Already born - Audi Q5 3.0 Tdi STronic S-Line - Named IETE (by Wolfy)

Wolfy,

Mas que azar do caraças... ainda por cima pela 2x. Por acaso sabes se esse problema é só nos 3.0 ou se poderá também acontecer nos 2.0?
 
Isso é muito chato! Mas enquanto a marca pagar e andares com carro de substituição já não é mau!
Melhor sorte para o argolas!
 
realmente é muito chato o que está acontecer passo ai muitas vezes... Esse problema é comum nesses carros ou so no teu?! se ja é a segunda vez que acontece entao algo nao está bem... agora imagina se volta acontecer ja fora da garantia. Espero que nao mas...


Abraço, Nuno
 
Pelo que percebi é um problema geral dos Audi Q5 de 2009. Não sei se nos modelos posteriores esta situação foi logo resolvida e não sei que motorizações abrange.

Quem tenha Q5, sugiro que na próxima visita à oficina perguntem se o vosso carro padece desta deficiência ou não. Pode ser que a peça esteja abrangida, mas duvido que não vos façam pagar a mão de obra, já que pelos vistos as instruções são apenas de substituir nos carros onde a correia parte.
 
Pelo que percebi é um problema geral dos Audi Q5 de 2009. Não sei se nos modelos posteriores esta situação foi logo resolvida e não sei que motorizações abrange.

Quem tenha Q5, sugiro que na próxima visita à oficina perguntem se o vosso carro padece desta deficiência ou não. Pode ser que a peça esteja abrangida, mas duvido que não vos façam pagar a mão de obra, já que pelos vistos as instruções são apenas de substituir nos carros onde a correia parte.

O meu Q5 apesar de ter sido fabricado em Setembro de 2008, já é MY 2009. Realmente um dos pormenores que me chamou logo a atenção no 1º dia foi o facto de achar que a correia se ouvia bastante bem a rodar, o que me disseram ser normal nestes motores...

Já passai na Audi há 2 semanas e não há chamadas para o meu Q5, mas será que para essa avaria foi lançada uma chamada a todas as unidades?

Pelo que percebi, já há solução, ou seja, uma peça que evita a repetição do problema? Ou metem uma peça igual que pode novamente avariar?
 
boas amigo, queria te perguntar se nunca mais tives-te problemas com a tal tripidacao?

Desde a substituição do braço de suspensão, nunca mais tive problemas de tripidação a qualquer velocidade que circule. Aparentemente essa foi outra peça defeituosa no lançamento do Q5.

- - - - - - - - - -

Já passai na Audi há 2 semanas e não há chamadas para o meu Q5, mas será que para essa avaria foi lançada uma chamada a todas as unidades?

Pelo que percebi, já há solução, ou seja, uma peça que evita a repetição do problema? Ou metem uma peça igual que pode novamente avariar?

Julgo que não foi lançada qualquer chamada em relação a esta situação. Existe uma informação da Audi (de Dezembro de 2011) a informar as oficinas que, caso ocorra essa situação da correia partir sem outra razão, devem substituir uma das polis por onde passa a correia.

A substituição é por uma peça diferente. Não sou entendido de mecânica mas quem seja poderá dar uma achega ou perceber melhor a situação: na oficina disseram-me que era substituir uma poli que originalmente é fixa por uma móvel. Esta situação resolveria o problema e a correia não voltava a partir.

Desde esta substituição sinto um comportamento ligeiramente diferente no carro quando estou parado e viro a direção, sinto que a rotação do carro vai mais abaixo e o carro vibra um bocadinho mais. Só sinto isso parado e dentro da garagem (o eco das paredes da garagem permitem ouvir e sentir melhor os difernetes barulhos do carro).

Se calhar o teu já vem com esta situação corrigida, pois eu até agora nunca tinha ouvido nada da correia e agora passei a ter esta perceção do funcionamento da correia (pela vibração/ruído quando viro a direção na garagem).
 
Desde a substituição do braço de suspensão, nunca mais tive problemas de tripidação a qualquer velocidade que circule. Aparentemente essa foi outra peça defeituosa no lançamento do Q5.


- - - - - - - - - -



Julgo que não foi lançada qualquer chamada em relação a esta situação. Existe uma informação da Audi (de Dezembro de 2011) a informar as oficinas que, caso ocorra essa situação da correia partir sem outra razão, devem substituir uma das polis por onde passa a correia.

A substituição é por uma peça diferente. Não sou entendido de mecânica mas quem seja poderá dar uma achega ou perceber melhor a situação: na oficina disseram-me que era substituir uma poli que originalmente é fixa por uma móvel. Esta situação resolveria o problema e a correia não voltava a partir.

