Bem, para o pessoal que vai acompanhando aqui as peripécias que tenho tido com o meu Q5 e como não venho aqui há algum tempo, segue um ponto de situação:
O carro está agora com cerca de 82 mil km. Desde a última revisão não voltou à oficina, mas receio que isso possa vir a acontecer antes da próxima revisão (100 mil km).
Tem-se portado bem e tenho andado de cruise control pela IC19 a 80 km/h que os tempos são de crise... Assim tenho conseguido manter uma média de consumo de cerca de 8,0 l/100 km.
As quatro situações que neste momento me preocupam e sinto (e que não sei se alguma me irá obrigar a ir à oficina antes da revisão, o que só vai acontecer se me deixar mesmo apeado) são:
- A tampa do depósito não abre. Tenho de fechar o carro e estar a carregar na tampa para dentro quando destranco o carro para a tampa ficar destrancada e poder por gasóleo. Da primeira vez que me aconteceu ia chamar a assistência, pois nem puxando o fio de segurança que está dentro da mala consegui abrir a tampa... mas depois lá se abriu e percebi que se estivesse a carregar para dentro no momento de destrancar, ela destrancava. Fica aqui esta dica para o caso de vir a acontecer a algum de vocês;
- Depois de ter mudado a correia noto que, parado ou a andar devagarinho (já que a andar mais rápido já não se nota talvez pela vibração geral normal), quando viro para a esquerda a direção vibra e o carro faz inclusivamente um ruído de esforço e a virar para a direita não faz nada disto. É só mesmo para a esquerda;
- O carro começou a fazer um ruído de baixa frequência, que até me parece elétrico (um "hummmmmmmmmmm") que fica permanente e não altera com a rotação ou velocidade do carro. Só se nota quando o carro está parado mas julgo que o ruído está sempre lá. Quando desligo o carro este ruído permanece durante cerca de 1 segundo e depois desliga com um daqueles barulhos de um relé a abrir. Já experimentei desligar a ventilação, aquecimento dos bancos, rádio, não ter CD ou DVD dentro do leitor... tudo e mais alguma coisa e nada parece afetar esse ruído. Já falei disso na oficina e o pessoal disse-me que podia ser a válvula não sei do quê... não consegui memorizar o nome;
- A caixa está cada vez mais desconfortável quando paro o carro, dando sempre um solavanco grande entre a 2ª e a 1ª. Tenho notado que esta situação se tem estado a agravar, apesar de já ter feito uma atualização de firmware da caixa (que melhorou ligeiramente), já mudou o óleo na última revisão e tudo mais. Eu até costumo ter bastante cuidado e quando estou parado em semáforos ou assim deixo sempre a caixa em N, mas parece que mesmo assim está a ocorrer um qualquer desgaste ou controlo da embraiagem associada à caixa que me parece prematuro, uma vez que começou muito cedo (julgo que me comecei a queixar logo na primeira revisão)... contudo como o carro tem extensão de garantia, vou-me aguentando até ver...