1.8T - "The Topic"

Re: 1.8T - "The Topic"

Oh Vick, lá no site não faz distinção ao ano do carro, mas sim a referencia da centralina. Sabes qual é a referencia exacta da tua?

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A minha é esta:

8D0907558E - Bosch M3.8.2 - OBDII Not Programmable

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Vá, vai lá ligar o vag-com para ver isso que a gente espera aqui um pouco :green:
a minha é 8D0 907 557 T
 
O maquinão das trevas está de volta a espalhar o terror pelas estradas portuguesas! :lol:

Para quem estava a par, e quer saber os resultados, aqui ficam:

Conforme eu tinha dito, antes de montar a borboleta e os injectores, mandei carradas de spray limpa carburadores para dentro do colector. Quando chegou a hora da verdade, dei à chave, o motor rodava energicamente (bateria acabada de carregar) mas não se ouvia nada. Ao fim de uns 5 segundos de dar à chave, finalmente começou a ouvir-se qualquer coisa. Mantive a chave mas uns 2 segundos e o motor pegou, com um ralenti muito tremido e fazer um fumo que cheirava mal como tudo (imagino que fosse do spray). Ao fim de uns 2 minutos ao ralenti, a rotação estabilizou. Desliguei o motor e fiz uma calibração da borboleta.
Quando pus o motor a trabalhar outra vez... Eu nunca vi um motor a gasolina com um trabalhar tão certinho e suave na minha vida...

Ricardo, lembras-te de aquele tremer que ele fazia um bocadinho ao ralenti? Desapareceu :)
Parece outro carro, tal é a suavidade do motor. Ficou com umas baixas impressionantes... Arranca só com ponto de embraiagem tal como um motor a gasóleo, e mantem-se a andar sem eu tocar no acelerador, tranquilo da vida como se nada fosse.

Em relação à DV, antes de mais devo referir que tendo em conta as características da nova DV e dos tubos de origem do motor, vi-me forçado a monta-la ao contrário daquilo que é recomendado, ou seja, com a parte de baixo virada para a zona de pressão do turbo. Continua a fazer o barulho que a anterior fazia (essa surpreendeu-me...)
Tendo em conta a posição na qual montei a DV, estou a ponderar por uma mola mais forte. Eu montei a mais fraca com um daqueles disquinhos.

Próximo passo agora é apertar com ele furiosamente com o vag ligado e registar os valores da MAF para comparar com os anteriores registados (com a ajuda do Ricardo :) obrigado) pois o que andei com ele foi pouco, cerca de 6km e só tive oportunidade de apertar com ele uma vez. Mas o erro parece que foi erradicado Vicky :green:

Em termos de andamento, também não tive oportunidade de perceber como ficou, mas parece-me bem. No entanto notei uma pequenina demora a responder quando eu fazia uma solicitação violenta. Fico a pensar que se calhar devo mesmo por uma mola mais forte na DV... Ou isso ou ele ainda está em fase de adaptação do ponto de ignição do GPL, tendo em conta que desliguei a bateria.

E a parte mais impressionante, parece que não estraguei nada! :lol:

Ah, e já tenho a buzina do alarme operacional. Quando carrego no botão do comando para trancar as portas, ele dá uma buzinadela engraçada :green: E para melhor testar a buzina, fiz um output test no vag no módulo do fecho centralizado. Conclusão: não queiram estar dentro do carro quando o alarme tocar...
 
Boa trevas isso é que se quer :), em relação á DV, atenção algumas DV (as forge por exemplo) têm de ser montadas ao contrário, não sei como funciona essa, se calhar até estás a montar bem :p

Continuares a ouvir o barulho da DV é que é estranho visto que o vick mesmo com a DV da forge não ouve nada, e o carro dele é parecido com o teu, já testaste ver se essa não tem fuga?


O tremer isso é bom sinal trevas :), mas dá uma boa volta com ele para aprender, que ele demora tempo, o meu quando faço reset também fica normal, mas parece que depois de aprender dá lhe essas tremeduras, pelo que me parece isso deve estar relacionado com o tempo que andas com ele, o meu parece que quando andas só na localidade fica assim, quando ando em AE e chego á fac parece estar normal.

Trevas já sabes o que falta? É encontra-monos para analisar tudo como deve ser :green:

Eu ainda ando á espera de juntar € para a borboleta, estou farto de analisar o meu circuito, e aquele valores negativos e a mistura rica leva-me a crer que tenho alguma fuga do turbo para baixo ou assim, visto que os meus valores de MAF estão bons, mas com o compressor não ouço nada.
 
Boa trevas isso é que se quer :), em relação á DV, atenção algumas DV (as forge por exemplo) têm de ser montadas ao contrário, não sei como funciona essa, se calhar até estás a montar bem :p

Continuares a ouvir o barulho da DV é que é estranho visto que o vick mesmo com a DV da forge não ouve nada, e o carro dele é parecido com o teu, já testaste ver se essa não tem fuga?


