1.8T - "The Topic"

Re: Quem tiver um Audi A4 1.8T AEB dê uma vista de olhos neste topic sff

Trevas que agradável surpresa :p, agora já sabes, ainda podes apertar com o bixo :green:

Pessoal acreditem no trevas que ele percebe bué do assunto :), aga mete uns injetores de 1000cc :wow:

Pessoalmente acho que o coletor faz diferença, mas como o aga disse se não se mexer na linha de escape esta vai continuar muito restritiva como de origem digo eu :)

Last edited:

Esperem lá....!!!
Segundo essa lista, o turbo do primeiro aeb de 95 a 98 é o mesno turbo dos 1.8T de 180cv!
O part number é igual!

- - - - - - - - - -

Esperem lá....!!!
Segundo essa lista, o turbo do primeiro aeb de 95 a 98 é o mesno turbo dos 1.8T de 180cv!
O part number é igual!

Esperem lá....!!!
O part number é igual!

Mas não te esqueças de uma coisa Black Drako, o turbo foi substituído. Originalmente os AEB vinham com o turbo 5303 970 0005, só mais tarde (não sei quando) é que passaram a levar o 5303 988 0005.
Ou seja, se fores à Audi pedir um turbo para o teu motor, vão-te dar o 5303 988 0005, porque de origem deves ter o 5303 970 0005.
Portanto, eu diria que o meu possivelmente já levou um turbo novo, principalmente atendendo ao bom aspecto dele...

E em relação aos injectores, em principio posso fazer umas contas e logo vejo qual é o máximo que os nossos injectores aguentam.
Ou em ultimo caso, aumenta-se a pressão do turbo e logo se vê se os injectores aguentam. Se não aguentarem, o pior que pode acontecer é não poder andar com acelerador a fundo em altos regimes. :p

Mais uma coisa que me lembrei entretanto, se se aumentar a pressão na régua de injecção, é provável que não sejam precisos injectores maiores.

Last edited:

Trevas eu quando vi o teu turbo tão limpinho, ainda estive para dizer que o turbo deveria ser novo ;)

Trevas eu quando vi o teu turbo tão limpinho, ainda estive para dizer que o turbo deveria ser novo ;)

Bem, temos 2 hipóteses:

1º O motor/turbo foi MUITO bem estimado
2º O turbo é novo

Eu vou pela 2ª hipótese :green:

Principalmente depois de encontrar bocados de óleo solidificado em todo o sistema de respiro de óleo... E também porque vi nas facturas de idas ao mecânico que o motor já levou tuches novas...

Eu quando voltar do trabalho, vou ver se faço um estudo mais pormenorizado do mapa do meu turbo e ponho aqui para vocês verem como se faz e poderem fazer nos vossos, para vos ajudar a decidir que pressão querem o vosso turbo a fazer :)

Trevas não te esqueças que mesmo que aumentes a pressão na régua os injetores podem não conseguir manter essa pressão, e acho que não estamos limitados pela pressão, os A3 é que costumam estar porque têm uma pressão na régua de 3 bars, e dizem que isso só dá até 160cvs, não sei se é verdade.

Tu és o expert :p, para mim pode ser 1 bar de pressão aqui para a mesa do canto :green:

Trevas não te esqueças que mesmo que aumentes a pressão na régua os injetores podem não conseguir manter essa pressão, e acho que não estamos limitados pela pressão, os A3 é que costumam estar porque têm uma pressão na régua de 3 bars, e dizem que isso só dá até 160cvs, não sei se é verdade.

Tu és o expert :p, para mim pode ser 1 bar de pressão aqui para a mesa do canto :green:

Bem Ricardo, então é assim: Imagina que o injector abre por 10 milissegundos. Quanta gasolina passa? Depende de 2 coisas, do diâmetro do orifício do injector, e da pressão na rampa (na verdade depende de mais uma coisa, da pressão no colector de admissão, que quanto maior, menos gasolina entra).
Mas pronto, a ideia que eu tenho pelo que vi, é que a pressão na nossa régua não é constante, é regulada pela pressão do colector. Acredito que todos vocês já repararam que o regulador de pressão da régua de injecção está ligado ao colector de admissão por um tubinho. Ou seja, quanto maior a pressão no colector, mais pressão irá haver na régua. Por outras palavras, quanto mais aumentamos a pressão do turbo, maior é pressão de injecção. Devido a este funcionamento, o nosso maravilhoso motor permite ainda aumentos bastante apreciáveis de potência sem ter de alterar nenhum componente mecânico, apenas uma repro :)
Mas ainda que esses dois aumentos sejam lineares, chega a uma certa altura que a bomba de combustível não vai conseguir bombear a gasolina a partir de uma certa pressão, tendo como consequência o queimar da bomba, ou esperançosamente, apenas o rebentar do fusível da bomba. É nessa altura que sabemos que precisamos de injectores de maior diâmetro :p

Bem meninos, conforme prometido, aqui fica um estudo do meu turbo.

mapa.jpg

Linha Azul, 0.5bar: Uma boa eficiência verificada a médios regimes, algures entre as 2500rpm e 4000rpm

Linha Verde Claro, 0.9bar: A melhor linha possível para quem quer aço, das 3500rpm para cima, a eficiência é sempre a subir até ao corte.

