Re: 80 1.6TD Sedan | Reactive |- AGORA preciso eu de ajuda ...
Bom, vamos por partes ...
Termostato é sempre uma hipótese, mas desconfio ... O facto de aquecer, significa que está fechado, e depois o facto de arrefecer de novo até aos 87º (e não 90º), significa que está a controlar devidamente o arrefecimento . Termostatos são daquelas coisas que não tem grande ciência, OEM ou concorrência não tem grande diferença a não ser talvez na longevidade da peça ... Mas era bom que daí fosse, sempre era uma solução barata.
Hoje a vir para o trabalho lá testei se ele aquecia de novo, vim devagar para ele chegar aos 90º, e mantive o ritmo. Não aqueceu. Puxei por ele, também não aqueceu, ou seja, hoje já não lhe deu aqueles stresses de aquecimento, mas quando abrandei baixou a temperatura aí para uns 83 ou 85º, o que não é muito normal, nunca passa dos abaixo dos 87º ... hummmm.
Vi os tubos e continuam com mais pressão que o normal...
Radiador da sofagem não sei como ele anda, mas geralmente quando mina água por aí os tapetes ficam húmidos ou molhados, os meus nunca assim ficaram. Perda de água?? Sim, mas isso é relacionado com outro assunto e não sei se não será por isso.
Antes das intervenções que lhe fiz, tinha perda de água em 3 sitios, na bomba de água que levou nova, num tubo plástico na traseira do bloco que tambem levou novo, e posteriormente apareceu outra no tubo plástico mesmo junto ao termostato. Este ultimo não levou novo pois apareceu posteriormente e tanto eu como o mecânico pensamos que fosse da mangueira mal apertada. Apertou-a de novo e ficou igual. Retirou depois esse tubo e viu uma pequena racha no tubo na vertical, mas como não era garantido que fosse dali o problema, ele fez uma reparação simples, encheu aquilo com silicone para que não pingasse mais ali. Avisou-me logo que se continuasse a pingar por lá teria de levar o tubo novo.
O que é certo é que continua a pingar por lá, daí a água ir desaparecendo, mas desaparece a um ritmo muito inferior ao que desaparecia antes das intervenções.
Ora, notei que depois dele reparar com o silicone o carro começou a aquecer um pouco mais, mas muito pouco, calculo que seja porque o caudal interno do tubo tenha diminuido .... Será que todos os problemas podem vir dali? Também não me parece ...
Cheira-me que será mesmo da junta da cabeça, e isso está fora de questão mudar agora, tinha ideias de mudar, até ter descoberto que o desgaste interno que ele apresenta implica rectificar o bloco inteiro+pistões de maior diâmetro+bronzes+segmentos, etc etc ... Até tinha comprado o kit de juntas, mas não me parece que o vá usar, lol ...
Mudar a junta da cabeça é uma coisa para um mínimo de 3 digitos€€ e tal, por muito amigo que seja o mecânico, e como o dinheiro no meu caso é muito escasso, prefiro já poupar isso para um motor substituto...
Desculpem o testamento