Desde esta substituição sinto um comportamento ligeiramente diferente no carro quando estou parado e viro a direção, sinto que a rotação do carro vai mais abaixo e o carro vibra um bocadinho mais. Só sinto isso parado e dentro da garagem (o eco das paredes da garagem permitem ouvir e sentir melhor os difernetes barulhos do carro).

Se calhar o teu já vem com esta situação corrigida, pois eu até agora nunca tinha ouvido nada da correia e agora passei a ter esta perceção do funcionamento da correia (pela vibração/ruído quando viro a direção na garagem).


Nunca mais disse nada sobre este assunto... obrigado pela tua descrição... vou andar atento!
 
Boa tarde... novos desenvolvimentos... agora ando com o carro zarolho...

Ontem quando saí da garagem, recebi logo o sinal de avaria de luz de cruzamento dianteira direita... Sai do carro para ver o que se passava e pelos vistos os leds do lado direito, apagaram...

Durante a tarde andei com o carro e voltaram a acender e não tive nenhum aviso... Hoje de manhã e das mais duas vezes que peguei no carro, está igual... luz de cruzamento dianteira direita com avaria e o carro anda zarolho durante o dia (os leds do lado direiro estão apagados)...

Já passei na Audi e está marcada uma ida ao médico para 2ª feira de manhã para ver o que se passa... Aproveitei logo para falar com a minha amiga comercial... estou farto deste carro... O meu A3 com 200 mil km neste momento, até à data, nunca deu nenhum problema e já vai com uns 8 anos... este não passa sem ir à oficina 2 ou 3 vezes entre revisões... Decididamente quero ver-me livre dele... Foi um novo modelo que nunca devia ter comprado... Possivelmente o A7 está a ter também vários problemas... Não vale a pena comprar carros de gamas novas mal acaba de sair... O Q5 de 3ª ou 4ª geração (ou até mesmo o de 2ª geração sem contar com o Híbrido que é de primeiríssima geração) devem vir a ser uns grandes carros... o meu, de primeira geração... nem por isso...

Resposta da minha amiga comercial... "sabe, não se consutam vender muitos 3.0 TDI..." Acredito que isso aconteça em Portugal mas não no mundo!!! Será que escolhem os piores para virem para Portugal???

Muito desgostoso... Adorava a Audi... agora já não sei... talvez se me sair um euromilhões já não vá para o meu tão desejado (até hoje) A8... mas talvez para um Porsche Panamera de 500 cv...

Desculpem um desabafo... mas ouvir bocas do tipo: "oh meu, tens um carro zarolho"... é algo que me tira do sério e acho que um carro destes não devia merecer... mas este não tem estado a mostrar mérito nenhum...

O outro carro que tenho aqui no fórum (A3 Sportback) chama-se "Tubas"... Podem ver que não tenho acrescentado nada não é por ter abandonado o projeto... é simplesmente porque continua a andar sem dar qualquer problema... O "Iete", este Q5, dá problemas atrás de problemas... Nem quero imaginar se não tivesse feito a extensão de garantia...

Já agora, amigos audistas com Q5... não têm tido problemas?
 
Boas Wolfy!

Realmente esse teu Q5 anda mesmo encalhado e tudo te tem acontecido. Pessoalmente não valorizo muito esta situação dos Led's que à partida será simples de resolver... acho realmente mais grave as 2 situações que tiveste com a correia, pois sim, essas são graves e têm custos elevados, além de obrigar forçosamente à paragem do carro!

Em todas a marcas, mesmo as melhores, há sempre unidades que saem mais problemáticas, e talvez que tivesse calhado a ti a fava. Como possuidor também de um Q5 assim espero, ou seja, que o teu seja um desses casos e não o normal do modelo.

O meu também é da 1ª geração... ou melhor, primeiríssima pois foi construído em Setembro de 2008, e segundo me parece foi dos 1ºs Q5 a chegar a Portugal. Está quase a fazer 4 anos e pelo que consegui saber do historial dele nunca teve nada. Tem atualmente 80mil km e está comigo apenas há 2 meses. Nos 3 mil km que já fiz com ele sempre se portou bem... Ao contrário do teu, o meu é um 2.0 TDI de 170cv.

Relativamente ao facto do teu ser um 3.0TDI não me parece que isso seja justificação... acho que tirando o motor, não haverá grandes diferenças entre o teu e o meu....

Depois conta como correu a resolução dos Led's. Abraço e boa sorte... e claro não desesperes, se bem que é difícil não o fazer nestes momentos!
 
