está ligado ao colector de admissão por um tubinho. Ou seja, quanto maior a pressão no colector, mais pressão irá haver na régua. Por outras palavras, quanto mais aumentamos a pressão do turbo, maior é pressão de injecção. Devido a este funcionamento, o nosso maravilhoso motor permite ainda aumentos bastante apreciáveis de potência sem ter de alterar nenhum componente mecânico, apenas uma repro :)
Mas ainda que esses dois aumentos sejam lineares, chega a uma certa altura que a bomba de combustível não vai conseguir bombear a gasolina a partir de uma certa pressão, tendo como consequência o queimar da bomba, ou esperançosamente, apenas o rebentar do fusível da bomba. É nessa altura que sabemos que precisamos de injectores de maior diâmetro :p
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Bem meninos, conforme prometido, aqui fica um estudo do meu turbo.

mapa.jpg


Linha Azul, 0.5bar: Uma boa eficiência verificada a médios regimes, algures entre as 2500rpm e 4000rpm

Linha Verde Claro, 0.9bar: A melhor linha possível para quem quer aço, das 3500rpm para cima, a eficiência é sempre a subir até ao corte.

Linha Verde Escuro, 1.0bar: Muito parecida à anterior, embora com uma eficiência ligeiramente mais baixa.

Linha amarela, 1.1bar: Eficiência máxima do turbo apenas é atingida ao corte (6800rpm), possivelmente já há necessidade de um intercooler mais eficiente.

Linha vermelha, 1.2 bar: Quebras muito grandes na eficiência, intercooler mais eficiente obrigatório!

NOTA 1: Quanto maior a eficiência do turbo, menos ele aquece o ar ao comprimi-lo, logo, trabalhando na sua eficiência máxima, o intercooler stock deve chegar.

NOTA 2: Estes valores são para acelerador a fundo.

NOTA 3: Mesmo na linha vermelha, o turbo não chega às 160.000rpm, sendo o seu limite 180.000rpm. Conclusão, qualquer uma destas linhas é segura para o turbo. Claro que numa linha vermelha, recomendo vivamente um óleo 100% sintético.

NOTA 4: Eu recomendo um óleo 100% sintético em qualquer situação :green:

Espero ter ajudado a esclarecer alguém :) Se tiverem alguma duvida, estejam à vontade para perguntar :)
 
Last edited:
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

estou a gostar deste topico ;)

trevas tenho que trocar umas duvidas contigo, a cerca de um turbo que ando de olho nele :green:
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

estou a gostar deste topico ;)

trevas tenho que trocar umas duvidas contigo, a cerca de um turbo que ando de olho nele :green:

Nokito, também tens um 1.8T? Então sê bem-vindo ao tópico :)

Então conta, quais são as tuas duvidas? :)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

tenho tenho tudo influencia do AGA

tenho muita coisa para resolver antes de me preocupar com o turbo ;)

tenho uma repro (mal feita) de uma casa que afinal não é assim tão conceituada, dai querer por o carro com o chip OEM, mas para isso tenho que arranjar alguém me solde um sockt visto o chip estar soldado :assobio:

depois disso, descobrir porque é que o motor grila de caraças quando anda a gasolina, a gpl não faz... para mim e na minha humilde opnião é tudo da repro...

próximo paço descobrir porque é que quando carrego a fundo o motor começar aos coices (arranques, engasgar-se) ate atingir 3 3,5 mil rpm, aqui tanto a gpl como a gasolina e só mesmo quando carrego a fundo e abaixas rpm`s...

depois vem o quando vamos a fundo sente-se o motor a querer perder potencia tipo, morre e desenvolve, morre e desenvolve...

velas não é as bobines também não ;)

depois vem o turbo que ja muito tem ele aguentado, esta a começar a assobiar e com passagem de oleo...

como vês é so stress, que cá para mim é tudo derivado da repro...
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

chefe, desses engasgos podemos combinar e testamos o meu amplificador de sinal das bobines no teu carro... ;)


tás bem lixado com isso... devias mesmo meter o carro OEM o mais depressa possivel..
só andas a estragar.. e ainda para mais tens pé_de_chumbo!

- - - - - - - - - -

olha, o grilar.. não poderá ser da bomba de óleo? muito embora seja estranho ser apenas a gasolina.. :|

- - - - - - - - - -

e com quantos mil kms vai o teu?
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Trevas muito bom gráfico :p, já agora isso é para o k03 normal ou o "s"?

Olha em relação á regulação da pressão do combustível acho que te enganaste numa coisa :p, os nossos reguladores só funcionam a vácuo, por exemplo, se tiver ao relantim vamos ficar com 3.5 bars, e tiramos o vácuo e fica á pressão atmosférica já vai para os 4 bars, pelo que me parece mesmo com pressão de 1 bar no coletor o regulador vai manter a pressão na régua nos 4 bars, acho que é por isso que o pessoal de powers mais agressivas deve meter injetores mais largos.

Pelo menos foi isto que tive a concluir com a minha pesquisa :), e ainda devemos estar limitados pela bomba de combustivel.

Corrige me se estiver errado :)

Nokito

Estou a pensar se isso que te acontece ao carro não sera mistura mal feita, como essa repro que falas não foi muito saudável, ou então como o aga diz o modulo de controlo da ignição.

Abraço
 
Last edited:
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

a bomba de combustivel é igual à do S4 ;)

portanto daí n é...

e claro, os injectores são limitados pelo que conseguem debitar.. chegas a um ponto em que não chegam...


o grafico que ele postou, presumo que seja para o K03-029 ;)
 
Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

a bomba de combustivel é igual à do S4 ;)

portanto daí n é...

e claro, os injectores são limitados pelo que conseguem debitar.. chegas a um ponto em que não chegam...


o grafico que ele postou, presumo que seja para o K03-029 ;)

O S4 é fraquinho :p

Acho que é para o k03 normal, pelo menos é parecido com o que ele me mostrou á tempos.
 
Back
Top