Already born - Audi Q5 3.0 Tdi STronic S-Line - Named IETE (by Wolfy)

Isso realmente é o mais importante. Ninguém se aleijou e não aconteceu a velocidade mais altas.

Entretanto já estou com os Michelin Latitude Sport. Até agora a opinião é:
- Foram mais baratos do que estava à espera;
- Parecem comporta-se muito bem em termos de ruído e vibração de rolamento. O ruído parece-me inferior aos meus anteriores e parecem ser mais moles e mais confortáveis;
- Em curva pronunciada, começa a ouvir-se um ruído de "arrastamento" das rodas, não se perdendo o controle do carro nem se ouvindo nenhum chiar. É um pneu muito "sincero" e começa a avisar que está a começar a "escorregar" desta forma.

Ainda não andei a mais de 120 km/h com eles... Depois vou dando a minha opinião.

Alguém já utilizou ou utiliza estes pneus? Pelo que li na net o ponto fraco é que duram muito pouco tempo. Os meus anteriores duraram mais de 45.000 km e estes, na net, dizem durar apenas cerca de 15.000 km...Espero que assim não seja.
 
Caros,

O carro foi à revisão dos 50.000 km e tenho sentido uma coisa que não tenho conseguido resolver, para a qual pedia os vossos comentários e possível resolução:

Mais ou menos entre os 110 e os 130 km/h, o volante treme um pouco. Passando os 130 Km/h ou abaixo dos 110, o voltante está completamente estável.

Depois de ter tido o furo (com a tal pedra cuja história já partilhei aqui), a situação agravou-se (apesar de já estar bastante presente antes disso).

Na revisão dos 50.000 km (2ª revisão) pedi que tentassem verificar o que se poderia estar a passar.

Tal como já tinha pedido na casa de pneus onde mudei os pneus (calibraram a rodas duas vezes), voltaram a calibrar, passaram as rodas da frente para trás e tudo continuava na mesma. Verificaram se existiam folgas nos sistemas envolvidos e nada... Até que colocaram 4 pneus de outro Q5 novo que estava disponível no Stand e... deixou de vibrar... Veredito: jante empenada!!!

Acham que poderá mesmo ser isso?

O problema é que me disseram que é difícil verificar qual a jantar que realemnte está empenada, uma vez que mesmo passando as rodas da frente para trás, o volante continua a vibrara nesse intervalo de velocidades e por sugerem que as 4 jantes sejam desempaenada (na Casa das Jantes de Braga, o que terá um custo significativo).

Acham que será isso? Será possível verificar, com um método mais barato do que ter de enviar as jantes para Braga, qual a jante que está empenada?

Como é que uma jante pode ficar empenada se eu tenho um cuidado do caraças e não me lembro de ter passado por nenhum buraco nem ter batido com as rodas em nenum passeio??? Será que só o peso do carro e andar um pouco mais depressa, ainda que em autoestrada, pode empenar uma jante?

Fico a aguardar os vossos sábios comentários.
 
Diário de bordo:

Depois de estar a aguardar o orçamento da Audi para desempenar as jantes e menos de uma semana depois de ter ido buscar o carro à revisão, acendeu-me a luz amarela do Sistema de Gases de Escape (aquela que é igual a um motor).

Passei logo pela manhã pela oficina, ligaram a máquina e o diagnóstico é de coletor um pouco sujo. Disseram que a luz é esporádica, fizeram o reset e disseram-me para puxar um bocadinho por ele. Se voltar a acender tenho de lá voltar...

Será normal, utilizando sempre BP Ultimate e tendo uma condução moderada praticamente nunca de pára-arranca, sempre a uma média entre os 80 e os 100 km/h, acontecer isso? E o pessoal que não tem auto-estradas para levar o carro até aos 200 km/h? Terei de voltar ao meu estilo de condução de quando tinha 20 e poucos anos? Sempre a abrir???

Achei um pouco estranho. Alguém me pode dar alguma dica? Acho que com tantos azares estranhos juntos, é desta que o carro faz os próximos 300.000 km sem qualquer problema...
 
Ja agora uma curiosidade que consumos costumas fazer..
Abraço

Tenho consumos muito diferentes conforme o meu estado de espírito. Vou passar a tentar explicar sendo o mais exato possível:

Consigo consumos gerais entre abastecimentos (colocando o computador 2 a zero cada vez que abasteço) entre os 8,0 l/100 km e os 10,0 l/100kmh.

