Com as jantes ja fica outra coisa
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Continuo a achar um K14 um turbo excecionalmente pequeno para um projecto destes, isto calculando que o k14 seja uma designação unica para um turbo, e nao uma variedade deles.
O k14 é um turbo de baixa pressão, que saiu nos fraquinhos 1.6TD inicias, bem como o "primo" equivalente, o Garrett T2... Tendo eu experiencia na utilização dos 2, apesar de serem supostamente equivalentes, o T2 sempre me pareceu melhor, em baixas, e especialmente em altas (baixas com estes turbos e o teu motor é algo que terás muito forte e não terás de te preocupar).
O problema reside nas altas e na pressão associada, calculo que planeies andar com Aço, e como tal com boas pressões acima de 1 bar, que é onde este k14 começa a pecar um pouco. As temperaturas de admissão e da compressora ficam muito altas e chega-se muito rapidamente ao patamar limite do turbo, sem quaisquer ganhos pois a temperatura injectada por ele começa a ser tão alta que a potência não aumenta, nem mesmo a ser bem arrefecida com um bom intercooler.
É algo provado em vários locais e foruns. Eu sugeriria aquilo que creio ja ter dito anteriormente, no minimo um K24, ja que tens motor para o encher sem dificuldades, e já é algo de outra liga de potência, e a aplicação é a mesmissima que o k14.
Mas calculo que ja tenhas pesquisado tudo isto e saibas todos estes detalhes, certo?
De qualquer maneira depois podes sempre trocar caso nao te agrade