As fotos estão na primeira página.
Aproveito, agora que o carro tem 3.500 KM para deixar o comentário do que estou a achar até agora.
Até ao momento não tenho puxado muito por ele. Tenho feito uma rodagem controlada, à minha maneira. Resumidamente, até aos primeiros 1.000 km não passei dos 80 km/h, até aos 2.000 km não passei dos 100 km/h, até aos 3.000 km não passei dos 120 km/h e agora vêm-me a passear por aí sem passar dos 150 km/h. Quando fizer 4.000 km vou dar-lhe um puxão até aos 200 km/h e a rodagem fica feita.
O carro é super insonorizado. Houve-se muito pouco ruído, excluído o sistema de Ar Condicionado que é um pouco ruidoso (especialmente quando está muito calor e o ventilador trabalha bastante depressa).
O consumo começou por andar por volta dos 7,9 - 8,2 l/100 km a 80 km/h e agora anda nos 9,6 l/100 km a andar, sempre que posso, a 150 km/h.
A caixa é excelente a subir, mas dá uns solavancos quando reduz... algo do tipo: se formos a rolar a 100 km/k a caixa ao fim de um bocadinho passa logo para a 7ª. Se acelerar-mos um bocadinho, ela passa para 6ª e sente-se um solavanco. A acelerar, sempre a subir as mudanças, não se sente nada. Parece que a caixa está sempre pronta para por mais uma... quando se põe uma abaixo fica um bocado aborrecida e queixa-se.
O Cruise Control Adaptativo mantém uma distância muito grande ao carro da frente... Às vezes ainda vai o gajo lá longe e já o carro está a reduzir. Já li no manual que podemos pedir na Audi para regular a distância para começar sempre na distância 1 (que é a mais curta). É o que tenho feito agora, mas manualmente, pois a partir de cada vez que se liga o carro, ele passa para a distância padrão que é a distância 3. Um toque no acelerador também desactiva momentaneamente o sistema... mas é sempre mais aborrecido.
O sistema da Bang Olufsen é um espectaculo. Já estive para fazer um filme artístico de uma música a tocar e a filmar o meu braço para verem os pelos a levantar... Causa mesmo arrepios... Acho que nunca tive um sistema de som com tamanha fidelidade.
A navegação podia estar mais actualizada. Tive de ir a Tomar, tratar de uns assuntos e percebi que nenhuma daquelas auto-estradas novas (apesar de terem já cerca de 1 ano ou não) estão no GPS. Fora isso, funciona bastante bem, é bastante rápido e a senhora percebe bastante bem os nossos pedidos. Tanto no GPS como para o telefone.
Em relação ao todo-o-terreno, ainda só fiz 4 experiências, mas até agora fiquei bastante satisfeito. Uma delas foi estacionar entre duas dunas na Fonte da Telha e o gajo aguentou-se sem qualquer problema, ou tra foi descer uma rua cheia de cascalho solto e bastante ingreme... e o sistema hill descent funcionou às mil maravilhas e este úlimo fim-de-semana fui a Aveiro e para sair e entrar da quinta onde estava, utilizava uma caminho de tratores e também o fez sem qualquer dificuldade (é que nem as rodas chegam a patinar). Em todas estas experiências coloquei o ESP em modo OFF ROAD. Na primeira vez experimentei que se deixamos o ESP em modo normal, começa logo a piscar e a queixar-se por todos os lados.
Reumidamente, é um carro que recomendo vivamente e estou extremamente satisfeito. Superou completamente as minhas expectactivas.
Neste momento tenho duas exposições a correr na SIVA e na Audi Alemã. Uma delas é a possibilidade de instalar um descodificador MPEG4 para a TDT, uma vez que em lado nenhum (nem no manual) informam que o descodificador é MPEG2 e que não funciona em Portugal. Eu apenas pedi a TDT porque pensava que ia funcionar em Portugal.
A outra exposição tem haver com o facto de permitirem configurar o Cruise Control Adaptável tal como o Q7 o tem, uma vez que julgo que o "hardware" é o mesmo. O Q7 tem uma margem de utilização dos 0 aos 200 km/h. O Q5 tem apenas dos 30 aos 200 km/h. Gostava de ver o Q5 a funcionar em trânsito pára-arranca automaticamente... mas para isso preciso de alarmar o intervalo de funcionamento do ACC (Adaptative Cruise Control), que não percebo porque vem "cortado" aos 30 km/h no Q5 mas no Q7 não.
Em relação aos extras todos, agora que sei o que sei, alguns não colocava e acrescentava outros:
O que se fosse hoje, não colocava:
- Não colocava o TDT (nunca utilizo aquilo... em andamento estou sempre a ouvir MP3 e quando estou parado estou a ver e-mails no telemóvel);
- Assistente de máximo (não me estou a dar lá muito bem com aquilo... sempre que quero ligar os máximos o carro acha sempre que não os devo ter ligado e por isso tenho de acionar a alavanca duas vezes);
- Palas de encadeamento extensíveis (este extra não veio e acho que não existe, pois nunca vi nenhum carro com isto e não conheço ninguém que tenha... a vendedora também diz que não sabe o que se passou e apenas confirmou que os códigos estavam todos correctos... mas também não sabe o que é...)
- Bancos aquecidos atrás e à frente (acho que nunca vou utilizar aquilo e por vezes ando com os botões lá de trás fora da posição zero e o pessoal queixa-se que fica com calor - o puto deve mexer naquilo);
O que se fosse hoje, colocava:
Em vez das coisas que referi em cima, e o preço deve ir dar ela por ela, colocava:
- Tecto em tecido preto, mas alcântara. Fica com muito mais classe. O meu tem o tecido preto, mas se fosse em alcantara, fica mesmo espectacular;
- Sistema de telefone bluetooth totalmente integrado no carro (com espaço para por o SIM no carro e tudo). Isso permite ver as SMS no carro, ver se perdemos alguma chamada e tem uma recepção muito melhor;
E acho que era só isso... pois de resto, tem tudo.
Se quiserem que faça algum comentário em particular em relação a algum ponto em especial do carro, foque alguma característica ou acessório, não hesitem em comentar.
Já agora, uma coisa porreira: o carro vinha com as barras de tejadilho dentro da mala... Não sei se se enganaram (e trocaram pelas palas extensíveis) ou se vêm todos... É sempre agradável, pois as barras são um pouco caras.
Conforme vá tento notícias da SIVA ou da Audi Alemá, informo. Ambos já me disseram que estão a investigar o assunto e que entrarão em contacto comigo futuramente...