Alguns trajetos para teres ideia:
IC19 - Túneis da CRIL - IC17 (a 80km/h na IC19 e IC17 e 70 km/h nos túneis) - Consumo de cerca de 5,6 l/100km;
CREL a cerca de 200 km/h entre Odivelas e Rinchoa - cerca de 10,5 l/100km;
Trânsito pára-arranca pelo Eixo-Norte Sul numa ida matutina a Lsboa - cerca de 14 l/100km

Os consumos dependem muito do tipo de condução e tipo de trânsito que apanhamos. Podes ficar com a ideia que por mais poupadinho que sejas, entre depósitos, nunca consegues fazer menos de 7,5 litros. Se andares sempre a abrir, fazes uns 12. Se só andares em pára-arranca e nada mais... devez chegar a ans 15...
 
Boas, tens um bom projecto muitos parabens, aproveito para te dizer que es uma pessoa cheia de paciencia, tanto tempo a espera de um carro f@nix, mas valeu a pena ;) , quanto ao tremer isso pode ser jantes empenadas ou descalibradas. ate um pneu se o carro tivesse à muito tempo parado, que nao e o caso acho eu, mais uma vez parabens pelo carro e boa sorte.
 
quanto ao tremer isso pode ser jantes empenadas ou descalibradas. ate um pneu se o carro tivesse à muito tempo parado, que nao e o caso acho eu, mais uma vez parabens pelo carro e boa sorte.

Depois de várias análises da Audi, confirmaram (apenas com a instalação de 4 jantes novas) que se trata de um qualquer problema com as jantes... estranho porque nas máquinas conseguiam inclusivamente calibrá-las, mas depois o carro continuava a tremer. Só com jantes novas é que não treme.

Fico na oficina esta 2ª feira para mandarem as jantes para Braga, desempenar, pintar e voltar a instalar... Vamos lá a ver se resolver o problema.

Não faço ideia como é possível ter empenado as 4 jantes (sim, a Audi diz que são as 4 que estão empenadas). Nunca bati com as jantes nos passeios, nunca passo por cima de buracos (ou pelo menos tento sempre desviar-me), etc... Sou mesmo muito cuidadoso com o carro... Mas pronto... não tenho razões para desconfiar da marca... Só espero que seja mesmo isso, pois eu tenho cá um feeling que é outra coisa (o sistema que muda a relação da direção conforme a velocidade, uma vez que o carro tem o opcional da direção ativa ou algo parecido).

Emprestaram-me um A1 1.6 TDi 90cv Sport com jante de 17"... Simpáticos... O A1 é muito porreiro, estou a gostar bastante (especialmente dos consumos que têm andado entre os 4 e 5 l/100 km. Emprestaram-me o carro com cerca de 2.000 km!!! Foram mesmo muito porreiros... A marca pode ser cara, levar o carro às revisões da marca também é... mas o tratamento é diferente e por estas coisas vale a pena.
 
Problema da tripidação resolvido com a substituição do kit de suspensão. Se tiverem curiosidade podem acompanhar a história no post que dediquei a esse tema (http://www.audipt.com/f82/audi-q5-t...entre-os-110-e-os-130-km-h-99426/#post1856151).

Entretanto, voltou a acender-me a luz dos gases de escape que já tinha acendido no final do mês de Agosto... (falo disso num post que coloquei mais abaixo no dia 25-08-2011)... Será a tal fuligem? Eu realmente tenho andado com velocidades mais moderadas ultimamente (faço a IC19 a cerca de 80 km/h com o cruise control ligado) e tenho conseguido consumos gerais, no computador de bordo 2 (que só apago cada vez que ponho gasóleo) de 8,0 l/100 km. Sempre BP Ultimate... e mesmo assim acende.

Estará o carro programado para se começar a desfazer todo quando chega aos 2 anos? Ainda bem que fiz a extensão de garantia.

Para ajudar à festa, a pintura à volta da matricula da frente (pintura preta de alto brilho da grelha da frente) está a saltar toda...

Continua a gostar muito do carro... dinâmica, posição de condução, conforto, segurança, etc... mas nunca tive tantas "situações" com um Audi como estou a ter com este.

