Already born - Audi Q5 3.0 Tdi STronic S-Line - Named IETE (by Wolfy)

  • Thread starter Thread starter Wolfy
  • Data de Início Data de Início
Wolfy,

Só hoje consegui ler um pouco do teu DB, tenho-te a dizer que tenho pena que comeces a sentir-te dessa forma pela marca.

É de lamentar, até porque, eu, pelo contrário só tenho a dizer bem dos dois modelos que tive(tenho).

Tenho mais novidades em relação a configurações no MMI, mas não sei se a ti te dão jeito.
Desta feita para quem nao tem o Audi Drive Select, poderá activar algumas das funcionalidades, sendo elas por exemplo o controlo do motor (um pedal com mais resposta) e uma direcção mais agressiva, mudando apenas no MMI.

Provavelmente para ti, isto não te diz nada.

Qualquer coisa PM me :)
 
As fotos estão na primeira página.

Aproveito, agora que o carro tem 3.500 KM para deixar o comentário do que estou a achar até agora.

Até ao momento não tenho puxado muito por ele. Tenho feito uma rodagem controlada, à minha maneira. Resumidamente, até aos primeiros 1.000 km não passei dos 80 km/h, até aos 2.000 km não passei dos 100 km/h, até aos 3.000 km não passei dos 120 km/h e agora vêm-me a passear por aí sem passar dos 150 km/h. Quando fizer 4.000 km vou dar-lhe um puxão até aos 200 km/h e a rodagem fica feita.

O carro é super insonorizado. Houve-se muito pouco ruído, excluído o sistema de Ar Condicionado que é um pouco ruidoso (especialmente quando está muito calor e o ventilador trabalha bastante depressa).

O consumo começou por andar por volta dos 7,9 - 8,2 l/100 km a 80 km/h e agora anda nos 9,6 l/100 km a andar, sempre que posso, a 150 km/h.

A caixa é excelente a subir, mas dá uns solavancos quando reduz... algo do tipo: se formos a rolar a 100 km/k a caixa ao fim de um bocadinho passa logo para a 7ª. Se acelerar-mos um bocadinho, ela passa para 6ª e sente-se um solavanco. A acelerar, sempre a subir as mudanças, não se sente nada. Parece que a caixa está sempre pronta para por mais uma... quando se põe uma abaixo fica um bocado aborrecida e queixa-se.

O Cruise Control Adaptativo mantém uma distância muito grande ao carro da frente... Às vezes ainda vai o gajo lá longe e já o carro está a reduzir. Já li no manual que podemos pedir na Audi para regular a distância para começar sempre na distância 1 (que é a mais curta). É o que tenho feito agora, mas manualmente, pois a partir de cada vez que se liga o carro, ele passa para a distância padrão que é a distância 3. Um toque no acelerador também desactiva momentaneamente o sistema... mas é sempre mais aborrecido.

O sistema da Bang Olufsen é um espectaculo. Já estive para fazer um filme artístico de uma música a tocar e a filmar o meu braço para verem os pelos a levantar... Causa mesmo arrepios... Acho que nunca tive um sistema de som com tamanha fidelidade.

A navegação podia estar mais actualizada. Tive de ir a Tomar, tratar de uns assuntos e percebi que nenhuma daquelas auto-estradas novas (apesar de terem já cerca de 1 ano ou não) estão no GPS. Fora isso, funciona bastante bem, é bastante rápido e a senhora percebe bastante bem os nossos pedidos. Tanto no GPS como para o telefone.

Em relação ao todo-o-terreno, ainda só fiz 4 experiências, mas até agora fiquei bastante satisfeito. Uma delas foi estacionar entre duas dunas na Fonte da Telha e o gajo aguentou-se sem qualquer problema, ou tra foi descer uma rua cheia de cascalho solto e bastante ingreme... e o sistema hill descent funcionou às mil maravilhas e este úlimo fim-de-semana fui a Aveiro e para sair e entrar da quinta onde estava, utilizava uma caminho de tratores e também o fez sem qualquer dificuldade (é que nem as rodas chegam a patinar). Em todas estas experiências coloquei o ESP em modo OFF ROAD. Na primeira vez experimentei que se deixamos o ESP em modo normal, começa logo a piscar e a queixar-se por todos os lados.