Linha Verde Escuro, 1.0bar: Muito parecida à anterior, embora com uma eficiência ligeiramente mais baixa.

Linha amarela, 1.1bar: Eficiência máxima do turbo apenas é atingida ao corte (6800rpm), possivelmente já há necessidade de um intercooler mais eficiente.

Linha vermelha, 1.2 bar: Quebras muito grandes na eficiência, intercooler mais eficiente obrigatório!

NOTA 1: Quanto maior a eficiência do turbo, menos ele aquece o ar ao comprimi-lo, logo, trabalhando na sua eficiência máxima, o intercooler stock deve chegar.

NOTA 2: Estes valores são para acelerador a fundo.

NOTA 3: Mesmo na linha vermelha, o turbo não chega às 160.000rpm, sendo o seu limite 180.000rpm. Conclusão, qualquer uma destas linhas é segura para o turbo. Claro que numa linha vermelha, recomendo vivamente um óleo 100% sintético.

NOTA 4: Eu recomendo um óleo 100% sintético em qualquer situação :green:

Espero ter ajudado a esclarecer alguém :) Se tiverem alguma duvida, estejam à vontade para perguntar :)

Last edited:

estou a gostar deste topico ;)

trevas tenho que trocar umas duvidas contigo, a cerca de um turbo que ando de olho nele :green:

estou a gostar deste topico ;)

trevas tenho que trocar umas duvidas contigo, a cerca de um turbo que ando de olho nele :green:

Nokito, também tens um 1.8T? Então sê bem-vindo ao tópico :)

Então conta, quais são as tuas duvidas? :)

tenho tenho tudo influencia do AGA

tenho muita coisa para resolver antes de me preocupar com o turbo ;)

tenho uma repro (mal feita) de uma casa que afinal não é assim tão conceituada, dai querer por o carro com o chip OEM, mas para isso tenho que arranjar alguém me solde um sockt visto o chip estar soldado :assobio:

depois disso, descobrir porque é que o motor grila de caraças quando anda a gasolina, a gpl não faz... para mim e na minha humilde opnião é tudo da repro...

próximo paço descobrir porque é que quando carrego a fundo o motor começar aos coices (arranques, engasgar-se) ate atingir 3 3,5 mil rpm, aqui tanto a gpl como a gasolina e só mesmo quando carrego a fundo e abaixas rpm`s...

depois vem o quando vamos a fundo sente-se o motor a querer perder potencia tipo, morre e desenvolve, morre e desenvolve...

velas não é as bobines também não ;)

depois vem o turbo que ja muito tem ele aguentado, esta a começar a assobiar e com passagem de oleo...

como vês é so stress, que cá para mim é tudo derivado da repro...

chefe, desses engasgos podemos combinar e testamos o meu amplificador de sinal das bobines no teu carro... ;)

tás bem lixado com isso... devias mesmo meter o carro OEM o mais depressa possivel..
só andas a estragar.. e ainda para mais tens pé_de_chumbo!

- - - - - - - - - -

olha, o grilar.. não poderá ser da bomba de óleo? muito embora seja estranho ser apenas a gasolina.. :|

- - - - - - - - - -

e com quantos mil kms vai o teu?

Trevas muito bom gráfico :p, já agora isso é para o k03 normal ou o "s"?

Olha em relação á regulação da pressão do combustível acho que te enganaste numa coisa :p, os nossos reguladores só funcionam a vácuo, por exemplo, se tiver ao relantim vamos ficar com 3.5 bars, e tiramos o vácuo e fica á pressão atmosférica já vai para os 4 bars, pelo que me parece mesmo com pressão de 1 bar no coletor o regulador vai manter a pressão na régua nos 4 bars, acho que é por isso que o pessoal de powers mais agressivas deve meter injetores mais largos.

Pelo menos foi isto que tive a concluir com a minha pesquisa :), e ainda devemos estar limitados pela bomba de combustivel.

Corrige me se estiver errado :)

Nokito

Estou a pensar se isso que te acontece ao carro não sera mistura mal feita, como essa repro que falas não foi muito saudável, ou então como o aga diz o modulo de controlo da ignição.

Abraço

Last edited:

a bomba de combustivel é igual à do S4 ;)

portanto daí n é...

e claro, os injectores são limitados pelo que conseguem debitar.. chegas a um ponto em que não chegam...

o grafico que ele postou, presumo que seja para o K03-029 ;)

a bomba de combustivel é igual à do S4 ;)

portanto daí n é...

e claro, os injectores são limitados pelo que conseguem debitar.. chegas a um ponto em que não chegam...

o grafico que ele postou, presumo que seja para o K03-029 ;)

O S4 é fraquinho :p

Acho que é para o k03 normal, pelo menos é parecido com o que ele me mostrou á tempos.

Back