Ainda a situção da fuligem no coletor (caso seja mesmo isso)... está bem que tenho andado devagar, mas costumo fazer viagens grandes (à 2 semanas estive no Porto e fiz Lisboa -> Porto e Porto -> Lisboa sempre a 150 km/h no cruise control... e na altura da Páscoa fui "apanhado" a 189 km/h (chegou agora a carta para identificar o condutor... tendo assumido logo a distração e agora estando a aguardar a chegada da multa - nem parece meu, pois costumo ter mesmo bastante cuidado com as velocidades e não costumo passar os 150 km/h na auto-estrada... alias, tenho carta à 15 anos e está vai ser a minha primeira multa de velocidade e fora isso só apanhei duas de estacionamento - uma no aeroporto porque o polícia quis mesmo embirrar comigo quando fui buscar um familiar e outra na praia... apareceu a GNR e começou a multar a malta toda que tinha o carro estacionado virado para baixo no lado esquerdo... na praia!!!).

Vou partilhando o que se vai passar com a famosa luz amarela... Uma amiga tem um A3 onde esta luz costuma acender de alguns meses em alguns meses... e na Audi nunca conseguiram resolver a situação. Vamos ver se vai ser igual...
 
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Diagnóstico da avaria: válvula EGR.

Está em análise para perceberem se a extensão de garantia cobre esta situação ou não, pois parece que a válvula EGR começa a ser considerada quase um consumível...
 
Já informaram que consideram que está coberta pela garantia (neste caso extensão da garantia). Contudo, estou à espera da válvula à mais de de 2 meses... Ou seja... estamos no final de Dezembro e ainda não veio.

O carro funciona bem e a luz dos gases de escapes está apagada, mas deixei de ter cruise control e braking guard... Pelos vistos está tudo ligado???

Em relação ao STronic, já tive umas coisitas mas nada que não tivesse sido resolvido com a atualização de software (vai na 2ª atualização). Por agora, até estou a gostar bastante da caixa e não espero voltar a comprar carros com caixa manual, optando sempre que possível por caixas de dupla embraiagem automáticas (tipo Stronic).

Já agora, o que não gostas na STronic? Alguma má experiência? Ou é mesma a sensação do automático (que eu também pensava que não iria gostar mas até me adaptei muito bem)?
 
Caros amigos que vão seguindo os meus posts...

A correia do alternados voltou a partir (Domingo, dia 9 de Setembro)... menos de uma semana depois do carro sair da revisão oficial da marca (fez a revisão na 5ª feira e a correia partiu no Domingo). Isto já tinha acontecido em Maio de 2011 com cerca de 44.000 km... agora aconteceu quase 1 ano e meio depois estando o carro agora com 75.000 km.

Felizmente vinha novamente devagar e mais ou menos a direito, já que a direção fica tão pesada que é quase impossível evitar um acidente se por acaso tivesse acontecido a andar mais depressa e em curva. Vinha com a mulher e os filhos no carro. Foi na IC17 junto da saída para Odivelas (curva ligeira para a esquerda)... senti a direção a ficar presa e o carro foi-me logo para a berma. Ainda bem que ia na faixa mais à direita e ia a cerca de 80 km/h com o cruise control ligado (velocidade máxima nesse local).

Pelos vistos desta vez informaram-me que a Audi já tinha detetado a peça defeituosa (pelos vistos é uma poli fixa que tem de ser substituída, se não estou em erro é mesmo a do alternador) e para além da correia vão também fazer a reparação sugerida pela casa mãe.

Gosto muito deste carro, mas tenho tido mesmo muitos azares...

Não posso deixar de referir que o serviço da Audi foi 5 estrelas. Em menos de 30 minutos tinha um reboque para levar o carro para a oficina e um taxi para me levar ao aeroporto (era Domingo) para levantar um A4 de substituição, tudo sem qualquer custo para mim.

Seguem algumas fotas do sucedido:

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Com esses azares todos vais ficar "um pro" em Q5's :p
Na brinca ;)
Ao menos que a audi continue a assumir todos esses "stresses" com a mesma atitude e prontidão como até agora...

Só acho estranho é que o carro estando numa revisão na audi, não tenham dado pelo menos uma vista de olhos no estado da correia do alternador pois duvido que tenha ficado nesse estado só depois de ter saído de lá e em 3 dias :S
 
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