O tremer isso é bom sinal trevas :), mas dá uma boa volta com ele para aprender, que ele demora tempo, o meu quando faço reset também fica normal, mas parece que depois de aprender dá lhe essas tremeduras, pelo que me parece isso deve estar relacionado com o tempo que andas com ele, o meu parece que quando andas só na localidade fica assim, quando ando em AE e chego á fac parece estar normal.

Trevas já sabes o que falta? É encontra-monos para analisar tudo como deve ser :green:

Eu ainda ando á espera de juntar € para a borboleta, estou farto de analisar o meu circuito, e aquele valores negativos e a mistura rica leva-me a crer que tenho alguma fuga do turbo para baixo ou assim, visto que os meus valores de MAF estão bons, mas com o compressor não ouço nada.

A ver se arranjo um manómetro de pressão do turbo para ver se a DV está a trabalhar bem. Quanto a fugas, eu testei tudo antes de montar... Se bem que a saída de lado da DV dava para desenroscar, e ela de facto desenroscou-se quando eu estava a monta-la, mas eu dei conta e voltei a enroscar (mesmo enroscada ao máximo, aquilo ainda ficava a dar um bocadinho de passagem, então decidi meter lá um o-ring e ficou estanque). Eu tenho ideia que li não sei aonde que se a DV for montada na posição que eu montei, que tende a fazer mais barulho. Agora se é ou não...

É isso, tenho de andar um bocado mais com ele antes de tirar conclusões precipitadas.

É verdade Ricardo, temos de nos encontrar para analisar bem isto, principalmente porque tu viste como ele estava antes e assim podes ver a diferença (se te lembrares lol) :)

Olha que a fuga pode estar no escape Ricardo. Fugas no escape antes da lambda dão origem a mistura rica e valores implausíveis na sonda lambda. Mas se realmente tiveres fuga no escape deve ser mínima, senão tinhas o famoso: "mixture adaptation limit exceeded" :green:
Acho que a melhor forma de se ver isso, é usar uma maquineta engraçada que tinham lá no sitio aonde me instalaram o GPL, que detecta hidro carbonetos. Aquilo foi feito para detectar fugas de gás mas também detecta fugas de escape :)
 
Pois é trevas, temos de ver isso :), mas também estou desconfiado que a mistura rica pode ser da borboleta, porque quando a limpei e andei com o carro, o gajo ganhou uma alma, nem parecia o mesmo, mas depois voltou ao mesmo.

Eu digo que tenho uma fuga por causa daquele valor que tenho de mul a negativo, e acho que entre o turbo e o coletor não é porque com pressão não se ouve fuga nenhuma, só resta mesmo o escape, ou a borboleta, mas se tiver sorte é a borboleta :)

Pois se calhar se eu montar a minha DV ao contrário também deve fazer barulho :p, mas vê bem isso, que ouvir a DV não deve ser normal, só se é por causa daquele tubo que tens diferente, que parece ser do restyling :p
 
Pois é trevas, temos de ver isso :), mas também estou desconfiado que a mistura rica pode ser da borboleta, porque quando a limpei e andei com o carro, o gajo ganhou uma alma, nem parecia o mesmo, mas depois voltou ao mesmo.

Eu digo que tenho uma fuga por causa daquele valor que tenho de mul a negativo, e acho que entre o turbo e o coletor não é porque com pressão não se ouve fuga nenhuma, só resta mesmo o escape, ou a borboleta, mas se tiver sorte é a borboleta :)

Pois se calhar se eu montar a minha DV ao contrário também deve fazer barulho :p, mas vê bem isso, que ouvir a DV não deve ser normal, só se é por causa daquele tubo que tens diferente, que parece ser do restyling :p

Pois, é que o problema de mistura rica pode ser causado por 1 milhão de coisas diferentes... :|

Experimenta então resolver o problema de borboleta e vê como ele fica. Toma nota de todos os valores anormais para depois comparares quando tiveres a borboleta nova.

Lol, sim, podes sempre experimentar montares a tua DV ao contrário :p Mas realmente eu devia mesmo soltar o tubo da minha DV e por o motor a trabalhar para ver se ela está a funcionar bem, mas depois deste trabalhão todo que tive, não me apetece nada ir lá mexer naquilo outra vez... Na sexta à noite, agarrei-me àquilo para montar as cenas todas por volta das 2 da matina e só me despachei às 6... Demorei este tempo todo por ser muito meticuloso, tive a limpar tudo antes de montar, ver como estavam os tubos (já não me lembrava, o que vale é que tirei fotos antes já a pensar nessa situação :p ) e no fim ainda tive a lavar o meu lugar da garagem.
Mas olha que ele antes fazia o barulho com bastante frequência e agora acho que só o ouvi uma vez. Tenho de andar mais com o carro para ver exactamente em que circunstâncias ele faz isso. Se calhar amanha vou ver isso, e vejo os valores que o vick me pediu.
 
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