Reumidamente, é um carro que recomendo vivamente e estou extremamente satisfeito. Superou completamente as minhas expectactivas.

Neste momento tenho duas exposições a correr na SIVA e na Audi Alemã. Uma delas é a possibilidade de instalar um descodificador MPEG4 para a TDT, uma vez que em lado nenhum (nem no manual) informam que o descodificador é MPEG2 e que não funciona em Portugal. Eu apenas pedi a TDT porque pensava que ia funcionar em Portugal.

A outra exposição tem haver com o facto de permitirem configurar o Cruise Control Adaptável tal como o Q7 o tem, uma vez que julgo que o "hardware" é o mesmo. O Q7 tem uma margem de utilização dos 0 aos 200 km/h. O Q5 tem apenas dos 30 aos 200 km/h. Gostava de ver o Q5 a funcionar em trânsito pára-arranca automaticamente... mas para isso preciso de alarmar o intervalo de funcionamento do ACC (Adaptative Cruise Control), que não percebo porque vem "cortado" aos 30 km/h no Q5 mas no Q7 não.

Em relação aos extras todos, agora que sei o que sei, alguns não colocava e acrescentava outros:


O que se fosse hoje, não colocava:
- Não colocava o TDT (nunca utilizo aquilo... em andamento estou sempre a ouvir MP3 e quando estou parado estou a ver e-mails no telemóvel);
- Assistente de máximo (não me estou a dar lá muito bem com aquilo... sempre que quero ligar os máximos o carro acha sempre que não os devo ter ligado e por isso tenho de acionar a alavanca duas vezes);
- Palas de encadeamento extensíveis (este extra não veio e acho que não existe, pois nunca vi nenhum carro com isto e não conheço ninguém que tenha... a vendedora também diz que não sabe o que se passou e apenas confirmou que os códigos estavam todos correctos... mas também não sabe o que é...)
- Bancos aquecidos atrás e à frente (acho que nunca vou utilizar aquilo e por vezes ando com os botões lá de trás fora da posição zero e o pessoal queixa-se que fica com calor - o puto deve mexer naquilo);

O que se fosse hoje, colocava:
Em vez das coisas que referi em cima, e o preço deve ir dar ela por ela, colocava:
- Tecto em tecido preto, mas alcântara. Fica com muito mais classe. O meu tem o tecido preto, mas se fosse em alcantara, fica mesmo espectacular;
- Sistema de telefone bluetooth totalmente integrado no carro (com espaço para por o SIM no carro e tudo). Isso permite ver as SMS no carro, ver se perdemos alguma chamada e tem uma recepção muito melhor;

E acho que era só isso... pois de resto, tem tudo.

Se quiserem que faça algum comentário em particular em relação a algum ponto em especial do carro, foque alguma característica ou acessório, não hesitem em comentar.

Já agora, uma coisa porreira: o carro vinha com as barras de tejadilho dentro da mala... Não sei se se enganaram (e trocaram pelas palas extensíveis) ou se vêm todos... É sempre agradável, pois as barras são um pouco caras.

Conforme vá tento notícias da SIVA ou da Audi Alemá, informo. Ambos já me disseram que estão a investigar o assunto e que entrarão em contacto comigo futuramente...


Olá Boa tarde,

Sou um novo utilizador mas já tenho o meu Q5 desde Janeiro de 2010 e também tenho o mesmo problema em relação ao TDT.

Também já enviei 2 emails à SIVA a reclamar mas o que me disseram foi basicamente que só tinha era que aguardar porque a casa mãe só tenta arranjar uma solução quando bem entender, duvido que depois de tanto tempo ainda não tenham tido tempo de arranjar uma solução. O que eu fiquei a entender é que como este problema é só em Portugal, a Audi não liga nenhuma ao problema e nós que pagamos o extra é que ficamos sem o dinheiro e sem podermos usufruir do dito extra.

Da sua parte já teve alguma novidade por parte da Siva?

Um Abraço
 
Da sua parte já teve alguma novidade por parte da Siva?Um Abraço

Caro JAlex,

Na altura em que fiz a exposição para a casa mãe na Alemanha, e após algum tempo de espera, recebi uma resposta oficial (que até julgo ter colocado aqui alguns no forum). Aparentemente não há solução e eles não se alongam muito. Não me lembro qual foi a resposta ao certo, mas se encontrar coloco aqui.