Depois conta como correu a resolução dos Led's. Abraço e boa sorte... e claro não desesperes, se bem que é difícil não o fazer nestes momentos!

A situação dos LEDs acabou por correr bem porque a garantia pagou o custo do módulo que ainda asism acho que chega aos 200 euros... Na oficina disseram-me que no Q5 até está muito bom porque dá para mudar só o módulo (que foi o que queimou no meu caso). Alguns modelos obrigam a mudar o farol todo que pode chegar aos 1.500 euros ou mais...

Por agora está tudo bem.
 
Ainda bem que está resolvido.

No meu tive nos últimos dias alguns problemas no xenon do lado esquerdo. Desconfio que seja o modulo de controlo (balastro) a dar as ultimas... veremos.
 
Bem, para o pessoal que vai acompanhando aqui as peripécias que tenho tido com o meu Q5 e como não venho aqui há algum tempo, segue um ponto de situação:

O carro está agora com cerca de 82 mil km. Desde a última revisão não voltou à oficina, mas receio que isso possa vir a acontecer antes da próxima revisão (100 mil km).

Tem-se portado bem e tenho andado de cruise control pela IC19 a 80 km/h que os tempos são de crise... Assim tenho conseguido manter uma média de consumo de cerca de 8,0 l/100 km.

As quatro situações que neste momento me preocupam e sinto (e que não sei se alguma me irá obrigar a ir à oficina antes da revisão, o que só vai acontecer se me deixar mesmo apeado) são:

- A tampa do depósito não abre. Tenho de fechar o carro e estar a carregar na tampa para dentro quando destranco o carro para a tampa ficar destrancada e poder por gasóleo. Da primeira vez que me aconteceu ia chamar a assistência, pois nem puxando o fio de segurança que está dentro da mala consegui abrir a tampa... mas depois lá se abriu e percebi que se estivesse a carregar para dentro no momento de destrancar, ela destrancava. Fica aqui esta dica para o caso de vir a acontecer a algum de vocês;

- Depois de ter mudado a correia noto que, parado ou a andar devagarinho (já que a andar mais rápido já não se nota talvez pela vibração geral normal), quando viro para a esquerda a direção vibra e o carro faz inclusivamente um ruído de esforço e a virar para a direita não faz nada disto. É só mesmo para a esquerda;

- O carro começou a fazer um ruído de baixa frequência, que até me parece elétrico (um "hummmmmmmmmmm") que fica permanente e não altera com a rotação ou velocidade do carro. Só se nota quando o carro está parado mas julgo que o ruído está sempre lá. Quando desligo o carro este ruído permanece durante cerca de 1 segundo e depois desliga com um daqueles barulhos de um relé a abrir. Já experimentei desligar a ventilação, aquecimento dos bancos, rádio, não ter CD ou DVD dentro do leitor... tudo e mais alguma coisa e nada parece afetar esse ruído. Já falei disso na oficina e o pessoal disse-me que podia ser a válvula não sei do quê... não consegui memorizar o nome;

- A caixa está cada vez mais desconfortável quando paro o carro, dando sempre um solavanco grande entre a 2ª e a 1ª. Tenho notado que esta situação se tem estado a agravar, apesar de já ter feito uma atualização de firmware da caixa (que melhorou ligeiramente), já mudou o óleo na última revisão e tudo mais. Eu até costumo ter bastante cuidado e quando estou parado em semáforos ou assim deixo sempre a caixa em N, mas parece que mesmo assim está a ocorrer um qualquer desgaste ou controlo da embraiagem associada à caixa que me parece prematuro, uma vez que começou muito cedo (julgo que me comecei a queixar logo na primeira revisão)... contudo como o carro tem extensão de garantia, vou-me aguentando até ver...
 
Boas Wolfy.... estava a ver que nunca mais havia novidades dessa máquina... estou a ver que nos km's já me apanhaste, pois também eu estou neste momento com 82mil...

Relativamente aos teus problemas, estou com um idêntico na tampa do combustível. Pelo que já averiguei é uma peça relativamente barata, sendo que basicamente é trocar o mecanismo/trinco dessa tampa. O curioso é que é um problema extremamente comum.... numa rápida pesquisa comprovei que é problema que acontece num variado número de modelos, como o B8, A5, A6 e os nossos Q5's. A peça já teve uma revisão, passou da letra D para a E, o que pode induzir que já foi melhorada...

Quanto aos restantes nunca me apercebi de nada semelhante no meu....

Como te disse, o ideal é fazer um diagnóstico, se possível fora da marca, para tu ficares com uma ideia de que problemas padece o teu Q5....
 
Back
Top