Re: 80 1.6TD/ 1.9TD-SWAP Sedan | Reactive |- * FULL BLUE SMD - New parts.. *
Bom, vou aqui fazer um pequeno update e contar o que tem acontecido nos tempos em que não disse nada e mantive o silencio, a aventura que se decorreu devido ás minhas engenhocas que me saíram um pouco caro.
Se estão recordados, a ultima mod feita, foi a conversão Full Leds em azul do quadrante, certo? Ok, já voltamos a este pormenor
Tudo começou com um problema que já tinha antes de mexer no quadrante, temperatura teimava em não subir, e aquando de rectas ou descidas, baixava. São sinais óbvios de termostato sempre aberto. Como tal, lá fui buscar novo termostato, e como tinha o vaso de expansão rachado no topo, já desde o 1.6TD, decidi pôr um novo vaso, o termostato, e de vez por g12 para ficar bonito.
Ficou assim:
Fiquei eu todo feliz, mas logo após tudo isto, o carro começa-me a aquecer, ponteiro sempre perto dos 100 graus, e por vezes a ultrapassar. Pensei eu, "deve ser defeito do termostato", pois foi a unica variavel. Fui reclamar e lá me deram novo. Lá foi todo o g12 despejado para o lixo, Instalou-se o novo termostato e ... O mesmo, aquecimento :'(...
Diagnóstico, radiador entupido ou defeituoso. Daí á uns tempos ter perguntado por quanto conseguiam compra-los. Queriam 130mocas por um cá, mas o fiel ebay deixou-me um á porta por 44 aerios
O que á algum tempo nem me passaria pela cabeça fazer, acabei por fazer sozinho em casa
Radiador fora:
O velhote radiador, realmente estava um pouco entupido por dentro (não totalmente), e estava a desfazer-se por fora, em alguns sítios as lamelas já tinham caído, abrindo aberturas.
O velho Vs o novo
E pronto, radiador ao sitio, agua para dentro, fui andar e ... Aquecimento de novo
... Achei estranho e comecei a questionar, pois o carro aquecia até volta dos 100 graus, mas depois mantinha lá ... Lembram-se de ter dito que as minhas engenhocas tinham saído caro? Decidi abrir o quadrante, e eis que ao montar os leds, descobri que dei um toque errado no manómetro da temperatura, desta vez mexi com cuidado e senti-o ir ao sitio certo. O manómetro estava a marcar errado cerca de 10 graus, ou seja,
na realidade o carro nunca aqueceu
Enfim, por descarte de consciência, levou tampa do vaso nova, e de momento anda com água, mas apenas até resolver uma pequena fuga que tenho no sensor, pois o g12 não cresce nas árvores para eu o derramar pelo chão
Aproveitei e mudei tambem o respiro da tampa, a minha tinha uma pequena fractura e estava a babar-me o motor todo
e é isso ... Ficam umas fotos do charuto, para demonstrar que ainda está vivo
OLD SCHOOL
Abraços