Já estive a ver uns retrofits mas todos ficam acima de 1.000 euros pois, não sei porquê, todos dizem que não conseguem aproveitar nada do que está no carro... tem de por antena nova e sistema todo novo. A única coisa que aproveitam é a entrada AV do MMI, mas depois até para comandar o TDT tem de ser com um telecomando extra, já que o MMI fica apenas a mostrar o que recebe na entrada AV e para mudar de canal e tudo o resto terá de ser no telecomando desse tal equipamento que se venha a instalar.

O TDT continua a ser um extra que acho mesmo muito mal explorado na Audi e que até serve para enganar o comprador... um pouco como o rádio digital... já que também nunca consegui apanhar uma emissão pois não se utiliza em Portugal.
 
Eu no meu ultimo email que enviei à Siva levantei a questão se os carros que vendem actualmente não trazem o sintonizador de tv como opção ou se continuam a colocar essa opção sem funcionar em Portugal, penso que seja devido a esta pergunta que não obtive resposta.

Eu na minha opinião penso que já deve existir alguma solução, a Audi é que não deve querer assumir a troca dos receptores que não são compativeis.

Eu quando tiver alguma novidade coloco-a aqui.

Um Abraço
 
É uma situação (nos dois casos) absolutamente lamentável e inaceitável que apenas ocorre no nosso pais, pelas razões que conhecemos...

Mas antes de mais, na 1ª linha de culpas está a entidade vendedora (seja o stand ou o proprio vendedor) em que,
se o cliente está interessado nesse extra, tem o dever de o informar para não gastar dinheiro em vão, porque não
funciona e é inutil em Portugal.
 
Wolfy,

Eu sei que existe forma de configurar a distância no Cruise control adaptável.
Queres que te veja isso ?


Reparei que vieste a aveiro, se fores de aqui perto, combinamos e colocamos isso como tu queres, deverá ser apenas uma questão de uma leitura mais aprofundada sobre o assunto, como eu nao tenho nunca procurei.

Se quiseres que te veja isso (penso que ainda hoje passei por esse tema num outro forum eu pesquiso isso por ti).


Abraço
 
Eu sei que existe forma de configurar a distância no Cruise control adaptável.
Queres que te veja isso ?

Obrigado pela ajuda. Já vi a tua mensagem privada. A próxima vez que for à oficina peço-lhes para fazerem isso (só não fizeram da última vez porque nem mesmo a SIVA sabia qual o parâmetro a alterar.

Se voltar a passar por Aveiro nos próximos dias, aviso!

Mais uma vez, obrigado. É uma informação muito útil.
 
Boas companheiros,

Comfirmo, o problema da tampa do combustivel, já arranjaram solução para este problema.

Cumps

J. Alves

A solução passa por substituir a peça do trinco. Esta aqui:

fecho_tampa_deposito.jpg


A peça é a 8K0 862 153 E

Já estive a dar uma olhadela e a minha questão é exatamente o que tenho de desforrar/desmontar da zona lateral direita da mala para chegar ao mecanismo a substituir. Assim que retificar este problema depois partilho.
 
Nao,

Atraves do vag-com sei um descodificador de serial number e obtive um codigo que coloquei para desbloquear isso.

Procura por VAG-COM - Video in Motion e vais ter as tuas conclusões.
 
pois já alguam coisa sobre isso mas como é que se coloca isso? foste tu que fizes-te no teu?

- - - - - - - - - -

Nao,

Atraves do vag-com sei um descodificador de serial number e obtive um codigo que coloquei para desbloquear isso.

Procura por VAG-COM - Video in Motion e vais ter as tuas conclusões.


onde se pode comprar esse VAG-COM e como obter o codigo de desbloqueio depois?
 
Li os últimos problemas que tiveste wolf , e li alguém a dizer é problema comum nas b8 também!(?) por acado o meu pai ja falou algo em relação a ouvir um barulho electrónico que parece um fusível mas nao sabe mesmo de onde ven e ja foi a Audi e la nao ouviram nada :s
 
Back
Top